Você está visualizando atualmente Perfil | Atrizes no Oscar

Perfil | Atrizes no Oscar

Cinco atrizes brilhantes e uma estatueta, você sabe quem levou o prêmio de melhor atriz esse ano?

A premiação de cinema mais importante dos Estados Unidos está chegando, será que você conhece todas as atrizes indicadas a categoria de melhor atriz? Caso a resposta seja não, vem com a gente que te contamos mais sobre cada uma delas! 

Annette Bening – Nyad

Reprodução: Internet

Annette Carol Benning nasceu em 29 de maio de 1958, em Topeka, Kansas, nos Estados Unidos. Ela é filha de um vendedor de seguros e uma cantora. Sua família se mudou para San Diego quando ela era pequena e ali ela passou sua infância e adolescência. Como era tímida e introvertida, sua mãe a inscreveu em aulas de dança, esperando que isso a ajudasse a se tornar mais sociável. A partir de então cresceu também seu interesse pela atuação.

Enquanto esse crescia e, por não conseguir sustentar seus estudos, Annette conseguiu alguns trabalhos para poder ingressar no American Conservatory Theatre. Enquanto estudava, ela se apaixonou por um de seus professores, o coreógrafo Steven White, com quem se casou em 1984 e se divorciou em 1991. Quando terminou seus estudos, debutou como atriz nos teatros de Nova York, onde conseguiu prestígio e a nomeação ao prêmio Tony por sua atuação na produção Coastal Distrubances, em 1987. 

Teve seu debute na televisão em 1986, com uma breve participação na série Manhunt of Claude Dallas, e seu primeiro papel de destaque em 1988, como Kate Craig em The Great Outdoors. Seu primeiro grande reconhecimento veio em 1990, com The Grifters e a nomeação ao Oscar como melhor atriz coadjuvante. Em 1991 atuou em Bugsy, onde conheceu  Warren Beatty, com quem se casou em 1992. Durante os anos 90 participou de inúmeras obras de renome, como Ricardo III (1995), The american president (1995) e Mars Attacks (1996). Ainda nos anos 90, obteve uma nomeação na categoria Melhor Atriz no Oscar por Beleza Americana (1999) e em 2004 recebeu sua terceira nomeação por Being Julia. Não é surpresa para ninguém que, com toda essa trajetória, recebeu mais uma indicação por sua atuação no filme Nyad

Carey Mulligan – Maestro

Reprodução: Internet

Carey Hannah Mulligan nasceu em 28 de maio de 1985, em Westminster, na Inglaterra. Filha de um gerente hoteleiro e uma professora universitária, teve a infância marcada por mudanças constantes, devido ao trabalho de seu pai. Em determinado momento seu pai aceitou um posto em um importante hotel na Alemanha e a família passou oito anos vivendo em diferentes sucursais da cadeia hoteleira. 

Ao regressar a Londres, Carey descobriu a atuação ao assistir seu irmão participar de uma adaptação de O Rei Leão, a qual insistiu em participar. Anos mais tarde, na escola, se envolveu com o teatro, sendo diretora do departamento teatral, atriz, produtora e monitora em cursos para alunos mais jovens.  

Apesar da oposição de seus pais, decidiu levar a cabo a carreira de atriz. Aplicou para três diferentes escolas de teatro, mas foi rejeitada. Conheceu o ator e dramaturgo Julian Fellowes em um evento em sua escola, falou com ele e inclusive trocou correspondências com sua esposa, que a convidou para um jantar de jovens aspirantes a atores um tempo depois. Nesse jantar conheceu um assistente de audições responsável por levá-la ao casting do filme que se converteu em seu debut cinematográfico: Orgulho e preconceito (2005). A nova adaptação do livro de Jane Austen obteve êxito, o que a colocou em evidência. 

Após esse trabalho, Carey trabalhou em séries de televisão como Bleak House (2005), Miss Marple (2006), The Amazing Mr. Pritchard (2006), The Waking Dead (2007) e Doctor Who (2007). Apesar disso, foi com An Education (2009) que ela conquistou reconhecimento internacional. O papel de Jenny Mellor lhe trouxe o prêmio BAFTA de melhor atriz e foi nomeada, na mesma categoria, ao Globo de Ouro e ao Oscar. Posteriormente, trabalhou em Inimigos públicos (2009), Wall Street 2 (2010), Drive (2011), O grande Gatsby (2013), Inside Llewyn Davis (2013), Sufragistas (2015), entre outras. Em 2021 surpreendeu o público ao protagonizar Promising Young Woman, pelo qual recebeu a nomeação de melhor atriz no Globo de Ouro e no Oscar. Esse ano, volta a ser nomeada como melhor atriz com o filme Maestro.

Lily Gladstone – Assassinos da Lua das Flores

Reprodução: Internet

Nascida em 2 de agosto de 1986, Lily Gladstone cresceu na reserva Blackfeet em Montana, nos Estados Unidos. A atriz tem ascendência de Nez Perce e Piegan Blackfeet, tribo de índios nativos dos EUA e Canadá. Ela se graduou no instituto Mountlake Terrace de Seattle e foi à Universidade de Montana, onde concluiu os cursos de interpretação e direção, ao mesmo tempo em que cursou uma especialização em estudos nativos americanos. 

Teve algumas experiências no cinema antes de se destacar no filme Certas Mulheres (2016), que lhe rendeu o prêmio Los Angeles Film Critics Association. Após o êxito da película, participou de The Thin Line (2017), First Cow (2019) e em séries como Billions (2019-2020) e Room 104 (2017-2020). Apesar disso, cogitava deixar a profissão quando Martin Scorsese a convidou para dar vida a Mollie em Assassinos da Lua das Flores, filme pelo qual ganhou vários prêmios e a nomeação ao Oscar. Este será mais um prêmio que ela conseguirá?

Sandra Hüller – Anatomia de Uma Queda

Reprodução: Internet

A atriz alemã estudou teatro de 1996 a 2000, mas sua carreira no teatro se iniciou em 1998, no Teatro Jena. Oliver Held a recomendou ao Theatre Basel, na Suíça, onde atuou até 2006. Sua primeira aparição nas telonas foi no longa francês Midsommar Stories, mas recebeu maior destaque e elogios da crítica por sua representação de Anneliese Michel no drama Requiem (2006) de Hans-Christian Schmid, pelo qual ganhou o prêmio do Festival de Cinema de Berlim de Melhor Atriz. Ao longo dos anos, participou de diversos filmes, como Anônima – Uma Mulher em Berlim e Henrique IV – O Grande Rei da França, além de peças no Munich Kammerspiele, um teatro em Munique, na Alemanha.

Em 2014 ganhou o Prêmio de Cinema Alemão de melhor atriz coadjuvante por seu papel como Franziska Feldenhoven no filme Finsterworld (2013) de Frauke Finsterwalder. Além disso, recebeu grande reconhecimento internacional por protagonizar a comédia Toni Erdmann (2016), de Maren Aden, pelo qual venceu o Prêmio do Cinema Europeu. Hüller faz parte da seleta lista de atrizes alemãs que ganharam o Prêmio do Cinema Europeu e o Urso de Prata de Melhor Atriz, prêmios máximos da Academia Europeia de Cinema e do Festival de Cinema de Berlim.

Em 2022 participou do romance de ficção científica O Homem Perfeito, já em 2023 atuou em Zona de Interesse – indicado a categorias do Oscar – e protagonizou Anatomia de Uma Queda, que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar e sua segunda vitória no Prêmio do Cinema Europeu. O longa ainda foi exibido no Festival de Cannes e foi o grande vencedor da Palma de Ouro. Esse é o ano de sorte de Sandra Hüller? 

Emma Stone – Pobres Criaturas

Reprodução: Internet

Emily Jean Emma Stone começou a atuar desde criança em uma companhia de teatro em Phoenix, no Arizona, e durante sua adolescência seguiu em várias produções teatrais. Aos 15 anos decidiu se dedicar completamente à atuação e se mudou para Los Angeles, onde tinha aulas em casa e participava de audições. Apesar de estar decidida, o início da carreira não foi fácil e ela passou anos sem conseguir algum papel, se vendo obrigada a trabalhar em outras áreas. Após isso, foi chamada para algumas séries, das quais participava de apenas um capítulo, como The New Partridge Family. Isso mudou apenas depois de sua participação em Superbad. Sua atuação surpreendeu a críticos e a indústria, a partir de então foi chamada para outros projetos. 

Seu próximo sucesso foi Zombieland (2009), seguido de outros projetos que consolidaram sua carreira de atriz, tanto na comédia quanto no drama: Easy A (2010), Crazy, Stupid, Love (2019), Histórias Cruzadas (2011), Birdman (2014), Um homem irracional (2015) e La La Land (2016) – pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Atriz. Esse são apenas alguns dos grandes sucessos na carreira de Emma. Agora, em 2024, ela foi indicada e venceu o Oscar de melhor atriz.

Já assistiram aos filmes indicados ao Oscar desse ano? Quais são suas apostas para o prêmio de melhor atriz? Contem para a gente nos comentários.

Veja Também:

20 de julho: o dia mais feliz do 2023 de Hollywood
Perfil| Cillian Murphy

Perfil: Fernanda Montenegro

Chamada: Vem conhecer mais sobre as carreiras das indicadas ao Oscar de Melhor Atriz deste ano!

Comentários

Autor