Você está visualizando atualmente Perfil: Quentin Tarantino

Perfil: Quentin Tarantino

Talento distintivo, criatividade e originalidade, conheça o realizador norte-americano Quentin Tarantino

Cineasta, diretor, produtor de fotografia, roteirista e até ator… várias facetas e apenas um homem: Quentin Tarantino. Em 27 de março de 1963 na cidade de Knoxville, no Tennessee, fruto da união entre uma professora e um estudante de Direito, nasce o genial cineasta conhecido hoje mundialmente. Aos dois anos muda-se com sua família para Los Angeles, onde desde cedo frequentava exibições cinematográficas – afinal, seu pai tinha o sonho de ser ator, o que acabou contribuindo para a transformação do filho em um cinéfilo sagaz.

Iniciou seus estudos sobre técnicas interpretativas na James Best Theatre Company, onde, mais tarde, aos 22 anos, criou seu primeiro roteiro: Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit. Paralelo a isso, para conseguir se sustentar, atuava na Video Archives, um clube de vídeo em Manhattan Beach, como gerente de vídeo. Mesmo com o exaustivo trabalho de rever centenas de vezes o mesmo filme, isso inspirou sua criatividade, e o grande acervo mental que ganhou serviu como inspiração para criar seus próprios roteiros.

Após a conclusão de seu primeiro curso, prosseguiu o aprendizado na Allen Garfield’s Actors’ Shelter, onde percebeu que seu caminho se seguiria mais ao lado da criação de roteiros e atuação como cineasta. Chegou a interpretar papeis pequenos em diversos seriados americanos, mas apenas em 1993 teve seu primeiro trabalho comercializado, Amor à Queima-Roupa, o que fez com que ele se destacasse na área em de produção de roteiros. Assim, em um dos eventos financiados por Hollywood, surge a reescrita do roteiro de seu grande sucesso, Cães de Aluguel, de 1992, um filme inovador que foi marcado pelo primeiro trabalho de Tarantino como diretor de filmes.

Reprodução: Internet

Com a grande repercussão de seu longa, recebeu diversas propostas, mas se recolheu em Amsterdã para trabalhar em seu novo projeto, o roteiro de Pulp Fiction, que também seria dirigido por ele. Em 1994, o filme foi lançado, ganhando em seguida o prémio Palma de Ouro no Festival de Cannes e o Oscar de Melhor Roteiro Original. Atuou também como produtor executivo do filme Parceiros do Crime, de 1994, estreia de seu amigo Roger Avary – parceiro na criação do roteiro de Pulp Fiction.

Posteriormente, seus filmes e roteiros também agradaram às críticas, transformando a cultura pop. Há quem diga que Tarantino escreve roteiros voltados a produção de filmes cult, mas a repercussão de suas produções ultrapassa esses limites, atingindo pessoas do mundo inteiro.

A lista de criações de Quentin Tarantino é extensa, mas algumas de suas produções mais famosas, além das já citadas, são: Kill Bill (2003), Django (2012), Bastardos Ingloriosos (2009), Era uma vez em Hollywood (2019) e Grande Hotel (1995).

Até mesmo os mais famosos cineastas têm seus segredos, não é mesmo? Então confira algumas curiosidades sobre Quentin Tarantino que você provavelmente não sabia:

  • Quando criança, ele era como qualquer garota comum: gostava de Homem-Aranha, do filme As Panteras e de comer hambúrgueres, e por preferir ficar assistindo seus filmes, ele odiava esportes.
  • Entre os 15 e 16 anos, ele decidiu abandonar o colégio que frequentava, em Los Angeles, para tornar-se lanterninha em um cinema.
  • Durante uma entrevista à Vanity Fair, Tarantino disse que sua lista de melhores filmes está sempre em alteração, mas que sempre há as três mesmas produções: Taxi Driver (1976), Um Tiro na Noite (1981) e Onde Começa o Inferno (1959).
  • Quando ainda era adolescente, foi preso por dever US$ 7 mil dólares de multas por estacionar em locais errados, passando uma semana na cadeia.
  • Tarantino está presente na lista de agradecimentos especial do disco In Utero (1993), do Nirvana. Porém, seu nome está com a grafia errada, aparecendo como Tarentino, Quentin.

Veja Também:

Teste – Qual filme do Tarantino combina mais com você?

Cine Profissão: Diretor

Perfil: Margot Robbie

Comentários

Autor