Você está visualizando atualmente Sierra Burgerss is a CATFISH

Sierra Burgerss is a CATFISH

A problemática acerca de alguns temas tratados em “Sierra Burgerss is a Loser”

“Sierra Burgerss Is A Loser” tem proposta de ser um filme que quebra os mais diversos padrões. Podemos perceber isso no fato da protagonista Sierra, interpretada por Shannon Purser — a Barb da série original da Netflix, “Stranger Things” — fugir dos padrões de beleza impostos para as garotas de ensino médio. Ou então, quando Verônica, a garota mais popular do colégio e que praticava bullying com Sierra, aproxima-se da protagonista e juntas descobrem uma amizade até antes escondida. Mas nem tudo poderia ser perfeito, se a vida real não é, por que o filme seria?

Sierra, como uma aluna inteligente, dispõe-se a ajudar seus colegas com aulas particulares, disponibilizando o seu número de celular em murais de avisos pelos corredores. É a partir desse momento que o longa começa a se desenrolar e, ao meu ver, começa a ferir todas as expectativas positivas que poderia ter abordado.

Verônica, ainda em sua fase inimiga, utiliza o número de Sierra para se livrar dos caras que ela não gostava. Assim, o filme dá a entender que a protagonista começou a receber diversas mensagens de garotos desconhecidos interessados nela. Um deles foi Jamey, interpretado por Noah Centineo, o queridinho Peter Kavinsky do recém-lançado “Para todos os garotos que já amei”.

Sierra e Jamey começaram a trocar mensagens diariamente, tinham vários assuntos em comum e se divertiam muito conversando, mas claro, acreditando que conversava com Verônica. No desenrolar do filme, Sierra faz uma proposta para Verônica, ela faria uma ligação no FaceTime com Jamey e Sierra a ajudaria com os estudos, tudo para que Jamey não descobrisse a verdadeira identidade dela. Esse é um dos pontos mais críticos do filme, ela mentir sobre a sua identidade não deveria ter sido tratado como fator “comum” na trama, sempre vemos os casos de Catfish por aí e infelizmente a maioria não acaba bem. Esse ponto poderia ter sido desenvolvido de outra forma, com uma perspectiva menos banal.

Verônica passa a confiar em Sierra de olhos fechados, confidenciando coisas que jamais contou a outra pessoa e depois de um acesso de raiva Sierra expõe Verônia ao ridículo na frente de todo o colégio. Aqui entra outra parte do filme que deveria ter sido melhor trabalhado, Sierra em momento nenhum pede desculpa pela atitude dela tanto para a amiga quanto para Jamey, e não vemos também Verônica pedir desculpas pelo bullying praticado por ela durante anos.

Sierra Burgerss realmente é um filme inspirador para adolescentes que não conseguem se aceitar 100%, mas por ser um filme justamente para adolescentes trata assuntos muito sérios com um tom muito raso. Quem assiste pode ser induzido a acreditar que todos os atos — até aqueles mais psicopatas — são normais.

Por isso avalio o filme em 3 pipocas pela tentativa de fora do padrão, mas o desenrolar deixando muito a desejar.

Comentários

Autor