A magia de um verão e a beleza do crescer.
É temporada de férias, e você está indo para casa dos seus melhores amigos em um carro, junto de sua mãe e seu irmão, ao som da sua música preferida. De repente, você é tomada pela sensação de borboletas no estômago, pois é a primeira vez que você não sabe o que te espera!
É assim que se inicia a trajetória que muda a vida de Isabel Conklin (Lola tung), ou melhor, Belly, a protagonista de O Verão que Mudou Minha Vida (2022). A série da Prime Video, adaptação da trilogia de livros da autora Jenny Han, conta a história dessa adolescente que vive os seus melhores momentos, da infância à fase juvenil, na casa de verão dos irmãos Fisher em Cousins Beach.
A ligação entre Belly e Steve Conklin (Sean Kaufman) e os irmãos Conrad (Christopher Briney) e Jeremiah (Galvin Casalegno) acontece antes mesmo deles nascerem, por meio da leal amizade entre suas mães Laure (Jackie Chung) e Susannah (Rachel Blanchard), que têm como tradição sempre passarem os feriados com suas famílias unidas.
A tradição de família permanece, no entanto, algo está diferente dessa vez. Belly volta nesse novo verão reacendo o amor guardado que Conrad possui por ela, e despertando um olhar diferente de Jeremiah, que antes só a via como sua melhor amiga.
A trama tem tudo que um bom clichê adolescente precisa: romance, praia, conflitos familiares e uma excelente trilha sonora. Mas, além disso tudo, como diria Susannah, parece contar com toque especial de magia. Há um encanto em cena transmitido em todos os episódios, capaz de nos teletransportar para a história que está sendo contada.
A casa de praia em que Belly passa todos seus verões é, de fato, um sonho. E por que não dizer um cenário de conto de fadas? Mas, se olharmos com mais atenção, veremos que está sendo narrado um acontecimento extremamente arrebatador e real: o crescimento!
Todos passamos pela fase da adolescência e toda sua carga de emoções. Ter que lidar com seus próprios sentimentos e ao mesmo tempo com as cobranças do mundo a nossa volta não é uma tarefa fácil, pois como já diria a filósofa Taylor Swift: “When you are young, they assume you know nothing” (Quando você é jovem, eles assumem que você não sabe nada). Mas há algo de mágico nesse processo.
É nessa fase que passamos pelas principais experiências que nos marcam pelo resto de nossas vidas: primeiras amizades, primeiros beijos, primeiros amores, primeiras decepções, várias e várias mudanças de estilo e convicção. Mas há uma corda invisível que nos mantêm sempre conectados com essa parte de nós, essa parte aflita por se descobrir, aflita por viver intensamente cada momento de vida que temos.
A retomada de Belly à Cousins Beach se iguala a chegada de Andy na Terra do Nunca, mostrando ao Peter Pan e aos meninos perdidos que o crescer tem sim suas dores, mas é carregado de uma beleza não coreografada que nos toma por completo. Nem tudo é sofrimento, há um grande tesouro que o Capitão Gancho também procura: a busca por si mesmo.
E esse se entregar por completo todos os personagens de Jenny Han fazem muito bem! E cada um à sua maneira: os irmãos Fisher com suas personalidades opostas, Jeremiah com toda sua vivacidade, Conrad com sua sensibilidade e percepção do mundo, Steve com sua sagacidade e determinação, Taylor com seu empoderamento, Laure com sua resiliência, Susannah com sua delicadeza e atenção a todos aos detalhes. E Belly, que une em si todas essas características!
A jovem carrega um pouco de cada um que está a sua volta, e nos contagia com sua entrega a cada momento e a cada nova descoberta, mesmo que isso a custe alguns conflitos pessoais e amorosos! Belly contém dentro de si o verão! A personagem é o retrato de um dia de praia, é intensa como os raios de sol e cativante como as ondas do mar!
Ter que decidir entre um amor cheio de reviravoltas com Conrad ou um amor calmo com Jeremiah é uma das facetas que a juventude pode nos proporcionar. Mas é só quando permitimos viver esse amor de verão, o amor que temos por nós mesmos, que mudamos de fato. É quando tudo se torna mais palpável e mais verdadeiro, é quando podemos ser nós mesmos!
Logo, como um verão pode mudar a sua vida? Quando você o deixa queimar dentro de si!
Veja também
Por que amamos e o que as produções românticas nos mostram sobre o amor?
Crítica l Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre
TOP 5 Filmes que vieram de fanfics