O que é o CineCom?
O CineCom se propõe, para além da atividade principal das sessões gratuitas nas 4 pilastras da UFV, a servir como um laboratório produtivo de experimentação do Jornalismo Cultural e o amplo leque da comunicação voltada para a Indústria do Audiovisual.
Atualmente, somos divididos em quatro Editorias para cumprir esse propósito, numa perspectiva multimídia e multiplataforma: Audiovisual, Marketing, Rádio e Redação.
Nosso site abriga, de maneira majoritária, os produtos da Redação. Em destaque, os visitantes podem encontrar diversas categorias de matérias, desde um cunho mais técnico e crítico até o mais literário. Também podem encontrar versões digitais dos nossos queridos produtos impressos, as revistas que produzimos paras as sessões.
No entanto, aqui abrigamos portas de entrada para os ambientes criados pelas outras editoriais, e um túnel do tempo para nossas origens também.
Logo na home page, onde fazemos postagens referentes a história do cinema e audiovisual, análise de trends e o que mais bomba no circuito de cinema, memes, conteúdos interativos, postagens colaborativas com outras editorias… tem de tudo um pouco! Ah, e é claro, nossos cinemigos podem saber em primeira mão a data e detalhes sobre cada sessão por lá.
No Reels do Instagram e no Tiktok, a galera do Audiovisual toma conta. Os conteúdos vão desde CineNews, com as novidades do mundo do Cinema, até recomendações e o “CineCom na Rua”. – um dos favoritos do nosso público mais fiel. Este é um quadro que faz parte do Tomada 1: um vídeo breve que passamos antes da exibição dos filmes com curiosidades sobre a produção, singularidades, recomendações; enfim, um contexto para que o expectador já fique mais imerso ao universo do filme.
Aliás, falando em imersão, nas sessões nunca falta música. E as playlists, que têm um grande papel em construir a atmosfera ficam por conta da Rádio. Eles também são responsáveis por chamarem a atenção do público da cidade por meio dos Spots produzidos para as rádios locais. Atuamos numa cidade universitária que, apesar disso, é também uma cidadezinha do interior de Minas. Por isso, nossa presença nesses espaços nos ajuda a diversificar nosso público.
Além disso, a galera também produz podcast/videocast e Rádio-Ensaios, dos mais reflexivos até os mais ‘resenha’.