Você está visualizando atualmente Top 5 Lições de vida de How I Met Your Mother | Parte 2

Top 5 Lições de vida de How I Met Your Mother | Parte 2

Cinco não foram suficiente, dez provavelmente também não serão. De tudo que HIMYM ensina, nada se compara ao seu poder de mudar vidas.

Dária. Que How I Met Your Mother é legendária todos nós sabemos. Na primeira parte dessa matéria, quando com muita dificuldade eu fiz um ranking com apenas cinco das incontáveis lições de vida da série criada por Carter Bays e Craig Thomas, eu avisei que haveria uma continuação, e aqui estamos.

Na matéria anterior (e em quase todas outras que escrevo), já contei um pouco sobre os detalhes da história que Ted Mosby conta aos seus filhos, por isso recomendo que você leia a primeira parte, mas caso tenha caído aqui de paraquedas, aproveite a jornada e deixe a sua vida ser transformada por aquela que, na minha opinião, é a melhor história de amor da ficção.

Dessa vez optei por selecionar cinco lições que fogem do óbvio quando vemos outras listas por aí, porém, uma coisa eu posso adiantar: não iremos acabar por aqui.

5 – Uma promessa não dura para sempre

Uma das principais razões que me fazem amar How I Met Your Mother incondicionalmente sem dúvidas é a sua trilha sonora extremamente precisa, que toca a música certa no momento correto. Na primeira temporada, no famoso episódio Nada de bom acontece depois das duas da manhã, há uma lição de vida muito mais sutil e, na minha opinião, importante do que a conhecida fala que nomeia o capítulo. Enquanto descobrimos que Ted em apenas uma noite conseguiu perder as duas pessoas que mais gostava, ao fundo da cena escutamos Hard Left¸ canção de Robin Hackett, que dificilmente você verá em listas das melhores músicas presentes em HIMYM, mas que, na minha opinião, deveria ocupar as mais altas posições. Além da melodia dramática, a letra de Hard Left traz o seguinte questionamento “como é que uma promessa nunca envelhece?”.

O refrão da canção complementa perfeitamente a história que Ted está vivendo naquele momento da maneira mais cautelosa possível. Alguns episódios atrás, o arquiteto havia prometido fazer o seu relacionamento à distância dar certo, sobre como ele e Victoria conseguiriam passar por cima dos obstáculos que os oceanos que os separavam impunham na vida dos dois, porém, aquela era uma promessa impossível de ser cumprida.

Em diversos momentos nós prometemos coisas que jamais poderão se tornar realidade, e, muitas vezes, nós sabemos disso, porém o misticismo por trás do ato de prometer faz com que nós continuemos alimentando aquela falsa esperança de que algo surgirá daquelas palavras, mas, assim como quase tudo ao nosso redor, as promessas também são vítimas do tempo. Sim, as palavras ficam, mas os sentimentos e a nossa forma de pensar mudam, e isso é normal. Mais do que conseguir nos desapegar de promessas já feitas anteriormente que jamais poderão ser cumpridas, nós devemos prometer menos. Sim, uma promessa jamais irá envelhecer, mas os sentimentos que a construíram estão em constante mudança.    

Reprodução: How I Met Your Mother (2005-2014)

4 – Sempre viveremos mudanças

Também na primeira temporada, quando Marshall e Lily decidem ir morar juntos, há um grande embate entre o advogado e seu colega de quarto para ver o que eles fariam com o apartamento onde vivem. Durante o episódio há diversos questionamentos sobre como a vida dos dois mudaria completamente com a chegada daquele marco. Ted e Marshall são melhores amigos que passaram a maior parte de seus últimos anos juntos, dividindo não apenas o mesmo apartamento, mas também a maioria das suas histórias. Vendo como tudo mudaria, Ted fala uma das frases mais reais da série: Gostaria que nada mudasse, mas não é assim que a vida funciona.

Todos nós vivemos e vamos viver mudanças todos os dias, isso é inevitável. Muitas vezes sentiremos medo do que há por vir, não há nada mais comum que temer o desconhecido, está tudo bem, porém, não há como negar que as coisas mudam, que pessoas mudam. A vida muda. A vida funciona desse jeito, nos resta aprender a nos adaptar a essas mudanças e não adiar o que jamais poderá ser evitado.

Reprodução: How I Met Your Mother (2005-2014)

3. O poço

Depois de duas lições mais sutis e menos populares, voltamos para uma que em algum momento já deve ter aparecido na sua timeline, porém eu me sinto na obrigação de reforça-la.

Na oitava temporada, Ted tem a oportunidade de confrontar uma pessoa do seu passado. Ao contar a história que antecede aquele confronto, o arquiteto e seus amigos debatem sobre quem seria a pessoa que eles jogariam em um poço caso tivessem a oportunidade, tal pessoa seria alguém que em algum momento no passado eles foram completamente obcecados. Todos conseguem pensar em quem seria aquela pessoa e, ao longo do episódio, eles as encontram, porém, o encontro acontece totalmente diferente da forma que eles estavam pensando. Aquelas pessoas, que seriam jogadas no fundo de um poço por Ted, Lily e Marshall, na verdade possuíam uma visão completamente diferente do trio, e, de certa forma, foram extremamente importantes para o amadurecimento deles.

Naquele momento, Ted percebe que, no poço de nossa mente onde jogaríamos alguém, na verdade encontramos apenas nós mesmos.

Quando pensamos em alguma pessoa durante muito tempo, de certo modo ficamos obcecados por ela, por bem ou por mal, e acabamos vivendo em função daquele pensamento, de modo que não conseguimos perceber a realidade ao nosso redor, porém, na verdade, aquela obsessão diz apenas sobre nós mesmos. O processo de autoconhecimento é fundamental, não apenas para conseguirmos lidar melhor com nós mesmos, mas sim também com as pessoas que fazem parte da nossa vida.

Reprodução: How I Met Your Mother (2005-2014)

2 – São os momentos difíceis que te fazem ser grato por ter com quem compartilhá-los

Mais uma vez venho mencionar a primeira temporada, isso não é por acaso. Estou revendo HIMYM e terminei os primeiros 22 episódios recentemente, todos os ensinamentos presentes na primeira parte da série estão extremamente claros na minha cabeça, e esse é um deles.

Trazendo para a minha vida pessoal, algum tempo atrás uma pessoa muito importante me disse que eu deveria pensar em todas as coisas que eu estava fazendo, pois no final, independentemente do que acontecesse, os meus amigos que ficariam do meu lado. Naquele dia não dei tanto valor para essa fala, porém, algum tempo depois ela se mostrou completamente real, e hoje eu posso afirmar, ainda bem que são os amigos que ficam.

No nono episódio, Ted passa por um dia de Ação de Graças que não ocorre nada conforme ele havia planejado. Ao final do dia, ele diz que na vida há muitas partes boas, porém os dias difíceis que nos fazem sermos gratos por ter com quem compartilhá-los.

Muitas vezes nós demoramos muito tempo para percebermos o quão importante são as pessoas que estão ao nosso lado, e, em diversos momentos, os dias difíceis são a solução.

Agora deixando as palavras do Ted um pouco de lado e trazendo as minhas para esse texto, espero que você perceba o quanto antes o quão importante são as pessoas que estão perto de você, sim, os dias difíceis podem ser a solução, mas você não precisa esperar eles chegarem para de fato valorizar aqueles que sempre estarão ao seu lado.

Reprodução: How I Met Your Mother (2005-2014)

1 – Deixe o seu coração se apegar

Mais uma vez venho citar um exemplo de como a trilha sonora de HIMYM caminha na mesma sintonia que a história de Ted Mosby. Na oitava temporada, o arquiteto se vê completamente sozinho em um certo momento. Enquanto a vida de seus amigos está caminhando a passos largos, a dele continua da mesma maneira, assim como no início da série. Ele ainda não havia alcançado seus dois objetivos máximos: se casar e ter filhos. Naquele momento, era como se tudo o que ele mais queria estivesse acontecendo exatamente ao seu lado, mas em histórias que não eram a dele.

Ao fundo, enquanto vemos Ted longe daquilo que ele tanto almeja, escutamos Let Your Heart Hold Fast, música da banda Fort Atlantic. A canção diz exatamente o que o arquiteto está passando naquele momento, em uma tradução livre, versos da música cantam que, “a cada passo quebrado, nós estamos sempre procurando, mas sempre cegos. Porém não podemos temer, nunca, no final devemos deixar o nosso coração se apegar porque tudo isso logo vai passar, há uma outra colina à frente”.

Ted chegou a cogitar a desistir, a parar de acreditar, sua essência estava sendo perdida, porém, como ele ouviu de Robin, ele é o Ted Mosby, ele volta a acreditar, e foi isso que ele fez. Após a cena com Let Your Heart Hold Fast de fundo, o personagem de Josh Radnor viveu mais momentos difíceis do que eu poderia citar aqui, porém ele nunca desistiu, ele nunca deixou de acreditar. Ao meu ver, deixar o seu coração se apegar é manter a sua essência, viver da maneira que faz sentido para você, Ted fez isso. Ao passar por tudo que ele passou sem perder a sua essência, ele foi recompensado com a melhor história de amor da ficção. Assim como Lily diz, Ted é o cara com o coração mais resistente que ela já conheceu, na longa e árdua jornada de sua vida, manter a sua essência fez tudo parecer fácil.

Reprodução: How I Met Your Mother (2005-2014)

Sim, pode parecer repetitivo, mas não há como fugir disso. How I Met Your Mother mudou a minha vida e eu me sinto na obrigação de fazer com que você conheça a história de como Ted Mosby conheceu a mãe dos filhos dele.

Daqui um tempo, esse Top 5 ganhará uma continuação, não tenha dúvidas disso. Até lá, dê uma chance à How I Met Your Mother. Sem esperar dessa vez, você já sabe que será legendário.

Ouça:

Let Your Heart Hold Fast – Fort Atlantic

Hard Left – Robin Hackett

Veja também:

Top 5 Lições de vida de How I Met Your Mother

Signal, um tesouro do audiovisual coreano

Top5 | Músicas originais de filmes

Comentários

Autor