Como gostaria que um novo capítulo na sua vida se iniciasse? Ao escutar no rádio que teria uma noite de lua cheia e o céu limpo, uma bruxinha decidiu que era o momento perfeito.
Já já nas telas do gramado mais amado de Viçosa, O serviço de Entregas da Kiki é dedicado aos jovens que acabam de chegar na universidade mais linda do Brasil e se deparam com diferentes emoções para um novo passo de suas vidas. Não diferente de Kiki, uma bruxinha que escolheu seguir a tradição familiar e vagar atrás de um lar temporário para amadurecimento, optou por explorar um pouco também.
A história que o filme trás não é como nenhuma outra do Studio Ghibli. Quando se trata de sair do lugar de conforto e encarar o novo por si só, fizeram a escolha certa em compartilhar as aventuras e desventuras de Kiki. Com apenas 13 anos, um legado quase dissipado, o crescimento pessoal foi tratado de um outro ponto de vista. Incentivado pelos familiares a desbravar o mundo, leva contigo seu gatinho Jiji, a vassoura de sua mãe, o rádio de seu pai, roupas, alguns trocados e sua determinação.

Seu treinamento requer sair de casa por um ano, somente assim se tornará uma bruxa e encontrará sua vocação. Podemos não precisar de treinamento de bruxa, mas isso não nos torna menos diferentes por vivenciar as dificuldades que é crescer.
Sou suspeita a falar do set de produção, a forma que se concentram em criar uma obra de arte a cada frame usando traços à mão, que, na minha opinião, torna ainda mais satisfatório assistir e deliciar uma pipoquinha em uma tarde chuvosa, é o melhor remédio para o descanso. Já reparou nas florzinhas das maçanetas? Cada detalhe é motivo de ficar encantado.

Vale destacar que a cor preta de seu vestido se evidencia bastante na cidade grande bem colorida, e a escolha dessa coloração também condiz que ela se sente fora do lugar. Nessa época, não se encontrava uma bruxa a cada esquina, existe uma regra de que só pode ter uma por cidade, e os humanos convivem numa boa, mas sempre olham para cima quando as veem voando por aí.
Seu fiel escudeiro e melhor amigo, o gatinho preto Jiji está sempre ao lado dela, ajudando em suas encrencas e quase sempre caindo da vassoura. Acredita-se ainda que esse animalzinho no Japão traz prosperidade e felicidade, além de ter uma forte ligação com o bruxismo, complementa o lado infantil da personagem. Apesar de novinho, no livro original do conto, consta que ele tem a mesma idade que a entregadora.
Na animação de 1989, os produtores se concentraram em aprofundar a independência, a insegurança e sobre a liberdade feminina. No entanto, O Serviço de Entregas da Kiki é um filme intenso, adequado para todas as idades, que nos mostra que, mesmo com erros e sentimentos de tristeza, o essencial é aprender, progredir e não abandonar seus sonhos.

É certamente um filme que vale ser assistido diversas vezes. E espero que o tenha tocado o seu coração como tocou o meu.
Escrito por Milena Miranda, que adoraria voar pelo mundo com a Lola.
Leia Também:
TOP 9 | Mulheres Indicadas ao Oscar de Melhor Direção
Amor da Minha Vida – Apenas mais um texto sobre o amor