Venha conhecer um pouco mais sobre o ícone do Halloween
Chegou a época de Halloween, e não podemos deixar outubro passar sem falar de um dos maiores ícones dessa época do ano, Tim Burton. Conhecido pelas suas obras excêntricas e sombrias, Timothy Walter Burton, ou simplesmente, Tim Burton, nasceu em 25 de Agosto de 1958 em Burbank, na Califórnia e, hoje em dia, é considerado um dos diretores mais icônicos de Hollywood.
Tim é o filho mais velho de Bill Burton e Jean Erickson e cresceu em sua cidade natal, Burbank, frequentando a escola Burbank High School. Burton descreveu sua infância como uma época peculiar e difícil em sua vida, na qual ele se serviu muito de sua imaginação e passou boa parte do tempo perdido em seus pensamentos. Ele se interessou pelas artes desde cedo, tendo o costume de passar seus dias vendo filmes, lendo, pintando e gravando curtas nos fundos de sua casa.
Burton, sendo um homem de muitos talentos, ganhou uma bolsa de estudos para estudar no Instituto das Artes da Califórnia logo após terminar o colegial. O jovem prodígio estava a caminho de se tornar um produtor, escritor, roteirista, cineasta, animador e desenhista de renome mundial, eternizado pelo seu estilo gótico e fantasioso de retratar seus filmes.
Logo após ter concluído seus estudos, em 1979, Tim foi contratado pela Disney para trabalhar na animação A Raposa e o Cachorro (1981) como um dos principais animadores do filme. Entretanto, o jovem desenhista ficou frustrado com o projeto, tendo em vista que o estilo de animação proposto pela Disney era muito distante de seu estilo pessoal. Logo, foi convidado para participar de uma animação que se assemelhasse mais com o seu gênero de preferência, o longa O Caldeirão Mágico (1985), mesmo assim, os desenhos feitos por Burton não foram incluídos na versão final de ambos filmes.
A década 80 foi um período muito movimentado para o diretor. Ainda no seu tempo na Disney, Tim foi incentivado a explorar mais a sua zona de conforto e produzir materiais que tivessem sua marca registrada. Sendo assim, produziu alguns curtas de destaque, um deles foi Vincent (1982), curta inspirado num poema escrito pelo próprio Burton e que foi bem recebido pela crítica, ganhando prêmios no Festival de Cinema de Animação de Annecy. Alguns anos depois, o diretor realizou a primeira versão de uma de suas obras mais famosas, Frankweenie (1984), que recontava uma variante da história de Frankenstein, na qual um garoto ressuscitava seu cachorro após um atropelamento. Esse último projeto foi considerado muito sombrio e macabro para crianças e, sendo tratado como um mal uso do orçamento da empresa, fez com que Burton fosse demitido da Disney.
Entretanto, esse não foi o fim para o jovem realizador. Por causa de seu estilo único, Tim Burton conseguiu fazer um nome para si mesmo e dirigir alguns dos filmes de terror mais famosos da época. Um de seus sucessos foi o filme Beetlejuice (1988), um terror cômico que rendeu a Burton o primeiro Oscar para alguma obra sua, no departamento de melhor maquiagem. Beetlejuice (1988) deu ao artista reconhecimento suficiente para empurrá-lo na direção certa, conseguindo a posição de diretor para os filmes do Batman. Esse projeto resultou em muito drama nos bastidores, devido às opiniões conflitantes entre Tim e o resto da equipe, mesmo assim, o longa se tornou numa versão icônica do vigilante noturno, interpretado por Michael Keaton, contra seu arqui-inimigo, o Coringa, interpretado por Jack Nicholson.
Aproveitando a alta em sua carreira, Tim Burton inicia a década de 90 com muito sucesso, realizando o longa metragem Edward Mãos de Tesoura (1990), na qual ele faz uma parceria com o famoso ator Johnny Depp, com quem colaboraria em mais 7 projetos. Ainda nos anos 90, o diretor se aventura e produz diversos filmes, entregando ao público uma variedade enorme de conteúdos com obras como O estranho mundo de Jack (1993), Batman: O Retorno (1992), Batman Eternamente (1995), James e o Pêssego Gigante (1996) e o grande sucesso de ficção científica, Marte Ataca! (1996)
Infelizmente, os anos 2000 marcaram um época de muitas críticas para o autor, que iniciou o século com o longa O Planeta dos Macacos (2001), sendo recebido com poucas opiniões positivas, por ser considerado inferior à adaptação original, apesar de ter sido um sucesso nas bilheterias. Nas últimas duas décadas, o diretor reduziu suas atividades, mas ainda assim realizou vários filmes de destaque, participando sendo como diretor, ou simplesmente autor das obras. Dentre eles, vale ressaltar as obras Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), A noiva Cadáver (2005), Alice no País das Maravilhas (2010), Abraham Lincoln: O caçador de Vampiros (2012), o longa de seu famoso curta-metragem Frankweenie (2012), o Lar das Crianças Peculiares (2016) e, por último, um remake live action de Dumbo (2019).
Esses filmes renderam diversos prêmios e nomeações ao diretor, dando ênfase na criatividade das histórias e, sobretudo, no aspecto visual, que carrega um caráter único e sombrio, marca registrada do diretor. Além disso, esses filmes eternizaram nas telas diversas colaborações entre Burton e alguns dos atores mais emblemáticos desse gênero, como Johnny Depp, Christopher Lee, Winona Ryder e Jack Nicholson e Helena Bonham Carter, com quem Tim tem dois filhos.
Não há dúvidas que a infância de todos foi marcada por pelo menos algum dos filmes de Tim Burton. A mistura entre fantasia, terror, romance e comédia que o diretor criou em seus longas gerou um ambiente que acolhe diferentes públicos, com gostos diversos. Todo mundo pode achar um pouco do que gosta nos filmes de Burton e isso faz parte da magia que o diretor propõe aos telespectadores. Então, não percam tempo e aproveitem o mês do Halloween para rever alguns desses clássicos. Mas antes, se liga em algumas curiosidades sobre Tim Burton:
- Tim cresceu assistindo filmes de terror. Ele diz que não sentia medo, mas ficava fascinado com o gênero
- Burton considera Edward Mãos de Tesoura (1990) um autorretrato. O diretor idealizou a história e seus personagens ainda quando criança e inspirou-se em se mesmo para desenvolver o filme.
- Tim sofre com uma forte fobia a chimpanzés e, mesmo assim, assumiu o cargo de diretor no filme O Planeta dos Macacos (2001).
Veja Também:
TOP 5 filmes de Halloween que víamos na infância
Teste – Monte um filme de terror e te indicaremos um filme para assistir