Um personagem que consegue roubar a atenção do leitor mesmo sendo pouco citado nos livros e praticamente inexistente nos filmes
Regulus Arcturus Black, ou Régulo Arturo Black na tradução para Português, nasceu em 1961 e é o irmão mais novo do infame Sirius Black; o que se sabe sobre ele é contado por dois pontos de vista muito antagônicos: o do próprio irmão, que se ressente profundamente das escolhas do caçula, e o do elfo doméstico da família, que idolatra o jovem mestre. Nos filmes, o personagem é apenas um vulto do passado, pouco explorado e apenas mais uma ponta solta no enredo, sem nenhum esclarecimento real.
Diferente do irmão rebelde, Regulus acabou indo para a Sonserina fazendo jus ao legado de sua família sangue puro, o que o levou a se aproximar mais facilmente das artes das trevas e a política genocida de Lord Voldemort, tornando-se um Comensal da Morte para orgulho de seus pais. Os irmãos tinham uma boa relação, apesar das personalidades bastante distintas, enquanto o mais velho era falante, exibido e muito sociável, o sonserino exibia traços valiosos para a comunidade bruxa de sangue puro: introvertido, composto e ponderador; porém, esse vínculo foi enfraquecendo ao longo de seus crescimentos em caminhos distintos, o caçula tornara-se o favorito de sua mãe e não encontrava força para defender o grifinório dos abusos da mesma.
Obviamente, a visão de Sirius sob o mais novo é marcada por seus ciúmes – um garoto que só queria ser amado por sua família que não o aceitava como era – inveja e egoísmo. Afinal de contas, o homem se sentiu abandonado por sofrer os maus tratos sem defesa do irmão, o chamava de covarde, mas fugiu para a casa dos Potter no quinto/sexto ano deixando o outro sozinho a mercê das expectativas de seus progenitores. O padrinho de Harry Potter refugiou-se em uma nova casa e assumiu James Potter como seu irmão, enquanto seu irmãozinho biológico perdeu sua única figura de esperança no meio da escuridão a qual estava entrando.
Outro fator muito incômodo sobre o maroto é a forma como o mesmo trata o elfo da família, Monstro, sendo super desrespeitoso várias vezes e o tratando como inferior, um ato hipócrita para quem tanto critica os valores de seus ancestrais. Por outro lado, o elfo doméstico demonstra uma gratidão imensa pelo seu querido mestre Regulus, alguém que a criatura não demonstra medo nenhum ao falar sobre, apenas admiração pura e até carinho. Mais tarde é revelado que o Black sonserino tornou-se um herói no fim das contas, traiu Voldemort ao descobrir sobre as Horcrux, poupou a vida de Monstro na missão de obter o medalhão de Sonserina e morreu fazendo a coisa certa, ao pedir que o servo o destruísse.
A história do herói injustiçado abre espaço para muitas perguntas, mas nem todas podem ser respondidas de acordo com as poucas informações fornecidas sobre ele, tanto nos livros como fora deles (J.K. deveria pensar em colocar mais no Pottermore), não dá para saber nem a data de nascimento exata dele para a construção de um mapa astral. Porém, Sirius Black nasceu 3 de novembro, ou seja, ele era escorpiano e isso confirma o argumento sobre seu ciúme excessivo do irmão mais novo.
“O escorpiano é conhecido por ser o nativo mais ciumento e possessivo dentro do zodíaco.” – Blasting News
“Escorpião é considerado um dos Signos mais ciumentos, segundo a Astrologia Tradicional os signos mais ciumentos são: Touro e Escorpião, acrescentaria Câncer que também é bem ciumento.” – Paula Pires
Também podem haver dúvidas sobre o caráter de Regulus Black, há a afirmativa de que o irmão mais velho cresceu nas mesmas condições hostis e não seguiu o caminho errado. Pois bem, filósofos como John Locke e Jean Jacques Rousseau acreditam que o ser humano é reflexo direto do ambiente em que vivem, que têm sua personalidade moldada pelas experiências vividas ao longo da vida assim como Émile Durkheim afirma que as instituições sociais são as chaves mestras da construção de uma sociedade, o que quer dizer que apesar de terem crescido EM CASA nas mesmas condições, Regulus e Sirius tiveram influências além da família em seus crescimentos pessoais. Influências muito distintas, com ideais opostos, o que serviu para atenuar ainda mais a ruptura de seu vínculo e a enorme barreira entre suas personalidades. Rousseau é citado acima para complementar o fato de que o Black mais novo -por mais ou esperançoso que fosse- foi consumido pelas expectativas vis de seus pais, da comunidade bruxa puro sangue e seus amigos, pessoas que estiveram com ele durante seu desenvolvimento longe do irmão, a realidade em que ele vivia era marcada por pensamentos cruéis e ninguém se preocupou em tirá-lo dela.
Como Comensal da Morte, provavelmente, o sonserino matou pessoas inocentes, como ele pode ser um herói assim? Bem, esse questionamento não vale se quem pergunta idolatra Severo Snape por um simples “always” depois de anos de bullying com uma criança e obsessão com uma mulher que claramente não estava interessada, além do fato do mesmo também ter seguido as forças do mal inicialmente. Para Regulus ser um herói na sua perspectiva, vale a pena se perguntar: os homens podem se redimir? De acordo com Rousseau, sim, eles podem através de um sistema corretivo em que as leis atendam as necessidades do povo, este sendo lúcido para entendê-las e tornando-se súdito e soberano das mesmas; ou seja, enquanto Black pagou seus pecados de forma mais intensa com a morte, Snape nem sequer foi para Askaban, escondendo-se sob o manto de Dumbledore, ou o que dizer de Lucius Malfoy, injustiça é pouco pra definir o quanto o destino (J.K Rowling) foi cruel com o herdeiro mais novo.
O assunto desse artigo de opinião vai além de convencer o leitor de que o personagem vale a pena, é sobre como a existência dele é muito mais importante do que lhe foi dado crédito, em como Regulus pode ser charmoso, bondoso e acima de tudo, mais humano do que realmente foi passado em sua curta presença na história de Harry Potter. Ele é o leão e a raposa de Maquiavel, mas no papel de príncipe injustiçado.
” Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto é preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas e leão, para aterrorizar os lobos.” – N. Maquiavel
Fanfics boas:
(todas em inglês :/ )
https://www.wattpad.com/story/130559579-caffeine-and-constellations-regulus-black
https://www.wattpad.com/story/69036703-muse-%27-regulus
https://www.wattpad.com/story/199284905-thanatophobia-regulus-black
Referências:
http://www.househogwarts.com.br/2017/11/herois-nao-reconhecidos-regulus-black.html
https://aminoapps.com/c/potter-amino-em-portugues/page/blog/curiosidades-regulus-black/vZeN_dkununpWlYmwPMJKaqYVqlqW4lpzd
https://aminoapps.com/c/potter-amino-em-portugues/page/item/regulus-black/Q3km_KvFYIvM2a4eEq5rnglDzPD61NRVn