Você está visualizando atualmente A família Addams e o Cinecom

A família Addams e o Cinecom

Nem mesmo clássicos do futebol impediram o mar de roupas pretas no gramado das 4P. E roupas de time também.

Pelo centro da cidade, ruas desertas e bares cheios de torcedores em festa. Enquanto as partidas dos rivais históricos Cruzeiro X Atlético e Flamengo X Vasco estampam todas as televisões das ruas, lá estava eu, toda de preto, indo montar o telão.

O clássico na tela do Cinecom? A família Addams, de 1991, queridinho que não pode faltar numa sessão especial de Halloween e de dia das crianças. Atemporal e que agrada uma ampla gama de públicos, era hora de agraciar o gramado das 4 pilastras com as pérolas de Wandinha.

Domingo, 22 de outubro, definitivamente foi dia dos clássicos: tanto de cinema quanto de futebol.

O clima era marcado por leveza – e ventania. Aos poucos, nossos cinemigos adiantados estendiam suas cangas e assistiam o entretenimento de aquecimento de praxe: nossa luta com o telão. Alguns remendos de fita, aperta aqui e aperta ali e o telão estava de pé, e resistindo ao vento que parecia querer levá-lo embora.

Equipamentos montados, e “estação de pipoca” em funcionamento, era hora do gramado começar a tomar forma, em tons de preto, azul e vermelho. Para nossa felicidade, a sessão ia ficando cada vez mais repleta de pessoas, pegando suas pipocas, revistas curtas e aproveitando a playlist do momento.

Divulgação: Cinecom/ Créditos: Ana Paula Faria

Já para minha surpresa, muitos dos torcedores que encontrei na ida fizeram a “dobradinha” da noite e lá estavam, aproveitando um cineminha pós momentos de tensão. 

No entanto, o momento mais especial definitivamente foi a chegada das crianças assistidas pela ONG Pérolas Negras. Nessa sessão especial, em parceria com o projeto Hora do Bem, elas foram levadas num ônibus –  exclusivamente dedicado a seu transporte –  para prestigiarem a magia do cinema ao ar livre e conhecerem, muitos pela primeira vez, a versão original da família excêntrica mais amada da sétima arte.

Difícil medir em palavras a sensação especial de ver pessoas distintas se juntando e rindo das mesmas piadas, coletivamente. Mais difícil ainda expressar como é especial ver o brilho nos olhos dos mais novos, que aproveitavam, casualmente, numa noite fresca de domingo, a experiência transformadora não só daquilo ocorrendo dentro da telona, como fora dela também.

Mais uma sessão incrível para a conta, e, com ela, nossas crença e mote se reforçam: Cinema é a importância do que está dentro do quadro e do que está fora. E é para todes! Até a próxima.

Esse texto foi escrito enquanto a autora ouvia:

Super Freak – Rick James

Kill Bill – SZA

Addams Family Theme – Amc Orchestra

Pagu – Rita Lee, Zélia Duncan

Leia também:

Cinecom marca presença no Expocom 2023 

Crítica | The Bear – 2ª temporada

Pipoca, touro mecânico e bingo: o Cinecom continua fazendo história!

Comentários

Autor