Foi ao ar na última semana, o episódio 151 de Steven Universe, mas o que ele teve de especial? Bom, nele apenas ocorreu o primeiro casamento LGBTQ da história em um desenho animado.
O desenho conta a história de Steven, um garoto metade humano, que vive com Pearl, Amethyst e Garnet(a representação da união de Ruby e Sapphire, duas personagens femininas) que são Crystal Gems, uma espécie de aliens guerreiras que defendem a Terra. Steven Universe é bem conhecido pelas suas tramas controversas.
Para o casamento, a Cartoon Network não poupou esforços em divulgação e fez do episódio um especial de mais de 20 minutos para narrar o ocorrido.
Esse acontecimento não veio do nada, a própria animação vinha preparando os fãs, em sua maioria crianças, já a um bom tempo; inclusive os produtores, tempos atrás já haviam admitido a homossexualidade das personagens em entrevista.
“Reunited” narra a história da união das personagens Ruby e Sapphire, que se fundem para se tornar Garnet.
O episódio conduz a narrativa de uma forma magestral e os primeiros minutos, os que realmente narram o casamento, são emocionantes. Começa com Steven cantando uma música que ao mesmo tempo lembra de tragédias e coisas ruins, mas celebra e enaltece o amor, então são mostradas as noivas se preparando para o casamento e várias conversas entre as personagens as quais eu teria que me aprofundar muito na história para descrever, logo depois, em uma praia cheia de convidados, o próprio Steven comanda a cerimônia que termina com Ruby e Sapphire se fundindo. O momento apesar de especial, é tratado bem normalmente por todos, mas ao mesmo tempo mostra muita emoção.
Outro fato a ser celebrado é o de a Cartoon não ter censurado o beijo entre as personagens que ocorreu no episódio nem nos Estados Unidos, nem no Brasil, temia-se que isso acontecesse principalmente por aqui já que a um tempo atrás, um beijo gay bem mais velado em outro desenho, causou um verdadeiro furduncio com alguns líderes religiosos.
Também temia-se que o casamento causasse estranhamento principalmente por parte do público mais infantil mesmo com toda a preparação que o próprio desenho já havia feito, porém isso também não ocorreu e o episódio foi muito bem recebido pelo público em geral.
Se você não conhece Steven Universe, está perdendo uma ótima animação, a história do desenho é bem diferente e fora dos padrões que seu estilo de traço, as chamadas CalArts (Star vs. as forças do mal, Gravity Falls, Teen titans Go, Incrível mundo de Gumball, entre outras) costumam adotar, contando uma história progressiva e até bem profunda, tentando se afastar do clichês dessas animações.
O desenho já havia quebrado vários tabus, tendo como protagonistas, além do Steven, apenas mulheres, mostrando também um personagem principal sensível e emotivo, cujos poderes e características não se resumem à violência. O desenho inova em meio a várias outras CalArts mostrando não aventuras sem sentido, mas uma história com continuidade e uma trama até que bem legal pra esse estilo de animação. Até mesmo nos detalhes mais sutis a animação brilha já que até a palheta de cores sempre apresenta algum detalhe em rosa e azul, que geralmente são cores usadas para separar meninos e meninas, e aqui aparecem juntas.
No geral, é uma jornada visual que mantém você envolvido, assim como descobrir inesperados bonos sin depósito españa, adicionando uma camada extra de emoção à experiência geral.
Com certeza, Steven Universe é uma das animações mais importantes dos últimos anos.