Quando três talentosos adolescentes se conhecem em um verão de tirar o fôlego um CD completo acaba sendo feito
Um musical dirigido por um músico. Esse é God Help the Girl, filme lançado no Festival de Berlim em 2014 e dirigido por Stuart Murdoch, um nome que já é familiar para muitos – Stuart faz parte da banda de indie folk escocesa Belle & Sebastian. O longa se passa na terra natal de Stuart, Glasgow, e foi aplaudido de pé no Festival de Berlim.
O filme narra a história de três jovens que acabam associando a música ao seu crescimento pessoal. Emily Browning interpreta Eve, confusa, deprimida, linda e recém saída de uma clínica onde tratava anorexia. Ela acaba conhecendo James. E aí vemos mais um músico na trama, James é interpretado por Olly Alexander – vocalista do trio de eletro pop Years & Years – ele é um músico tímido que logo se embala no charme e no talento de Eve, a amizade cresce e James se apaixona, mas como ele, muitos também se apaixonam por Eve. Com o relacionamento puramente fraternal, eles sonham em montar uma banda juntos e logo conhecem Cassie (Hannah Murray), uma garota rica para quem James dá aulas de piano.
E assim eles vão vivendo esse sonho durante o verão de Glasgow. Três bonitos e excêntricos jovens com roupas vintage e músicas indie com letras fofas ganham a simpatia do público de forma extremamente fácil. Inclusive o gilme ganhou o prêmio de melhor elenco no Festival de Sundance em janeiro de 2014. A verdade, é que quase impossível não se apaixonar pelos personagens de God Help the Girl, talvez durante o casting uma das exigências fosse “ser extremamente charmoso”. A peça audiovisual não é embelezada apenas pelo belo casting, Glasgow se mostra uma belíssima cidade no verão, as cores e o verde das árvores deixam todas as cenas ao ar livre belíssimas. E os sets internos são muito bem contruídos. Tudo é feito para casar perfeitamente com a caracterização dos personagens. God Help the Girl não seria tão bonito se filmado em uma cidade que não fosse Glasgow.
Apesar do roteiro e clichè e deliciosamente previsivel, as situações corriqueiras da vida de qualquer adolescente se tornam muito mais apetitosas com uma trilha-sonora perfeitamente construída para essa história. E com a trilha-sonora certa, qualquer roteiro fraco se torna eletrizante, mesmo que de forma leve, ainda assim ele ganha mais vida com o auxílio da sonoridade trazida pela música.