Aquele que fica de olho em todos os detalhes
O continuísta compõem uma das profissões mais importantes para a produção de um longa-metragem. Ele é responsável pelo espaço e tempo de um filme, ou seja, garante a coerência narrativa entre fotografia, objetos do cenário, som, figurinos e movimento dos atores. Mas como assim? O continuísta é a pessoa que vai supervisionar se as cenas gravadas para uma mesma parte do enredo vão possuir a posição, os movimentos de câmera, o equipamento usado, o enquadramento, os objetos em cena iguais para criar uma ideia de continuidade no quadro. Esse profissional é igual aquele seu amigo organizado, que não perde os detalhes de nada.
Pode parecer fácil, mas o continuísta tem que estar atento a todos os momentos, para garantir que um ator esteja fazendo o mesmo gesto, se o cabelo está do mesmo jeito da outra cena, se o cenário possui os objetos no mesmo ângulo. Por ser o profissional responsável pela continuidade da narrativa, o continuísta é aquele que mais sabe o roteiro em set depois do diretor. E não para por aí. O trabalho dele não é apenas no set para garantir que tudo seja exatamente igual, mas também no momento que está fazendo a edição, dado que, como as cenas precisam estar sequenciadas, o continuísta realiza um relatório durante as filmagens para que, no momento da edição, possam ser organizadas no momento certo.
A profissão no seu início era chamada de anotador, em virtude da ação de anotar tudo o que acontecia nas cenas. No começo do cinema, a função do continuísta era feita pelo próprio diretor, mas como o universo cinematográfico foi se expandindo e os filmes se tornaram cada vez mais complexos, surgiu a necessidade de ter uma pessoa encarregada de dar atenção aos detalhes e a manter a coerência nas gravações. O profissional de continuidade se consolidou nas décadas de 30 e era chamado nos grandes estúdios de supervisor de continuidade. Contudo, até a década de 50 os nomes dos continuístas nem apareciam nos créditos dos filmes, porque as pessoas não consideravam a profissão importante. Atualmente, o trabalho é conhecida como Script Supervisor (Supervisor de roteiro em português) justamente pela grande contribuição desse profissional para a produção do filme.
Tá, por que ele é tão necessário nas gravações?
Cenas de um filme geralmente não são gravadas em um mesmo dia ou na sequência que o filme mostra no final, por exemplo, às vezes a última cena do filme é a primeira a ser gravada ou cenas do meio da história são gravadas sem uma ordem. O papel do continuísta é garantir que a cena ao ser gravadas em outro dia mantenha tudo do mesmo jeito, ou que a cena no final não atrapalhe as gravações de cenas antecessoras. E isso também conta para quando o ator decide improvisar no momento das filmagens, antes dele realizar qualquer ação, o continuísta verifica no roteiro se aquela fala do ator não vai contrair outra parte do filme ou na própria cena. Por exemplo, o ator não pode falar que nunca conheceu sua mãe e na cena ter um quadro dele abraçado com ela ou ele dizer que não tinha visto algo e em outra cena ele ter visto.
Quando o papel do continuísta não é feito da maneira correta, isso pode interferir diretamente na experiência do público ao assistir o longa ou a série.
Nesta cena de Aquaman, o menino tem cabelos cacheados curtos, mas no momento que muda o ângulo da cena o menino aparece de cabelos longos e ondulados.
Em Titanic, percebe-se que no primeiro momento a mão da personagem está vazia, mas segundos depois a cena mostra ela segurando um lenço.
Nota-se que na cena de uma série de fantasia, em que nem é utilizado plástico, aparece um copo do Starbucks.
Para trabalhar nessa profissão é importante que a pessoa tenha cursado faculdade de Cinema ou Audiovisual, mas se esse não for o caso, há vários cursos menores ofertados por academias de cinema que focam apenas nessa área. O mercado brasileiro para essa profissão, infelizmente, ainda é precário, visto que, muitas produções independentes, para não ter um alto teto de gastos, preferem não inclui-la nas filmagens. O piso salarial do Continuísta não é fixo, podendo ser diferente para cada produção ou região, mas ele gira em torno de R$ 951,72 por semana no Brasil, segundo o Sindcine ( Sindicato dos trabalhadores da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual de Santa Catarina).
Mesmo sendo de grande importância, a profissão não é acrescentada na maioria das fichas técnicas dos filmes. No Brasil, a profissão é muitas vezes executada pelo próprio produtor ou assistente de produção, em virtude disso, não há profissionais que se tornaram populares ou famosos apenas por essa área.
Contudo, se você leu até aqui meu caro leitor deve ter percebido a diferença que o continuísta em set possui para assegurar que nada esteja fora do contexto do filme ou do roteiro. Por isso, mesmo não levando o mérito que merece, ela ainda é fundamental para a produção de um longa-metragem.
E você, já conhecia essa profissão?
Veja também:
CineProfissão: Diretor de Arte