Você está visualizando atualmente As Jornadas de Amadurecimento das Telonas

As Jornadas de Amadurecimento das Telonas

O amadurecimento é algo essencial em nossas vidas e um tem recorrente, confira a indicação de cinco ótimos filmes que falam sobre o assunto.

A juventude é uma época da vida de bastante confusão, descoberta e autoconhecimento. As situações e os sentimentos em que se passa durante essa fase da vida, desde a adolescência até o início da vida adulta, são bem intensos e efêmeros. Por tanto se torna um prato cheio para produções cinematográficas, por isso resolvi indicar aqui quatro incríveis filmes que tratam esse tema de formas diferentes e maravilhosas.

 

O primeiro da lista é o filme brasileiro As Melhores Coisas do Mundo, dirigido por Laís Bodanzky (Bicho de Sete Cabeças) o longa conta a trajetória de Mano um adolescente de classe média que estuda em um colégio particular em São Paulo, retratando fatos como bullying, descoberta sexual, amizade, desilusões amorosas e claro a busca constante do jovem por achar seu lugar no mundo. Bodanzky retrata os mais novos quase com perfeição e não deixa que o olhar de uma pessoa mais velha torne a visão distorcida, tratando os problemas vivenciados nessa época da vida com o olhar de quem de fato tem essa idade.

 

O segundo é provavelmente o mais diferente e prestigiado da lista, Moonlight: Sob a Luz do Luar ganhou o prêmio de Melhor Filme no OSCAR de 2017 e de fato mereceu isso. Contando a história Chiron, um garoto negro da periferia, em três partes distintas da vida aborda a descoberta da sua sexualidade, como a sociedade o vê como um cara gay e como ele lida com isso. O filme dirigido por Barry Jenkins demonstra uma enorme sensibilidade e apesar de ter um elenco todo negro ele humaniza seus personagens de forma muito simples e tocante, forma que não é comumente vista em outras obras Hollywoodianas.

Já Lady Bird, um dos favoritos do Oscar deste ano, trata a etapa de amadurecimento de Christine McPherson (Saoirse Ronan), que prefere ser chamada de acordo com o título do filme, no último ano do Ensino Médio, retratando seus relacionamentos, seus sonhos e desilusões, mas o que se ressalta na trama do filme é a personalidade forte de Christine e sua relação complicada, mas bastante verossímil, com sua mãe. É muito fácil se ver na personagem principal, uma vez que a diretora, Greta Gerwig, faz questão de deixar o filme como uma história intimista – talvez devido o filme ser parte autobiográfico.

O último filme da lista é o meu favorito. As Vantagens de Ser Invisível conta a história de Charlie, um garoto depressivo, tímido e sem amigos que está no começo de seu Ensino Médio. Baseado em um livro homônimo a trama conta a trajetória dele tentando participar e encontrando grandes amigos. Retratando seus altos e baixos, suas primeiras experiência, desde a relacionamentos a uso de drogas. O longa tem a vantagem de ter o escritor da obra como diretor, o que provavelmente o fez continuar com a mesma atmosfera do livro e com a fidelidade quase perfeita na hora de adaptar o texto literário para as telonas. Inclusive um dos ganhos em relação ao livro é a incrível trilha sonora que acompanha a trama e destaca ainda mais as emoções dos personagens.

Comentários

Autor