Quando tudo está indo mal, ou mesmo quando não, uma boa risada pode melhorar tudo, e é isso que os atuais nomes nessa forma de fazer humor promete a seus telespectadores
Existem muitos humoristas que conhecemos, seja da telinha da nossa televisão, de algum filme ou em programas de humor, como Amanda Schmütz, Marcelo Adnet, Paulo Gustavo, Dani Calabresa. Há também os casos cada vez mais comum de humoristas apresentando talk shows, como Danilo Gentili, Tatá Werneck e Fábio Porchat. Mas o que vamos abordar nesse Top 5, é uma categoria específica da comédia, a stand-up
O Stand-Up Comedy é um formato de fazer comédia que tem ganhado cada vez mais espaço entre os brasileiros. Para quem ainda está boiando nesse conceito, consiste em um espetáculo apresentado por um só humorista de pé. E não, não é um monólogo, sendo a principal diferença entre eles, a inexistência de um cenário, objetos ou qualquer recursos teatrais comuns em peças.
Em seus textos, cada comediante tem a liberdade para escrever suas próprias piadas, na maioria das vezes sobre suas próprias vivências ou visões de mundo, por isso não só os conteúdos são muito variados, mas a forma de cada um de fazer. São diferentes sotaques, vocabulários, gestos e tons, o stand-up é um mundo onde, com um pouquinho de exploração, você encontra aquilo com que mais se identifica e principalmente, se diverte.
Vale a pena citar também um canal de humor que vem abrindo portas e dando espaço tanto para comediantes com uma carreira consideravelmente já consolidada, quanto para aqueles que ainda estão na busca pelo seu espaço: o Comedy Central. Grandes nomes estão constantemente envolvidos nas produções do canal, como por exemplo o programa de grande sucesso A culpa é do Cabral, que reúne cinco comediantes, cada um de uma região do Brasil, para falar sobre a diversidades do nosso país de forma bem humorada.
Um dos fatores admirados e considerados importante para os humoristas atuais, é a união entre esses profissionais, que não acontecia com frequência nas gerações passadas. Eles argumentam que muitos comediantes tendo sucesso em seus trabalhos significa um maior crescimento e admiração do stand-up em si, o que é bom para todos. Uma prova disso, são grupos de comédia de muito sucesso, como Os quatro amigos e Em pé na rede.
Agora que você já conhece um pouquinho sobre o stand-up, vamos as indicações.
Thiago Ventura
O sucesso de Thiago é prova irrefutável de que seu trabalho está dando certo. Ele faz parte do elenco fixo do programa de sucesso ‘’A culpa é do Cabral’’, citado em nossa abertura, e é sempre um dos nomes mais comentados. Além disso, viaja pelo Brasil enchendo teatros não apenas com seu show solo, mas com o grupo de comédia do qual faz parte, 4 amigos. Thiago é sem sombra de dúvidas uma inspiração como alguém que sonhou, foi atrás e conseguiu, para aqueles que são de quebrada e que sonham em um dia conseguir êxito na carreira profissional, seja ela qual for. Seu jeito alegre, despojado e tranquilo é algo que cativa, e você pode confirmar isso nos vídeos do canal do humorista no youtube que leva seu nome.
Um de seus solos recentes, Pokas está disponível na Netflix, assim como sua participação na série ‘’Comediantes do mundo’’, obviamente na temporada sobre o Brasil.
Murilo Couto
O Salah desistiu de jogar futebol e resolveu fazer comédia? Se sim, ele acertou de novo! Murilo Couto é um comediante, rapper e ator brasileiro nascido em Belém. É conhecido principalmente por fazer parte do elenco fixo do programa do Sbt,The Noite com Danilo Gentili, sendo sempre um alívio cômico ou um divertimento a mais para quem está sendo entrevistado e para a plateia.
Murilo foi um dos fundadores do primeiro grupo de stand-up comedy paranaense, o já citado Em PÉ na Rede, e em 2009 fez parte do elenco da novela Malhação. Com o nome consolidado no cenário nacional, Murilo sabe aproveitar o palco e absorver a atenção do público com seu jeito ‘’doidinho’’, sendo uma de suas marcas registradas fazer as apresentações sempre descalço. O tipo de humor que aborda é considerado por alguns um tanto quanto ácido, tocando em pontos considerados politicamente incorretos; Isso resulta em algumas polêmicas, mas seu conteúdo não se resume a isso, falando de forma divertida e engraçada de seu dia a dia. Murilo disputou as etapas finais do prêmio The funniest Person in the World (‘’A Pessoa Mais Engraçada do Mundo’’), promovido pelo clube de comédia americano, no final de 2016, disputado na Finlândia. Seu solo ‘’Fazendo sua graça’’ está disponível gratuitamente no youtube, e prova o porquê de tanto sucesso.
Afonso Padilha
Nossa terceira indicação fica por conta de mais um membro do grupo 4 Amigos, o nome da vez: Afonso Padilha. Nome esse que se expandiu por todo o Brasil , que o recebe de braços abertos com seções de teatro cheias, algumas cidades com até mais de três sessões por dia.
Afonso começou no stand-up no fim de 2009 fazendo open mics (espaço aberto para novos comediantes), e depois de trabalhar com tantas outras coisas, como o próprio conta em seus textos, nitidamente se encontrou na comédia. Sua simplicidade e humildade é algo que encanta a maioria, principalmente pela tranquilidade com que lida e fala de histórias um tanto quanto difíceis que viveu no passado, como o abandono do pai, que é uma das piadas mais lembradas em seu conteúdo.
Possui um grande acervo de conteúdo de piadas no youtube, que o mesmo atualiza com frequência, alimentando sempre o desejo de seu público por mais e mais piadas. Afonso é conhecido e admirado tanto pelo público quanto pelos colegas de trabalho, por ter uma sagacidade e talento de improviso, e de tirar água de qualquer pedra; nesse caso, piada de qualquer situação. Sua história de vida em si é uma prova de superação, e a forma como ficamos sabendo disso, é a forma com a qual ele lida com esse passado: de forma descontraída e leve. Outra prova de sua habilidade na produção do humor é o fato do comediante lançar um solo por ano, feito muito difícil e admirado na comédia. Seu solo Alma de pobre está disponível no Netflix, e há ainda uma participação do mesmo na série de comédia Comediantes do mundo, na temporada ‘’Brasil’’. É sem sombra de dúvidas uma ótima pedida para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o stand-up.
Danubia Lauro
A primeira indicação feminina desse top não tem um solo ou um grande acervo de conteúdo (ainda), mas o que apresentou até aqui, mostrou que a moça é uma promessa para o stand-up brasileiro. Mas não deixe a franjinha e o rostinho bonito te enganarem, Danúbia tem textos de te fazer rir e se agarrar na cadeira, trazendo nas entrelinhas reflexões bem amargas sobre a sociedade.
Pra quem foge do politicamente correto e não se incomoda com piadas mais pesadas, é uma ótima opção de entretenimento. Humoristas muitas vezes são retalhados, principalmente na internet, por algumas piadas sobre assuntos complicados, sendo esses em sua maioria, homens. Por isso, o primeiro impacto de ver uma mulher produzindo esse mesmo tipo de conteúdo pode causar algum estranhamento em certos espectadores, mas ela mostra serviço o fazendo com maestria.
Assumidamente bisexual e feminista, Laura reflete em seus textos os problemas que não esconde enfrentar e ter enfrentado, como sua depressão e bulimia, e é uma das grandes cotadas para causar polêmicas e encher teatros pelo Brasil. Seu conteúdo está disponível em seu canal no youtube, e vale a pena checar a participação da comediante no quadro ”Fight de Piadas’’ do programa The Noite com Danio Gentili.
Bruna Louise
Bruna Louise é uma humorista, atriz e youtuber que nasceu em Curitiba, e é conhecida por seu jeito espontâneo e animado. Começou no stand-up e depois se tornou youtuber, e hoje uniu as duas coisas, como boa parte dos comediantes. É formada em artes cênicas e foi a primeira mulher a lançar um Especial de Comédia (ou solo) completo no Brasil. Para alguns isso pode não parecer muito coisa, mas é indiscutível que Bruna foi peça importante para as mulheres serem enxergadas e ganharem seu espaço no stand-up, ela foi uma das responsáveis por esse chute na porta.
É um dos nomes femininos mais conhecidos a categoria e em 2020 estreou no Comedy Central com o programa A culpa é da Carlota, (versão feminina do já citado A culpa é do Cabral), ao lado de outras quatro comediantes, com o intuito de dar mais visibilidade para mulheres na comédia e mostrar que diferente do que muitos pensam, o stand-up não é só para os homens.