Será que o Pinóquio acredita que é na Disney que os sonhos se tornam realidade?
Sabemos que a Disney vem investindo cada vez mais em live action, ou seja, a adaptação de desenhos e filmes animados para filmes e séries com atores reais. Desenvolvido pela companhia multinacional, o live action de Pinóquio teve sua estreia dia 08 de setembro de 2022, no Disney+ e mistura atores reais com a animação.
O longa, dirigido por Robert Zemeckis, é uma versão do clássico musical infantil lançado em 1940, que teve um papel importante na história de Walt Disney pois foi o segundo longa-metragem lançado pela empresa. A história, que antes era desenvolvida para as crianças, recebe características que coloca como público alvo aqueles que em sua infância se divertiam assistindo a mágica narrativa de Pinóquio sem excluir as crianças que não vivenciaram isso.
Desde easter eggs únicos à magia presente na produção, a Disney foi, até certo ponto, fiel à história original do filme de 1940 mas, ainda assim, trouxe consigo pontos que não são iguais à obra que originou o live action, como a explicação do motivo de Gepeto não vender seus relógios e o final do filme que não segue a obra tradicional.
O filme de 2022 inicia com a triste vida de Gepeto, um carpinteiro que vive sozinho, sofre com suas perdas familiares e, ao construir um boneco de madeira chamado Pinóquio, acaba recebendo a visita de uma fada que transforma o boneco em um menino de madeira e, então, faz com que ele entre em uma nova aventura com o Grilo Falante para que, após aprender a ser honesto e amoroso, Pinóquio se torne um menino de verdade.
Pinóquio (2022) mantém parte da trilha sonora do clássico, como as vencedoras do Oscar “When You Wish Upon a Star”, “I’ve Got No Strings” e “Hi-Diddle-Dee-Dee (An Actor’s Life for Me)” mas também trabalha com canções compostas especialmente para o live action.
Por mais que grande maioria das críticas ao filme sejam negativas não há motivos para classificar a obra como ruim, pois, por mais alguns pontos pudessem ser melhor desenvolvidos, o longa trabalha com o real e o animado, algo que as pessoas não costumam gostar por causar estranhamento. Contudo, é isso que mostra o quanto a obra tem uma história problemática, visto que o Pinóquio é colocado como um menino doce que quer dar orgulho a Gepeto e, por isso, passa por coisas terríveis durante o enredo somente para agradar seu pai e se tornar um menino real.
Então, sem mais delongas, confira o trailer de Pinóquio (2022), assista a história do menino de madeira que desejava ser um menino real e descubra se o sonho do boneco será realizado, afinal, é na Disney “where dreams come true”.
Nota:
Trailer:
Veja também:
Embarque na atmosfera de How I Met Your Father
Signal, um tesouro do audiovisual coreano