Qual é o papel do cinema no ensino?
É notório que desde o início do século inúmeras mudanças ocorreram, especialmente quando se trata de tecnologias e do acesso a elas. É preciso reconhecer que essas novas tecnologias revolucionaram diversos campos de nossas vidas, transformaram a comunicação, difundem a informação, modificam processos de trabalho e imprimem novas formas de pensar e fazer a educação. Como resultado disso, o ensino-aprendizagem vem passando por processos para se adaptar a este mundo moderno, especialmente neste momento, com a pandemia do novo Covid-19, e o ensino remoto.
Sabemos que os diversos recursos tecnológicos disponíveis hoje podem servir como materiais de ensino mais atraentes para um público que está acostumado com estes, além de possuírem possibilidades para tornar a aprendizagem mais acessível. Outrossim, o uso destes recursos é uma alternativa para substituir e complementar os materiais didáticos existentes, que geralmente são escassos e por vezes defasados. As ferramentas audiovisuais são nitidamente mais populares e possuem grande capacidade de atrair e manter concentrado o público, além de serem capazes de expressar uma grande quantidade de informações. De acordo com Silva (2009), essas tecnologias são manuseadas com maior facilidade para que consigamos atingir objetivos específicos, pois proporcionam a visualização, a audição e, além disso, tocam os sentidos e envolvem os alunos.
Outro fato incontestável é que o cinema possui a capacidade de mexer com a consciência, os valores, sonhos e fantasias do ser humano, e o vem fazendo desde suas origens. Você já refletiu sobre o quanto aprendemos através do cinema? Por meio dele viajar pelo tempo e por lugares longínquos, conhecer o passado, antecipar o futuro ou conhecer distintas pessoas e culturas se torna possível. Afirmo, sem dúvida nenhuma, como professora, que o cinema é um espaço de ensino e aprendizagem, pois produz conhecimentos e pode, por meio dos ensinamentos que veicula, ser um aparato sócio-cultural comprometido com a transformação da sociedade.
E ele passa a ser um espaço de ensino e aprendizagem de fundamental importância para a formação dos estudantes, além de se afirmar como um novo sistema de linguagem que registra a realidade social e se converte em instrumento de validade científica para ser usado na educação escolar. Cito ainda que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que regem a educação brasileira dão suporte ao uso de outras linguagens nas salas de aula. Ademais, em qualquer área em que o cinema seja aproveitado, desenvolvido ou consumido ele se faz educativo e formativo. Existe pedagogia em todos os lugares cujo conhecimento é capaz de ser produzido, onde existe a possibilidade de traduzir a experiência e construir verdades – e o cinema faz isso.
Por fim, destacamos que a educação como prática social já não se restringe ao ambiente escolar e se expande para outros contextos. Sendo assim, cinemas, teatros, clubes recreativos, as mídias e etc se tornaram novos ambientes educativos e exigem que os educadores compreendam os conhecimentos que são produzidos para além da sala de aula. Embora a popularização dos meios de comunicação e a relativa democratização da informação representem significativos avanços, ainda são encontradas diversas barreiras para sua adoção no ambiente escolar. Mas, tenho certeza que você, caro leitor, se lembra de pelo menos uma experiência com o cinema ao longo de sua formação. Cinema é (e sempre foi) sinônimo de educação!
Referências:
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; SANTOS, Maria Angélica dos (Org.). Cinema e Educação: Dentro e Fora da Lei Anais do II Seminário Internacional de Cinema e Educação. Porto Alegre: UFRGS/Programa de Alfabetização Audiovisual, 2014. 342p.
HOLLEBEN, Índia Mara Aparecida Dalavia de Souza. Cinema & Educação: Diálogo Possível. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/462-2.pdf>. Acesso em: 23 de maio de 2021.
PIRES, Maria da Conceição Francisca; SILVA, Sergio Luiz Pereira da. O cinema, a educação e a construção de um imaginário social contemporâneo. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 127, p. 607-616, abr.-jun. 2014.
SILVA, Janete Borges. O vídeo como recurso didático. Monografia – Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Chuí, Rio Grande do Sul, 2009.