Você está visualizando atualmente TOP 5 filmes com representatividade feminina
Foto retirada do site: megaphonecultural.com

TOP 5 filmes com representatividade feminina

Foto retirada do site: www.megaphonecultural.com

 

Não é novidade que o machismo, o patriarcalismo, a desigualdade de gênero e raça são elementos muito presentes na sociedade brasileira. Na indústria cinematográfica não é diferente. Mulheres recebendo menos que homens, sofrendo assédio, não exercendo papeis como roteiristas, diretores, produtores e sem representatividade nos filmes são alguns dos problemas nesse meio.

Todos nós procuramos nos identificar com personagens das histórias que nos contam, e isso sempre foi mais difícil quando se tratam das minorias. Pensar em representação feminina não é apenas mulheres aparecendo no enredo e sim, personagens femininas que representem de fato um contexto em que a maioria de nós, ou parcelas, possam se identificar. Isto engloba mulheres fora dos padrões estabelecidos de beleza ou comportamento.

Neste contexto, considerando a importância em lutar por igualdade de gênero, trouxe aqui um top 5 de filmes que mostram grandes representatividades femininas no cinema.

 

1. O Coração Corajoso de Irena Sendler

O filme conta a história real de uma assistente social que ajudou a salvar cerca de 2500 crianças judias durante a Segunda Guerra Mundial. Junto com um grupo de mulheres conseguia, de forma clandestina, tirar as crianças do gueto de Varsóvia e enviá-las a famílias suecas para que aquelas não fossem mandadas junto de seus pais aos campos de concentração.

 

2. As Sulfragistas

No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. A trama gira em torno Maud Watts (Carey Mulligan), uma mulher sem formação política que descobre um grupo de militantes que decidem coordenar atos de insubordinação para chamar a atenção dos políticos locais à causa, e apesar de toda repressão decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

 

3. Mulan

Com a invasão dos Mongóis a China, o Imperador decreta que cada família deve ceder um homem ao exército chinês. Mulan, para evitar que seu pai doente precise ir à guerra, rouba sua armadura e sua espada, se finge de homem e se apresenta ao exército no lugar do pai.

 

4. Frida

Apesar do filme focar muito no relacionamento dela com Diego Rivera, que apesar de romantizado era um relacionamento abusivo, e explorar menos do que poderia o íntimo da pintora, esta biografia mostra como Frida Kahlo era uma mulher a frente do seu tempo, politizada, talentosa e com um lado humano muito forte.

 

5. Estrelas Além do Tempo

Guerra Fria, corrida espacial e segregação racial. É neste contexto que o filme mostra a história de três mulheres negras trabalhando na NASA que precisam mostrar todos os dias sua competência, lidando com o preconceito enraizado e todas as dificuldades para conseguirem ascender na hierarquia da Agência.

 

 

Comentários

Autor