Você está visualizando atualmente Cinebastidores – Top Gun: Maverick

Cinebastidores – Top Gun: Maverick

Por dentro das filmagens da continuação de um clássico dos anos 80

Levanta a mão quem ama uma novidade! O blog do Cinecom estreia hoje uma nova categoria recheada de curiosidades! Se você, assim como eu, sempre que finaliza um filme ou série, corre para saber como foi o processo de desenvolvimento da produção que estava assistindo, essa seção é perfeita para você! E nada melhor do que começar pelos bastidores de um clássico, ou melhor ainda, por uma continuação de um clássico, pois bem, sem mais delongas, os cinesbatidores é sobre o estrondoso Top Gun: Maverick. 

O filme, após 34 anos, dá continuidade a Top Gun: Asas indomáveis (1986) estrelado por Tom Cruise. A nova produção acompanha novamente o piloto da marinha, Pete Michell—Maverick —conhecido por gostar de se aventurar nos ares, desafiando muitas regras do regimento da aeronáutica e também por suas inúmeras conquistas nos combates contra aviões de frotas inimigas. Mesmo com todo sucesso, Maverick, para não ser promovido ao posto de capitão que o manteria em terra, ultrapassa seus limites propositalmente e assume cargo de instrutor de uma nova geração jovens pilotos. Nessa nova missão, Pete enfrenta um exército de drones e lida com os traumas do passado que constantemente o persegue. 

O novo longa-metragem tem como diretor Joseph Kosinski, conhecido por seu trabalho ao lado de Cruise em Oblivition (2013) e é produzido novamente pelo premiado produtor Jerry Bruckheimer. Conta também com um elenco de peso com nomes como: Miles Teller, Glen Powell, Jon Hamm, Val Kilmer, Jennifer Connelly e Ed Harris.  

Que o filme é uma grande produção isso não podemos duvidar!  Mas afinal de contas como se deram os processos de filmagens da nova jornada do piloto mais rebelde das telas de cinema?  

Inicialmente as filmagens estavam programadas para serem finalizadas no dia 12 de julho de 2019, mas foi adiada para o dia 26 de junho de 2020. Mais à frente, devido ao cenário cada vez mais alarmante da pandemia do coronavírus, novamente a entrega do produto final foi adiada para 23 de 2020, mas essa não seria a data final! As mudanças ocorreram para o dia 2 de julho de 2021, depois para 19 de dezembro de 2021, mas foi somente efetuada em 27 de maio de 2022. 

Para garantir um ar mais realista à obra e imprimir expressões sinceras aos personagens, os atores tiveram que aprender a pilotar de verdade. O preparo ocorreu durante três meses e contou com nada mais nada menos que a instrução do próprio Tom Cruise que já havia aprendido a voar desde o clássico de 1986. Parte dessas cenas foram disponibilizadas em vídeos pela produtora Paramount e você pode conferir abaixo: 

Por falar em Tom e seu gosto pela pilotagem, não poderíamos deixar de mencionar o P-51 Mustang utilizado nas gravações do filme, trata-se de um caça norte-americano, um tipo de aviação das forças militares, que ficou conhecida por possuir o melhor motor pistão e que foi inaugurada durante a metade da Segunda Guerra Mundial. A aeronave passou por uma restauração no ano de 1997 e foi comprada por Cruise que possui um hangar, isto é, um galpão onde aviações são estacionadas, o que demonstra o amor do astro pelos ares para além das telas. 

Além disso, tal qual seu personagem, Tom possui gosto pela adrenalina e recusou o uso de dublês para as suas cenas, fato esse que mantinha o set de gravação bem apreensivo com os possíveis riscos que o ator poderia vir a sofrer, no entanto, apesar do espírito aventureiro do hollywoodiano, algumas partes utilizaram o recurso da computação gráfica. 

Reprodução: Paramount

A icônica cena de descontração dos pilotos na praia foi gravada em duas sequências, a passagem conversa com o momento também de diversão dos militares na antiga produção durante um jogo de vôlei e traz um tom nostálgico a obra. A repetição da cena se deu porque Cruise, com toda sua entrega e dedicação a todos projetos que se envolve, ainda não se mostrava satisfeito com o primeiro material que havia produzido. 

Ainda falando de nostalgia, outro fator muito emocionante nas gravações foi o fato da voz do ator Val Kilmer (Iceman) ter sido reproduzida por meio de uma inteligência artificial que captou as falas antigas do artista e permitiu que ele se comunicasse. O recurso de um dispositivo tecnológico foi necessário, pois Kilmer não emite som em decorrência de um câncer na garganta que sofreu anos atrás. 

Reprodução: internet

Falando em emoção, como toda boa preparação e escolha de elenco é bem minuciosa, com o novo Top Gun não foi diferente! O personagem de Rooster, filho do antigo companheiro de voo de Maverick, Goose (Anthony Edwards), foi disputado entre três atores: Miles Teller, Nicholas Hoult (o Fera em X-men: primeira classe) e Glen Powell, mas quem de fato foi escalado para o papel foi Teler, e Glen Powell acabou também participando da obra, no papel de Hangman

Dedicado ao papel, Miles foi quem escolheu o codinome do seu personagem: Rooster. O significado de Rooster é galo e se aproxima do codinome de Goose que significa ganso, com isso, a escolha, portanto, se deu com objetivo de remeter um laço entre a história do pai na antiga produção com a do filho no novo filme. 

Reprodução: Internet

A soma de tanta dedicação e entrega do elenco, o uso dos mais altos recursos tecnológicos e os toques nostálgico não poderia resultar em nada mais do que um grande sucesso e boa recepção dos fãs. E foi exatamente o que aconteceu, o filme alcançou mais de um bilhão de dólares nas bilheterias, recebeu seis indicações ao Oscar de 2023 e consagrou novamente Cruise como um dos grandes nomes dos gêneros de ação e do drama. 

Veja também:

Os estereótipos em filmes de ação

Mad Max: Estrada da Fúria não é só mais um filme de ação sobre velocidade e mundo pós-apocalíptico.

Referências  

Top Gun Maverick: 8 fatos curiosos sobre os bastidores do filme que você não sabe (legiaodosherois.com.br) 

Curiosidades de “Top Gun: Maverick”: 9 fatos dos bastidores para saber | Zappeando Filmes | Zappeando 

Aviação de Caça: o que é, como se tornar, salário, curiosidade e mais! (estrategia.com) 

P-51 Mustang, o rei dos céus americano | Hangar 33 

Comentários

Autor