Você está visualizando atualmente TOP 5 filmes baseados em livros

TOP 5 filmes baseados em livros

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Top 5

Os amantes de livros vão a loucura com essas adaptações

Não é de hoje que o mundo dos livros vem cada vez mais ganhando espaço nas grandes produções. As histórias contadas nas páginas de papel são transportadas para tela dando vida pra o que muitas vezes ficava apenas na nossa imaginação.

Hollywood tem seus altos e baixos nas adaptações literárias, mas hoje, meus caros amigos, vamos falar sobre aquelas que deram mais que certo. Os critérios que vão dar vida a esse top 5 são: fidelidade à produção literária original, desempenho nos cinemas e qualidades técnicas. Vem comigo conferir!

5. Duna

Reprodução: Internet

Adaptar grandes sagas não é uma tarefa fácil, ainda mais quando cada livro se é um calhamaço e possui uma história complexa e interessante. A adaptação mais recente de Duna, cumpriu isso com grande maestria, indicado a dez Oscars e vencedores de seis, o filme dirigido por Denis Villeneuve conta a história de Paul Artreides, um garoto brilhante e o futuro herdeiro de uma família extremamente importante. Em um futuro distópico, o espaço se tornou um império intergaláctico. O sistema é comandado pelos nobres, enquanto o árido planeta Arrakis, também conhecido como Duna, possui a substância mais importante do cosmos que permite longas viagens entre os mundos. Com isso, se inicia um jogo político pelo poder e Paul se vê obrigado a assumir grandes responsabilidades.

Mesmo tendo algumas diferenças importantes em relação ao livro, em suma se segue o mesmo padrão de essência no roteiro. Além disso, conquistou o público pela alta qualidade técnica, e de efeitos especiais, para além de belas atuações e um elenco de peso. Diante de tudo isso fica difícil tirar a produção da lista.

4. Coraline

Reprodução: Internet

O filme infantil que deixava as crianças morrendo de medo veio inicialmente do livro de mesmo nome, escrito por Neil Gaiman. A história narra a vida de Coraline, uma garotinha experta que acabou de se mudar para uma casa nova e misteriosa. Enquanto explora seu novo lar à noite, a pequena Coraline descobre uma porta secreta que contém um mundo parecido com o dela, porém melhor em muitas maneiras. Mesmo encantada com esse novo mundo, ela logo percebe que nem tudo é perfeito e assim nota que pode estar em perigo, fazendo de tudo para escapar do mundo paralelo.

Tendo tomado forma nas telas pela mão de Henry Selick, a produção feita em Stop Motion chama atenção não só pela fidelidade à história original, como também pelas poucas alterações feitas, que se inseriram perfeitamente no roteiro, deixando tudo mais interessante. Os efeitos especiais e qualidade técnica também são de se admirar, feito tudo sob medida e com muito cuidado para garantir a total imersão da audiência e, de bônus, dando um leve medinho na geração que cresceu o vendo.

3. Jogos Vorazes

Reprodução: Internet

A história, que veio da mente brilhante de Suzane Collins, conta a vida de Katniss Everdeen no futuro distópico em que boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual – e mortal – entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark, desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.

Conhecida por ser uma das sagas mais aclamadas do cinema, a produção não só angariou uma grande Fã Base, como também se tornou uma referência ao mundo das adaptações.

Conhecido por ser extremamente fiel à narrativa contada no papel, a produção não saiu perdendo nos efeitos especiais. Muita dedicação foi implementada para a construção do legado do primeiro filme e do resto da saga, e isso tudo é bem nítido ao reparar a obra como um conjunto só. Cumpre todos os requisitos além de ser um sucesso estrondoso até hoje.

2. Senhor dos Aneis

Reprodução: Internet

Em uma terra fantástica e única, um hobbit recebe de presente de seu tio um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos erradas. Para isso, o pequeno Frodo tem um caminho árduo pela frente, onde encontra perigos, medos e seres bizarros. 

Por mais que a obra em questão não seja uma referência de fidelidade narrativa, não podemos deixar de mensionar que a obra baseada nos livros de Tolkin é aclamadíssima pela crítica e público, sendo reconhecido com o maior prêmio do cinema.

1. Harry Potter

Reprodução: Internet

O primeiro filme da saga queridinha de milhões de pessoas ao redor do mundo não poderia ficar de fora. Sendo inovador na sua época de lançamento, Harry Potter e A Pedra Filosofal foi a responsável por garantir a fidelidade dos fãs em relação as adaptações, como também por iniciar a construção do legado que é a saga Harry Potter no mundo contemporâneo.

A primeira produção narra a história de Harry, o menino que sobreviveu ao ataque do bruxo maligno mais poderoso de todos os tempos. Ao descobrir que era um bruxo, o nosso protagonista é levado até Hogwarts, a escola de magia mais importante da Europa, para assim aprender a usar sua magia. Fazendo novos amigos, sua aventura começa, tendo que superar obstáculos e mistérios do mundo bruxo.

Em termos de qualidade técnica, não há o que se discutir, o filme conseguiu entregar magia aos olhos dos telespectadores. Efeitos práticos muito bem elaborados e inteligentes, e efeitos especiais a frente de seu tempo, trouxeram um brilho a mais para a produção, garantido a fama que perdura até os dias de hoje.

Veja também

Crítica: Em Chamas (2018)

A série de bruxas, vampiros e demônios que foge do clichê

Noite Passada em Soho são os horrores do passado retornando ao presente

Comentários

Autor