Este texto não é apenas para quem teve a vida transformada por uma produção audiovisual
“Nunca se esqueça que, em qualquer dia, você poderá colocar o seu pé para fora de casa e sua vida toda poderá mudar para sempre”. Essa frase, dita pelo personagem Ted Mosby na série How I Met Your Mother, é extremamente real independente da crença de quem a esteja lendo ou ouvindo.
Você pode acreditar ou não em qualquer deus ou força maior, que nós somos controlados pelo destino ou temos livre arbítrio, mas você não pode negar que a qualquer momento em nossas vidas, na saída mais despretensiosa de casa, uma série de pequenos fatores pode desencadear uma mudança tão brusca, capaz de alterar quem somos ou a forma que pensamos. Sim, simplesmente colocando o pé para fora de casa algo dessa magnitude pode acontecer.
Mas o que você pensaria se eu te dissesse que, para ter a sua vida transformada dessa maneira, você nem mesmo precisaria se dar ao trabalho de levantar do seu sofá ou cama? Porque com um simples play em alguma produção entre os incontáveis filmes ou séries daquele serviço de streaming que você assina, a sua vida toda poderá mudar para sempre.
O princípio básico do cinema e das séries é, foi e sempre será, entreter, e logicamente isso não está errado. Todos nós em algum momento precisamos simplesmente “desligar a cabeça” e assistir algo leve – uma comédia estilo Gente Grande ou uma ação que vá totalmente contra as leis da física, como qualquer um dos mais recentes Velozes e Furiosos. Porém, algumas produções vão além do simples entretenimento. Por meio de representações de fatos reais ou pela boa e velha ficção, diversos diretores trazem para a sua obra mensagens que perduram no consciente daqueles que são tocados por ela.
Eu não estou dizendo que você não possa ter sido tocado por Gente Grande ou Velozes e Furiosos, eu mesmo amo a mensagem sobre família passada por Dominic Toretto e companhia, e é essa a graça de sermos privilegiados com uma variedade tão grande de filmes e séries. Todos nós somos diferentes, vivemos vidas distintas e temos a nossa própria visão do mundo. Dessa forma, estamos sujeitos a sermos marcados pelas produções mais opostas possíveis, trazendo aquele frio na barriga do “será que vai valer a pena?” rotineiro antes do início de cada filme ou seriado.
E no momento em que eu falo sobre como os mais variados títulos podem ser mencionados quando o assunto desse artigo é levantado, eu não estou mentindo.
Fazendo uma pesquisa rápida com um grupo de 30 pessoas, o simples questionamento “Algum filme ou série já mudou a sua vida? Se sim, qual?” gerou as mais distintas respostas. Das 27 respostas positivas, séries como Supernatural, Outlander, Friends e Glee foram mencionadas, bem como os filmes Interestelar, Ele Não Está Tão a Fim de Você, Como Treinar o Seu Dragão e Se Eu Ficar. Agora você pode estar lendo essas respostas e pensando “O que todos esses títulos têm em comum?”. E sim, esse também foi o meu questionamento. Irmãos que caçam demônios, amigos que vivem em uma cafeteria, astronautas que estão tentando salvar a população da Terra e uma animação sobre dragões… Caramba, tinha jeito de ser mais plural? Mas por incrível que pareça, a resposta para essa pergunta que nós fizemos é bem simples. Por mais diferentes que sejam, o denominador comum dessa questão é que todas essas produções mudaram a vida de alguém. Sim, o princípio básico do cinema e das séries é entreter, acho que todos sabem disso. Mas como poucas coisas que existem no mundo, a sétima arte vai além da sua essência. A sétima arte muda vidas.
Em uma análise mais científica, a psicóloga especialista em filmes como terapia, Birgit Wolz, conseguiu catalogar os sentimentos presentes em cada tipo de história, em cada gênero cinematográfico, trazendo resultados que mostram que muitos filmes transmitem ideias que, através da emoção, podem neutralizar o instinto de reprimir os sentimentos e desencadear uma liberação emocional no corpo do espectador. Nas palavras de Wolz, ela avalia que “ao provocar emoções, assistir filmes pode abrir portas que, de outra forma, poderiam permanecer fechadas”. E, comprovando esta análise, dos 30 participantes da minha pequena pesquisa, dois deles responderam que nenhum título específico veio à mente, mas, como um todo, o conjunto das obras que eles assistiram desencadearam reações que fizeram com que eles passassem a enxergar o mundo de uma forma diferente, tendo suas vidas transformadas.
Provavelmente em algum momento da sua vida você possa ter se sentido perdido, sem rumo. Sem saber quem você é ou o que você está fazendo. E tudo bem, é normal se sentir dessa forma. Quem está escrevendo esse artigo se sentiu assim em uma grande parte dos dias. E, sendo honesto, foi uma série que mudou essa situação. Ao assistir How I Met Your Mother, eu aprendi lições que não poderiam ter sido obtidas em um lugar diferente da série criada por Carter Bays e Craig Thomas.
Caso você esteja sem tempo para pesquisas extensas e detalhadas, que tal começar dando play em alguma das produções citadas anteriormente? Talvez algum desses títulos traga a mudança que a sua vida tanto precisa, pois, em qualquer dia, você pode simplesmente dar um play em algum filme ou série e a sua vida toda poderá mudar para sempre.
Fontes:
QUAL FILME DEVO ASSISTIR? VEJA O IMPACTO DE CADA GÊNERO NO CÉREBRO
Veja mais:
Um texto para todos que já odiaram um filme cult