Você está visualizando atualmente Como eu conheci os meus amigos

Como eu conheci os meus amigos

A vida é feita de ciclos, de começos e de finais. E nisso How I Met Your Mother e Friends são bem iguais.

No dia 19 de setembro de 2005, estreava na televisão americana a série How I Met Your Mother. A partir dali, começava uma acusação sem fim ao redor do mundo: “HOW I MET YOUR MOTHER COPIOU FRIENDS!”. Mas será que é verdade? Bem, apesar das várias similaridades entre as duas produções, elas na verdade são muito diferentes.

Ambas trazem personagens com trajetórias e jornadas únicas, que fazem com que o espectador se identifique com aquilo que está assistindo. Afinal, quem nunca se viu a busca do amor perfeito igual o Ted ou saiu de casa com o objetivo de ter uma noite legendária, assim como o Barney?

Friends, durante todas as suas 10 temporadas, trabalha com a inevitável separação daquele grupo, que a vida adulta cobra seu preço e que mais cedo ou mais tarde todos eles seguirão caminhos completamente diferentes. Já How I Met Your Mother faz justamente o contrário, retrata a união daqueles personagens que prevalece não importa o que aconteça ou quanto tempo eles fiquem sem se falar. No final, eles sempre estarão juntos tomando uma cerveja e colocando a conversa em dia no MacLaren’s. (Tudo pode parecer igual, mas a verdade é que tudo mudou. Porém uma certeza se pode ter: você não está sozinho. )

Reprodução: How I Met Your Mother (2005-2014)

Já no primeiro episódio de HIMYM, conhecemos Ted, que naquele dia tinha a certeza que havia conhecido o amor de sua vida. Mas muita coisa aconteceria dali para a frente até esse suposto final. Isso porque apesar dos mais de 200 episódios do Ted contando aos seus filhos como conheceu a mãe deles, no final, era tudo sobre a ‘Tia Robin’. Depois de tanto tentarem ficar juntos e até se casarem com outras pessoas, o Marshall estava certo e ganhou a aposta.

Os dois sempre tiveram uma certeza: eles se amavam. Nada diminuiria esse sentimento que eles tinham entre si, mesmo que com tantas diferenças. No final das contas, eles conquistaram tudo que sempre almejavam para depois finalmente se tornarem um casal de forma definitiva. Ted construiu uma família e continuou com a sua vida em Nova York, enquanto Robin realizava o seu sonho de ter uma carreira internacional como jornalista. Eles precisavam desse tempo separados, construindo novas vidas e se tornando novas versões de si que poderiam, enfim, viver aquele amor de mais de 20 anos. Chame de acaso, de sorte … mas trata-se de uma narrativa a qual explora intrinsecamente o destino.

Reprodução: How I Met Your Mother (2005-2014)

Aliás, destino é algo que está constantemente presente em ambas as narrativas. No primeiro episódio de Friends, por exemplo, Ross está triste devido ao seu divórcio e tudo o que ele desejava era estar casado novamente, quando magicamente ela aparece, vestida de noiva. Isso não foi por acaso.

Esse é outro amor de longa data. Desde a época da escola, Ross era apaixonado pela garota popular Rachel. Quem diria que seriam os fins de relacionamentos dos dois que os fariam se reencontrar anos depois e começar uma nova história. Não foi fácil. Foi um relacionamento marcado por términos, listas de prós e contras, “traições” e até uma carta de 18 páginas frente e verso.

Mas era para ser!

Reprodução: Friends (1994-2004)

Porém, mais do que esse destino que parece conectar pessoas e circunstâncias, a vida é feita de escolhas e ambas as séries abordam esse tema de maneira primordial. Basta fazer uma escolha bem pensada para que você possa finalmente encontrar o seu caminho. No final do casamento de Barney e Robin, Ted estava decidido a sair de Nova York e começar uma nova vida em Chicago. No entanto, ao conhecer Tracy, ele mudou de ideia e desistiu desse plano. Essa escolha permitiu a Ted construir a família que tanto desejava e, após 16 anos, finalmente reencontrar o seu amor. Lilly escolheu bater na porta do dormitório de Marshall e ali conheceu o homem de sua vida. Quanto ao Barney, ele optou por levar uma vida legendária. E assim o fez.

O único defeito de Julie é… Ela não é a Rachel.

Ross Geller

Essa frase dita por Ross na segunda temporada de Friends talvez resuma tantos aspectos que as séries desejam transmitir. Às vezes, apenas uma pessoa, apesar de todos os seus defeitos, é a perfeita. Ross e Ted jamais esqueceriam o dia em que conheceram o amor de suas vidas. O destino se mostra implacável e mesmo após anos, com os mais diversas situações, obstáculos e as subsequentes escolhas, chega o momento de viver o destino, o final feliz que se reclama para si.

Friends e How I Met Your Mother deixaram um legado que dificilmente será alcançado. São muitos ensinamentos de duas séries que com certeza jamais serão esquecidas por cada um que já às assistiu. No fim, todos precisamos de um amigo que sempre estará lá pela gente.

Relacionamentos vêm e vão, mas a amizade é para sempre.

Phoebe Buffay

Esse texto foi escrito enquanto eu escutava:

Let’s Go To The Mall – Robin Sparkles

Nothin’ Suits Me Like a Suit – Neil Patrick Harris