Você está visualizando atualmente TOP 5 animações japonesas
Reprodução: internet

TOP 5 animações japonesas

Entre produções clássicas e atuais, selecionamos cinco filmes que valem a pena conferir (e se apaixonar)

 

As animações japonesas começaram no início do século XX, sendo Katsudö Shashin (de um autor desconhecido) a mais antiga delas. É uma animação curta, com apenas três segundos, que apresenta um menino de chapéu vermelho em um quadro – é simples, mas isso deu origem a uma indústria com repercussão global. O primeiro anime com som foi lançado em 1933. Chikara to Onna no Yo no Naka (O Mundo de Poder e Mulheres) ganhou diversos prêmios em festivais e foi intitulado de “melhor dos melhores” no Festival de Mídias Artísticas japonês.

Com a participação do Japão na Segunda Guerra Mundial, as animações foram produzidas no intuito de acalmar e recrutar a população. Em 12 de abril de 1944, foi lançado o primeiro longa animado japonês, Momotarö: Umi no Shinpei (Momotataro: Marinheiros Sagrados), financiado pela marinha imperial para dar sonhos e esperança de paz às crianças.

Atualmente, a indústria de animações japonesas é enorme, com longas e animes passando pela infância de muitos, mesmo que não reconheçam sua origem. Muitas pessoas conhecem os filmes animados da Disney, da Pixar e da Dreamworks e, apesar da grande aclamação dos estúdios Ghibli no Ocidente, as animações japonesas merecem cada vez mais um destaque especial. Vários desses filmes são notórios pela qualidade e originalidade, alguns deles até exercendo influência sobre produções ocidentais, com adaptações hollywoodianas que podem ou não conquistar os fãs.

 

 

1 – Your Name/Kimi no na wa (Makoto Shinkai, 2016)

 Você também acredita em destino? Makoto Shinkai reforça essa ideia em Your Name, te surpreendendo com uma história de amor que pode ultrapassar tempo e espaço. Ele se tornou o filme de animação com maior arrecadação de bilheteria e o segundo maior da história do cinema no Japão. Apesar de ter ficado apenas na pré-lista de indicados ao Oscar de 2017, Your Name ganhou o prêmio de Melhor Filme de Animação em 2016 pela Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles.

O filme narra a história de Mitsuha, uma jovem que vive no interior do Japão, e Taki, um garoto de Tóquio. Os dois não se conhecem, mas eles trocam de corpos e são obrigados a se ajustarem à rotina um do outro. O objetivo do enredo, porém, vai além disso e entrega uma obra espetacular com um plot twist inesperado.

 

Your Name
Reprodução: internet

 

2 – A Viagem de Chihiro/Sen to Chihiro no Kamikakushi (Hayao Miyazaki e Kirk Wise, 2001)

É difícil fazer uma lista com melhores animações sem incluir os estúdios Ghibli e A Viagem de Chihiro é um daqueles filmes que mesmo depois de quase duas décadas, ainda aquece o coração e traz uma sensação de nostalgia. A produção chegou a vencer o Oscar de melhor animação em 2003 e o prêmio de melhor filme do ano e melhor canção nos Prêmios da Academia Japonesa.

A história gira em torno de Chihiro, uma garotinha de 10 anos que está furiosa por ter que se mudar. Na viagem, eles se perdem do caminho e vão parar em um mundo fantasma através de um túnel. Quando seus pais se transformam em porcos, Chihiro tenta reverter o feitiço com ajuda de amigos que fez naquele mundo.

 

A Viagem de Chihiro
Reprodução: internet

 

3 – O Jardim das Palavras/Kotonoha no Niwa (Makoto Shinkai, 2013)

Não tem como não falar de Makoto Shinkai novamente. Sendo um diretor referenciado por suas animações, ele entrega com O Jardim das Palavras como uma obra para o deleite visual e as etapas de formação do relacionamento entre os personagens. O filme mostra um jovem de 15 anos que quer ser sapateiro e uma mulher de 27 anos que se encontram no Jardim Nacional Shinjuku Gyoen nas manhãs chuvosas.

 

O Jardim das Palavras
Reprodução: internet

 

4 – Princesa Mononoke/Mononoke Hime (Hayao Miyazaki, 1997)

Assim como A Viagem de Chihiro, Princesa Mononoke foi dirigido por Hayao Miyazaki e produzido pelos estúdios Ghibli. Além de ter sido um sucesso mundial, o filme recebeu diversas críticas positivas e é considerado o maior anime da década de 90, juntamente com Neon Genesis Evangelion. O termo mononoke não se refere a um nome, mas é usada para designar espíritos e seres sobrenaturais no folclore japonês.

O filme é sobre um príncipe infectado por uma doença, que sabe que irá morrer a menos que encontre uma cura. Ele segue para o leste como sua última esperança e, durante o caminho, encontra animais da floresta lutando contra a sua exploração, liderados pela princesa Mononoke, San.

 

Princesa Mononoke
Reprodução: internet

 

5 – O Fantasma do Futuro/Ghost in the Shell (Mamoru Oshii, 1995)

Apesar de adaptado em 2017 com Scarlett Johansson no papel principal, Ghost in the Shell não é uma animação muito conhecida, mas ainda assim é uma produção que a pena ser vista. A história se passa no ano de 2029, quando a ciborgue Motoko, líder da unidade do serviço secreto Esquadrão Shell, é encarregada de encontrar um dos maiores hackers e criminosos do país.

 

Ghost in the Shell
Reprodução: internet
Comentários

Autor