Aquela atriz que sentimos que nos acompanha desde a infância
Hermione Granger foi uma personagem que marcou a infância de muitas pessoas – inclusive a minha. E foi com essa bruxinha que Emma Watson ficou conhecida no mundo inteiro. Nascida em Paris, em 15 de abril de 1990, Emma Charlotte Duerre Watson se mudou aos cinco anos com a mãe e o irmão para Oxford, na Inglaterra. Seu interesse em se tornar atriz surgiu aos seis anos e começou a fazer estudos paralelos de canto, dança e teatro na Stagecoach Theatre Arts, onde participou de várias peças, mas sem nunca atuar profissionalmente.
Sua escalação para viver a personagem de J.K. Rowling foi em 1999, quando uma agência de talentos a descobriu por meio de sua professora de teatro. O ano de 2001 marcou então sua estreia mundial no cinema com o lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal em uma jornada que duraria os próximos dez anos. O primeiro filme quebrou recordes de bilheteria e foi o longa de maior renda mundial do ano. Emma, inclusive, foi destaque nos elogios da crítica quanto a atuação. Foi o segundo filme da saga, Harry Potter e a Câmara Secreta, que ela recebeu seu primeiro prêmio, um Otto Awards pela revista alemã Bravo.
Frequentemente elogiada pela crítica pelo seu amadurecimento ao longo dos anos em que interpretou Hermione, em 2005 Watson se tornou garota mais jovem a estampar uma capa da revista Teen Vogue e voltando a ser capa em agosto de 2009. Em 2007 foi lançado o quinto filme da saga, Harry Potter e a Ordem da Fênix, e com seu sucesso mundial veio para Emma o prêmio National Movie Award como Melhor Atriz. Junto com seus colegas de elenco, Daniel Radcliffe e Rupert Grint, ela teve suas mãos, sapatos e varinha marcados na Calçada da Fama, na Hollywood Boulevard, em Los Angeles. Em março de 2009, ela foi listada pela Forbes como a sexta adolescente mais rentável de Hollywood.
Com o fim do contrato depois do lançamento do quinto filme, o elenco ficou hesitante em assinar por mais três filmes, pois era um compromisso de mais quatro anos. Emma ficou mais hesitante que os outros, mas ainda bem que ela não abandonou nossa Hermione, não é?
Seu primeiro trabalho fora da saga do bruxinho foi em 2007 no telefilme Ballet Shoes, adaptação do romance homônimo da escritora Noel Streatfeild. Após a finalização de Harry Potter, Emma Watson teve uma pequena, mas importante participação em My Week With Marilyn, em 2011, originada de dois livros sobre Marilyn Monroe. Lançado no Festival Internacional de Cinema de Toronto, em 2012, As Vantagens de Ser Invisível foi outro marco na carreira da atriz.
Seu próximo trabalho foi The Bling Ring, dirigido por Sofia Coppola, baseado em fatos reais sobre um grupo de adolescentes que invadiu diversas casas de celebridades entre 2008 e 2009. Ela voltou a trabalhar com Logan Lerman em Noah, lançado em 2014. Logo depois ela foi escalada para dar vida ao live action de A Bela e A Fera, se tornando o filme mais bem sucedido de sua carreira. O trabalho mais recente de Emma nos cinemas foi como Meg March em Adoráveis Mulheres, a adaptação do livro clássico Mulherzinhas, desta fez dirigido por Greta Gerwig. Mas não podemos terminar nosso perfil sem algumas curiosidades sobre Emma, não é?
- Foi preciso oito audições para ela ser escalada como Hermione Granger, mesmo depois de a autora dos livros ter declarado sua preferência.
- Ela teve uma aparição rápida como si mesma no filme This Is The End, que mostra uma festa de celebridades no momento do Apocalipse.
- Em 2015, a revista Time elegeu Emma como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Em 2016, ela foi convidada para fazer parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
- Emma é formada em Literatura Inglesa pela pela Universidade Brown, nos Estados Unidos. Ela recusou alguns papéis que lhe foi oferecido para completar o curso e se formou em 2014.
- Além de atriz, ela também trabalha como modelo, tendo tido sua estreia em 2009 como rosto da campanha outono/inverno na grife britânica Blueberry.
- Ela também é ativista ambiental e pelo direito das mulheres. Participa de maneira voluntário no People Tree Fundation, uma marca de roupas ecológica que propõe consumo consciente. Em 2014, Emma Watson foi nomeada embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, iniciando o movimento HeForShe que visa a igualdade de gênero e fazendo meses depois um discurso histórico que teve repercussão global.
Veja também:
Adoráveis Mulheres (Little Women): Uma análise entre diferentes gerações
TOP 5 ‘friends to lovers’ em filmes