Você está visualizando atualmente Top 5 adapatações literárias populares no cinema

Top 5 adapatações literárias populares no cinema

Quando a sétima arte e a literatura se encontram, um mundo de ficção e fantasia ganha vida

 

A arte imita a arte. Não é raro livros muito famosos acabarem se tornando filmes muito populares. Não importa o gênero ou o tamanho do livro, as adaptações estão presentes na indústria cinematográfica há muito tempo, vários acabam se tornando clássicos como O Mágico de Oz (1939) e E O Vento Levou (1940).

Apesar de normalmente serem mal recebidas pelo público que leu a obra antes, esses filmes costumam ser muito populares – muitas pessoas inclusive só conhecem os livros após assistirem aos filmes. Talvez a parte mais difícil de se fazer uma adaptação fiel seja conseguir tranformar livros de mais de 300 páginas para cerca de duas horas de filme. Muitos se tornam mais de um filme, como por exemplo o livro final da Saga Crepúsculo, que ganhou parte 1 e 2 nas telonas.

A contribuição para a fidelidade do filme muito se deve à participação do autor na produção do filme. Quando os estúdios compram os direitos autorias de determinado livro eles podem ou não ser flexíveis quanto a isso. Nas adaptações da Saga Harry Potter, a autora J.K. Rowling teve muita liberdade nos sets de gravação; já no caso da série Percy Jackson, o autor Rick Riordan pouco conseguiu acrescentar aos filmes. No top 5 de hoje, iremos ver algumas das mais populares adaptações.

 

1 – O Diabo Veste Prada (David Frankel, 2006)

No filme estrelado por Meryl Streep e Anne Hathway, a jornalista Andy (Anne), na busca por um emprego na cidade de Nova York, acaba encontrando uma vaga como assistente da editora-chefe de uma grande revista de moda, Miranda Priestly (Meryl), o emprego que muitas garotas matariam para ter. Mas Andy não é uma dessas garotas – ela não entende de moda e muito menos se veste de acordo com as tendências – e logo começa a sofrer nas mãos da tirânica chefe.

O filme logo integrou a lista de um dos mais marcantes da, até então recente, carreira de Anne e foi baseado no livro homônimo escrito por Lauren Weisberg. Ela foi inspirada pelo seu curto período como assistente da icônica editora-chefe da Vogue estadunidense Anna Wintour.

 

Reprodução: Internet

2 – O Senhor dos Anéis (Peter Jackson, 2001-2003)

A trajetória de Frodo e Sam rumo a Mordor para a destruição do anel ganhou uma adaptação para o cinema no início dos anos 2000. A série de livros foi escrita após a Segunda Guerra Mundial pelo inglês J.R.R. Tolkien e a fantasia era cheia de folclore europeu, com terras distantes, castelos, elfos e tudo que há de místico na tradição europeia foi muito bem adaptada para o cinema pelo diretor Peter Jackson.

As três adaptações foram indicadas ao Oscar de Melhor Filme e a recepção tanto pelo público quanto pela crítica foi excelente. As cenas de batalha são muito bem feitas, os efeitos especiais incríveis e a caracterização quase faz quem está assistindo se sentir dentro da Terra Média.

 

Reprodução: Internet

3 – A Culpa é das Estrelas (Josh Boone, 2014)

O livro do autor John Green foi um grande sucesso entre os adolescentes entre 2012 e 2013, quando anunciaram a adaptação muito esperada. E não decepcionou: o filme conseguiu ser muito fiel ao livro e arrastou uma multidão aos cinemas do mundo todo. A trilha sonora estourou nas rádios em todos os cantos e o filme abriu portas para a carreira de Ansel Elgort e Shailene Woodley no ramo da atuação. Os dois, que já haviam anteriormente interpretado irmãos na adaptação da saga Divergente, conseguiram papéis muito mais complexo e de destaque.

O autor do livro acompanhou de perto as gravações, o que pode ter contribuído para que o filmes fosse tão fiel à obra. Muitas cenas, mesmo sendo extremamente emocionantes, conseguem ser super divertidas, como o Diagrama de Venn que Augustus desenhou para Hazel. Com um humor inteligente, os personagens cativam os espectadores de todas as idades.

 

Reprodução: Internet

 

4 – Crepúsculo (Catherine Hardwicke, 2008)

A década de 2000 foi marcada por ficção sobrenatural, e claro que um dos grandes sucessos da época seria um romance entre vampiro e humana. O livro Crepúsculo foi lançado em 2005 pela escritora Stephenie Meyer, e foi um sucesso de vendas.

Em 2007, o filme começou a ser produzido e a autora até aparece rapidamente em uma cena na lanchonete da cidadezinha de Forks. A trama conta a história da adolescente Bella Swan (Kristen Stewart), que após a mãe se casar novamente, decide ir morar com o pai. Na nova escola ela encontra o misterioso Edward Cullen (Robert Pattinson).

 

Reprodução: Internet

5 – Iluminado (Stanley Kubrick, 1980)

Stephen King é um dos autores com mais obras adaptadas para o cinema. O autor, que é um dos maiores nomes do suspense sempre tem muito sucesso em seus livros, e não é de se surpreender que os filmes inspirados na obra do mesmo sejam tão bem recepcionados.

O Iluminado conta a história de uma criança (Danny Lloyd) que começa a sentir e ver coisas quando vai passar o inverno em um hotel isolado onde o pai arrumou um serviço. Com muitos momentos perturbadores e banho de sangue, o filme traz como Jack Nicholson como o perturbado personagem principal.

 

Reprodução: Internet

Comentários

Autor