Você está visualizando atualmente Crítica: Ele não está tão a fim de você

Crítica: Ele não está tão a fim de você

Uma comédia romântica que consegue juntar todos os clichês em apenas um só filme

Comédias românticas, também conhecidas como romcoms, são um assunto controverso no mundo do cinema, há quem as ame e há aqueles que as odeiam. Com Ele não está tão a fim de você (He’s Just Not That into You) as reações não poderiam ser diferentes, dos elogios às notas de ódio, o filme sofre por carregar não apenas uma história idealizada de amor, mas várias.

Mas vamos voltar ao início. Baseado no livro de Greg Behrendt e Liz Tuccilo (Ele Simplesmente Não Está Afim de Você), que por sua vez, foi inspirado em um episódio do seriado Sex and the City, o filme do qual vamos falar hoje é um longa de 2009 e conta com nomes conhecidos como Scarlett Johansson, Bradley Cooper, Jennifer Aniston, Jennifer Connelly, entre vários outros. Seu diretor é Ken Kwapis, mais conhecido por Quatro Amigas e um Jeans Viajante (2005) e Licença para Casar (2007).

O filme já começa sem rodeios, afirmando que, desde pequenas, meninas são condicionadas a acreditarem que quando um garoto a maltrata significa que gosta dela; “e aí começa o nosso problema”. De acordo com a WOO! Magazine: “Seguindo esse raciocínio, as mulheres são condicionadas a acreditarem que se ele não ligar de volta depois de um primeiro encontro é porque gostou de você. E por aí se seguem os dilemas: ligar para ele? Mas aí você não vai parecer desesperada? Não ligar para ele? Mas esperar por aquela ligação dia após dia é de enlouquecer!” e é em uma cena típica como essa que o telespectador se depara assim que dá play no longa-metragem.

Agora, prepare a sua cabeça para um verdadeiro jogo mental. Por acaso, já escutou a música Flor da Idade de Chico Buarque? Se sua resposta foi positiva saiba que qualquer semelhança entre a música e o enredo desse filme é sim mera coincidência. Em Ele não está tão afim de você temos uma história centrada nas peripécias de Gigi (Ginnifer Goodwin) seguindo os conselhos amorosos de Alex (Justin Long), já que, desesperada por um namorado, a mulher parece ser capaz de fazer qualquer coisa por seu “final feliz”. Entrelaçadas à trama central, assistimos a outras histórias contadas pelo resto do grande elenco – todas elas conectadas de alguma forma. Kevin Connolly interpreta Conor, o cara que não liga de volta para Gigi após um primeiro encontro porque, na verdade, é apaixonado por Anna (Scarlett Johansson), uma professora de yoga que só fica com ele quando não tem mais opção. Mas, então, Anna acaba se encantando por Ben, vivido por Bradley Cooper, um bonitão casado com Janine (Jennifer Connelly) que trabalha com a protagonista e Beth (Jennifer Aniston) na mesma agência. Beth, por sua vez, já namora Neil (Ben Affleck) há 7 anos e aguarda ansiosamente por um pedido de casamento, enquanto ele não acredita no sagrado matrimônio. Além disso, ainda tem a amiga da professora de yoga (Drew Barrymore) que vive a fundo a era das relações digitais. Ufa! Conseguiu captar tudo isso? Se precisar ler tudo de novo, a gente espera.

Pode parecer bem complicado à primeira vista, e talvez realmente seja difícil viver em um emaranhado de emoções como esse, mas quando o assunto é assistir, o roteiro e a montagem conseguiram deixar tudo bem compreensível.

No fim, se você estava buscando por uma histórinha de amor clichê para passar o tempo, saiba que em Ele não está tão a fim de você você leva quase cinco e, de quebra, todas embaladas com pitadas de comédia e até drama o que as tornam um pouco mais parecidas com relacionamentos reais do que várias outras romcoms que conhecemos. Além disso, todo o elenco parece estar bastante confortável em seus personagens e por mais que alguns possam achar que é um desperdício gastar tantos atores em histórias tão medíocres o filme surpreende pelo seu roteiro (não que este seja ousado ou profundo, mas que é construído utilizando a melhor ferramenta: a realidade). E por mais que o diretor Ken Kwapis não inove, tem seu mérito por conseguir equilibrar, um filme comercial, com um elenco de peso com uma história inteligente, sem ofuscar o brilho de nenhum deles, juntamente a uma trilha sonora cheia de clássicos românticos e bem gostosa de escutar. Vale a pena conferir!

Abaixo veja o trailer de Ele não está tão a fim de você. Infelizmente, não conseguimos encontrá-lo legendado ou dublado, mas esperamos que isso não seja um empecilho. O filme completo, por sua vez, pode ser facilmente encontrado pelo Google.

Nota:

Comentários

Autor