A grandiosidade da série é tanta que dá vontade de apagar a memória para reviver como foi assisti-la pela primeira vez. Como não é possível, vale a pena relembrar algumas das principais cenas.
Breaking Bad foi uma série que marcou época, e que segue até os dias atuais sendo considerada uma das melhores produções já feitas.
Estreou no dia 20 de janeiro de 2008 e contou com cinco temporadas de sucesso, tendo o último episódio lançado em 29 de setembro de 2013. Criada e produzida por Vince Gilligan, a trama apresenta o professor de química Walter White (Bryan Cranston) , um sujeito frustrado não apenas com a profissão, mas com dívidas intermináveis enquanto tenta sustentar sua mulher grávida e um filho com paralisia cerebral. Não bastasse esses problemas, o protagonista é ainda diagnosticado com câncer no pulmão, o que o leva a ter um colapso e se envolver no mundo do crime. Pensando em quitar suas despesas médicas, dívidas e fornecer uma vida boa a sua família, ao lado de seu ex-aluno, Jesse Pinkman (Aaron Paul), White começa a produzir metanfetamina, tomando um rumo que muda sua vida para sempre.
A grandiosidade de Breaking Bad é inegável, e a excelência da produção explica o seu sucesso absoluto tanto na época de lançamento quanto o fato de ser considerada um marco no mundo audiovisual ainda hoje. É um exemplo perfeito de como é possível agradar tanto a crítica especializada quanto o público: atingindo altos números de exibições dos episódios, enquanto, no ano de 2014, entrava para o Livro de Recordes como o seriado mais bem avaliado de todos os tempos pela crítica. Elementos como o cuidado na fotografia, os arcos de narrativas perfeitos dos personagens, e a atuação apresentada ao longo da trama são alguns dos muitos exemplos que fazem do seriado um sucesso absoluto.
A série recebeu várias indicações e obteve êxito em muitas premiações como dez Primetime Emmy Awards, sendo um por Melhor Série Dramática. Os atores e atrizes que atuaram também foram muito bem reconhecidos nessas premiações, com nomes como Aaron Paul, Bryan Cranston e Anna Gunn recebendo a estatueta por anos seguidos.
1 – A família de White se revolta – ‘’Ozymandias’’ (Temporada 5, Episódio 14)
No auge da quinta temporada, as coisas já estão um tanto quanto mudadas. White não é mais o protagonista inocente que vemos no início, mas se tornou um anti-herói que coleciona atitudes questionáveis e manchas de sangue no histórico. Quando Skyler e Walter Jr. (RJ. Mitte) descobrem que Hank possivelmente está morto e White tem ligação com esse acontecimento, sua tentativa de convencer a família a juntar as malas e fugir se torna um grande fiasco.
Assustados e em choque, a figura de White parado na sala insistindo que está tudo bem, se torna para os membros da família uma imagem ameaçadora. Skyler toma uma faca em suas mãos pensando em sua integridade física e de seus filhos, acabando por acertar a mão do marido em um breve golpe de auto defesa. É quando os dois se atracam no chão e Walter Jr interfere, protegendo a mãe com os braços e por fim, ligando para a polícia. Skyler exige que o marido deixe a casa, e Walter o faz, mas para o desespero da mulher, leva a filha bebê. Pela excelente atuação dos profissionais, a cena transborda emoção e é difícil não se sentir tocado e horrorizado por algo que soa tão real. A cena é capaz de te fazer sentir doente.
2 – Morte de Gus Fring – ‘’Confronto’’ (Temporada 4, Episódio 13)
Essa talvez seja a cena que mais dispensa comentários. Gus Fring (Giancarlo Esposito) vai à Casa de Repouso para dar fim a vida de Hector Salamanca após o idoso ir falar com a polícia. Sendo ele uma ameaça para os negócios de Fring, e um antigo inimigo do mesmo, a intenção do visitante é unicamente dar fim a um de seus problemas de forma rápida: uma injeção. O que ele não esperava, era que White estava passos a frente e havia programado a armadilha perfeita para se livrar da ameaça que Gus Fring representava para ele e sua família. Uma explosão montada pelo químico acontece, e muitos espectadores provavelmente ficaram em choque, perplexos ao ver Fring caminhando tranquilamente para fora do quarto. Como é possível que este tenha sobrevivido a um ataque violento como aquele? A explicação é dada através do jogo de câmeras, quando vemos por outro ângulo metade do corpo de Fring derretendo. Ele ajeita a gravata uma última vez antes de cair morto no chão. A cena é de longe uma das melhores do seriado, e votada constantemente como uma das favoritas do público.
3 – White rindo no porão – ‘’Cave’’ (Temporada 4, Episódio 11)
Apavorado e preocupado com a segurança e integridade física não só sua mas também de sua família, White corre para casa para colocar em prática seu plano de fuga. Se esgueirando pelo porão sujo e mal iluminado em busca de seu dinheiro, mais que essencial em um momento onde Gus Fring ameaça toda sua família, White se desespera e grita pela mulher, Skyler White. A resposta dela, porém, leva o protagonista a uma cena incrível não apenas pela fotografia, mas por toda a tensão, incredulidade e desalento que transparece do personagem. Sua mulher dera o dinheiro para Ted Beneke (Christopher Cousins), silenciando o ex-amante da loira na esperança de que seus problemas com a justiça não atraísse atenção da polícia para o marido – que como bem sabemos, estava mais do que envolvido no tráfico de metanfetamina.
Os gritos e a risada intensa chocam não apenas a mulher, mas o espectador que provavelmente está tão desnorteado e angustiado quanto ambos os personagens.
4 – Jesse atira em Gale – ‘’Medida Completa’’ (Terceira Temporada, Episódio 13)
Para Gustavo Fring o que importa é que a produção de metanfetamina não pare, e que assim seus lucros e todo seu sistema de distribuição da droga não seja afetado. Walter White é um alvo específico na mira do líder inteligente e maquiavélico, que após garantir que Gale (David Costabile) repita os feitos do mesmo, consegue a liberdade para executar o professor e resolver o que considera um de seus problemas. Com a arma e o relógio contra si, White e seu parceiro Jesse Pinkman (Aaron Paul) não veem outra solução que não seja dar fim a vida de Gale.
Aaron Paul entrega com excelência uma das cenas mais emocionantes de toda a trama, interpretando com maestria o agito e a tensão nos ombros do jovem enquanto toca a campainha e aponta uma arma diretamente para o rosto confuso de Gale, que apenas seguia sua rotina como em qualquer outra noite, até a morte bater em sua porta.
5 – Hank vs Gêmeos – ‘’Um Minuto’’ (Terceira Temporada, Episódio 7)
A tensão que domina nossos corpos ao assistir o embate entre Hank Schrader (Dean Norris) e Leonel e Marco Salamanca (Lewis Moncada e Daniel Moncada), os gêmeos sobrinhos de Tuco Salamanca, àquela altura sedentos por vingança. A tensão multiplica pelo simples fato do telespectador saber que os Salamancas não costumam brincar em serviço, mas são eficientes e cruéis, pelo menos o necessário para se obter sucesso e respeito no mundo do tráfico de metanfetaminas. Hank recebe uma ligação indicando que fuja, pois sua vida corre perigo. Com a coragem e o ego de agente de justiça, ele não o faz, e logo é atacado pela dupla assustadora. A cena se passa em um estacionamento, conta com muitos tiros, atropelamento e principalmente tensão e desespero – que não se limita às telas, mas correndo juntamente nas veias com o sangue do público atento. Com bastante sangue e violência, Hank dá fim a vida de um dos gêmeos.