Como o reboot da Netflix aqueceu nossos corações em um ano de turbulências políticas e sociais
Em julho de 2003 entrava ao ar nas telinhas norte americanas o reality show Queer Eye For The Straight Guy (Ou O olhar queer para o cara hétero) . A premissa do programa era bem simples e fazia jus ao seu nome: 5 homens gays, apelidados de Fab 5 (os 5 fabulosos), passavam um dia com um homem heterossexual e davam a ele uma verdadeira transformação, com dicas de moda, culinária, beleza, cultura e design.
O programa foi um sucesso! No ar por 4 anos, Queer Eye For The Straight Guy foi pioneiro em diversos aspectos e foi responsável na época por mudar a cabeça de muitos homofóbicos, um fato que durou durante todos anos em que foi transmitida, até seu cancelamento em 2007.
Corta para fevereiro de 2018. Netflix, a maior rede de streaming do mundo lança o seu reboot do famoso reality, em sua mais nova versão: Queer Eye, com 5 novos divertidos e fabulosos homens: Tan, Antoni, Johnathan, Karamo e Bobby, responsáveis por moda, culinária, beleza, cultura e design, respectivamente.
O programa abriu mão do nome que incluía “para o cara hétero”, e em sua nova versão oferecem a “reforma” pra quem precisar, as duas temporadas disponíveis na Netflix incluiu homens héteros, gays, transsexuais e até uma senhorinha maravilhosa. E a fórmula nova deu certo: Queer Eye foi indicado à dois Emmys e tem uma aprovação acumulada de 93% no Rotten Tomatoes.
Transbordando sensibilidade, a série atual discute masculidade, racismo, xenofobia, transfobia e a relação entre a Igreja e a comunidade LGBT, em uma época em que essas discussões são mais que necessárias, sem perder sua leveza e bom humor que são tão características.
De cara nova, os personagens que passam pela transformação são chamados de heróis e tratados com muito carinho e respeito pelos 5 fabulosos, que claro, não poupam puxões de orelha quando necessário, tudo em nome da melhoria da pessoa, que sai da experiência feliz consigo mesmo e assim como nós, completamente apaixonados pelos Fab 5.
Queer Eye (2018) conquista à todos que a assistem com muita facilidade, diverte sem jamais esquecer de conscientizar, transmite muito mas muuuito amor mesmo e foi sem dúvida, tudo o que precisávamos em 2018!
Dá uma conferida no trailer da primeira temporada: