Você está visualizando atualmente Cinedica | A Onda (2008)

Cinedica | A Onda (2008)

O que acontece quando nos esquecemos dos horrores do fascismo?

Quando se pensa no fascismo e em seus horrores, nossa mente costuma assumir uma imagem de um filme mudo, sem cores, velho e terrível. Um filme esquecido, enterrado e queimado. Impossível de se ver de novo. Afinal de contas, o mundo já aprendeu o quão terrível o fascismo é, ele ficou pra trás e nunca mais chegará ao poder.

O filme A onda (2008) começa assim, ambientando-se na Alemanha, 3 gerações após o nazismo. Quando um professor percebe que os seus alunos acham impossível um governo nazista voltar ao poder na Alemanha, ele decide fazer um experimento. Sua aula sobre autocracia se tornaria uma simulação de um governo ditatorial. Tudo aconteceria só por uma semana e depois não mais.

Tudo começa devagar. O professor assume uma figura de autoridade que deve sempre ser respeitada, os alunos devem manter a postura e fazer exercícios de respiração, ninguém pode falar sem autorização, e quando falam, não podem falar muito. A cada dia que passa o professor vai além. O grupo passa a se chamar de “A onda”, criam um símbolo, uma saudação e um uniforme. O movimento se espalha para além da sala de aula e em menos de uma semana a situação perde o controle.

A onda ganha um peso extra ao ser baseado em fatos reais. A história que inspirou a obra alemã ocorreu nos Estados Unidos em 1967. Tal qual no filme, o experimento durou apenas cinco dias, o bastante para que tudo saísse de controle.

O longa mostra o quão perigoso é o fascismo e o que acontece quando se permite que ele ganhe força, quando se acredita que é inofensivo e impossível, quando se esquece do passado. Mostra o quão rápido todos os horrores e a violência começam e principalmente o quão difícil é parar sua ascensão.

A obra ganha uma relevância extra agora, quando Elon Musk, bilionário e membro do governo dos Estados Unidos, faz uma saudação nazista no dia da posse do presidente Trump para o mundo todo ver. O mais alarmante de tudo é que metade do mundo acha que está tudo bem e ainda defende o bilionário.

A onda é um ótimo filme para mostrar ao mundo que o fascismo é sempre uma ameaça a ser combatida e que não, não está tudo bem uma pessoa fazer uma saudação nazista e sair impune.

Confira o trailer:

Leia também:

Narrativas Negras não contadas: dando voz para quem merece.

Ainda Estou Aqui e cenas que marcam a memória da ditadura

Juno- as certezas e incertezas de uma vida que está por vir:

Comentários

Autor