A mente pensante por trás da estrutura física da cena
Dando continuidade a nossa saga de apresentação das profissões que participam do processo de criação dos filmes que você assiste no cinema ou no conforto de sua casa, vamos conversar um pouco sobre a atuação do cenógrafo.
O cenógrafo projeta, coordena e cria a construção de cenários de produções diversas, como shows, peças de teatro, novelas, filmes e eventos de entretenimento no geral. Está dentro de suas funções idealizar, organizar, supervisionar a montagem de todos os ambientes da produção. Isso pode parecer banal para muitas pessoas, mas se prestarmos atenção no que o cenário em si nos provoca na hora de assistir um filme, vamos entender a importância dessa profissão.
Ainda que boa parte do público não tome consciência, os cenários em que as produções se passam, nos causam diversos estímulos. Tais, estímulos que são responsáveis por sensações como a de aconchego, romance, tensão, mistério, entre outras. Os elementos do mobiliário, painéis e pinturas são capazes de nos transportar para outras épocas, seja no passado como no futuro. Cada detalhe é pensado para criar uma atmosfera específica e propícia para o que aquela produção deseja transmitir. Agregando graus de profundidade a cena, que, em um primeiro momento, não são capazes de serem notados em toda sua complexidade.
É o cenógrafo que configura e estrutura toda essa experiência que é proporcionada. Ao trabalhar diretamente com o diretor, o diretor de arte e o produtor do projeto, o profissional entende as necessidades trazidas pelo roteiro e quais aspectos deverão ser levados em conta para que o cenário esteja adequado à obra. E engana-se quem acredita que apenas elementos físicos são utilizados. Exige um planejamento detalhado e muito bem adequado ao local de realização e tema do evento, além disso a cenografia lança mão de jogos de luz, cores, formas e volumes para criar universos que despertem sensações específicas e únicas no telespectador.
Para mais, o profissional tem que se adaptar muito bem de acordo com a categoria da produção em que está envolvida, sempre pesquisando muito para que crie uma cenografia crível e bem construída. A exemplo disso, ao produzir um cenário para um filme, muito deve-se ser estudado acerca do momento em que a obra se passa, ou em relação a um evento musical, deve levar em conta a maior visibilidade do artista, com iluminação, efeitos visuais e sonoros sendo a prioridade.
No Brasil, como um dos grandes nomes da categoria temos J. C. Serroni. Em mais de 30 anos de carreira, fundou o Espaço Cenográfico, que já formou 150 profissionais em 10 anos, e acabou se tornando uma grande referência para quem sonha com a profissão.
Já deu para perceber que é um trabalho incrível e bem importante. Se interessou por essa profissão? Para desempenhá-la não há diploma requerido, mas os profissionais tendem a formarem-se em Comunicação Social, Audiovisual, Artes Cênicas ou Arquitetura, especializando-se na área de cenografia. E quando falamos de atuação no mercado de trabalho também falamos de remuneração. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o cenógrafo de teatro ganha, em média, R$ 2.375,64 por mês, e um de cinema ganha R$ 2.818,17, contudo o profissional também pode trabalhar em lojas, estandes e pontos de venda, bem como eventos corporativos, como showrooms, lançamentos de produtos e serviços, exibições, entre outros. Logo, sua média salarial pode acabar variando bastante dentro da área.
Há cerca de 40 anos quando foram criados no Brasil os primeiros cursos de cenografia, o foco principal era formar mão de obra para trabalhar nas produções teatrais. Atualmente, com a profissão já consolidada, são profissionais essenciais para nunca deixar o show acabar.
Veja também:
CineProfissão: Diretor de Arte
CineProfissão: Técnico de Som Direto