Você está visualizando atualmente CineProfissão: Figurinista

CineProfissão: Figurinista

Não é apenas sobre criar “fantasias”

Dando continuidade às grandes ramificações que envolvem o processo de criação no cinema, neste CineProfissão vamos conversar um pouco sobre a atuação do figurinista.

Dentre os vários profissionais que trabalham no cinema, o figurinista talvez seja um dos mais “lembrados”. Popularmente conhecidos como aqueles que elaboram a vestimenta — famoso figurino — dos personagens nas produções artísticas, os figurinistas hoje podem concorrer até mesmo ao Oscar, mas a maioria das pessoas continua não entendendo todas as funções deste profissional ou mesmo a sua grande importância na imagem final dos filmes, séries e peças teatrais. 

Em primeiro lugar, quem é o figurinista? O figurinista é um profissional de moda.  Sua principal função é a de, não só criar roupas, mas planejar e criar a imagem de personagens, considerando seu vestuário e adereços. Para isso, ele deve estudar com muita atenção o roteiro da produção que lhe é proposto, atentando-se às características dos personagens, além da época e região retratadas na história, a fim de garantir o máximo de fidelidade possível. Assim, percebe-se que não só de moda vive o figurinista, já que é muito importante que ele tenha um vasto conhecimento da história da arte e da indumentária (história do vestuário), além da capacidade de saber assimilar suas habilidades ao funcionamento da iluminação, cenografia, trilha sonora, efeitos sonoros, entre outros aspectos relacionados às produções artísticas.

Créditos: Google Imagens

Quando inicia um novo trabalho, depois de muito estudo e de realizar todas as analises citadas acima, o figurinista deve ser capaz de criar para a produção um orçamento de figurino. Após esse passo, a equipe de figurinistas pode criar as peças, utilizando mão de obra especializada, ou ainda alugá-las por meio de consignação. Lembrando sempre que todo o trabalho realizado pelo figurinista e seus assistentes está subordinado ao trabalho do diretor de arte da produção, que orientará as escolhas e aprovará o orçamento.

Como você vê, é através das escolhas do figurinista e do trabalho de sua equipe que conseguimos captar a primeira essência dos personagens, antes mesmo das falas dos atores. Afinal, quem seria Darth Vader sem a sua armadura, a pomposa Maria Antonieta sem seus luxuosos e coloridos vestidos de gala ou mesmo Cleópatra com seu característico delineado e muitas peças de ouro. Cada um desses detalhes foi pensado e imaginado diversas vezes antes de ser criado por um figurinista e, hoje, se tornaram marcas registradas não só da aparência, mas da personalidade de seus respectivos personagens. 

Não é à toa que internacionalmente, o papel do figurinista seja tão valorizado, sendo inclusive uma das categorias da maior premiação do cinema americano, o Oscar. Já no nosso Brasil, apesar de ainda não ser tão reconhecido quanto merece, são diversas as áreas e possibilidades de atuação desse profissional. Suas principais oportunidades abrangem filmes, comerciais publicitários, campanhas em vídeo, programas de televisão variados, séries de televisão, peças de teatro, shows artísticos, novelas, apresentações de dança e de arte em geral, ou qualquer evento que conte com a participação de artistas. No país, inclusive, temos nomes importantes como Kika Lopes e Beth Filipecki

Créditos: Blog Amaia

Se você tem vontade de se tornar um figurinista, ou mesmo se está apenas curioso, saiba que, apesar do ensino superior não ser exigido para essa profissão, alguns cursos podem ser uma ótima base e um diferencial no mercado de trabalho, sendo eles: Moda, Design de Moda, História da Arte, Cinema, Audiovisual, entre outros cursos relacionados. Ademais, o profissional deve estar sempre antenado nas novidades, ostentando um amplo conhecimento de cor, textura, volume, contexto e ambiente, pois também é função do figurinista estabelecer o tema e o clima da produção, e cada detalhe pode ser decisivo e necessário para causar o impacto pretendido pelo roteiro e direção.

E se o salário é uma informação importante para você (afinal, não só de realização profissional vive o trabalhador), saiba que, de acordo com o Sindcine, referente à uma jornada de 8hrs de trabalho diárias, o salário de um figurinista é de R$ 2.570,49 semanais (no ano de 2021). 

Espero que este CineProfissão tenha te mostrado um pouco mais sobre a vida do profissional de figuração e te ajudado a tirar dúvidas em relação à sua atuação no mercado. Se você estava aqui só por curiosidade, espero também que tenha tido um bom entretenimento e entendido o valor desse necessário especialista. E lembre-se sempre, nenhum dos personagens que conhecemos hoje seriam quem são sem o figurinista certo!

Comentários

Autor