Mais do que lazer e entretenimento, o futebol sempre carregou e ainda carrega inúmeras funções e questões sociais
Só um apaixonado por futebol entende o tornado de emoções que enlouquece o coração ao acompanhar uma partida de seu time. A euforia quando um chute é dado com maestria e a bola entra no ângulo, a frustração acompanhada de tristeza quando um pênalti perdido significa uma eliminação; quando no último ataque, no minuto final de jogo, a esperança e expectativa são os principais sentimentos que tomam as arquibancadas. Se não é um amante fiel do futebol, então muito provavelmente essas sensações aqui descritas lhe pareceram um exagero, mas se trata de alguns dos muitos elementos que tornaram o futebol o esporte mais popular do mundo.
O futebol é uma paixão mundial. Ainda que não entenda ou goste do esporte, é inegável a popularidade e a influência que essa modalidade, mais do que qualquer outra, tem. Para além do coração daqueles que vêem no esporte sua fonte de alegria, esse Top 5 é para provar para você, que ainda torce o nariz para o assunto, de que a frase tão proferida pelos amantes de futebol ‘’não é só futebol’’, não é só uma junção de palavras aleatórias, mas a constatação de fatos.
1 – Para Sempre Chape (2018)
2016 tinha tudo para ser um dos melhores anos de toda a história da Associação Chapecoense de Futebol, chegando pela primeira vez à final de uma competição europeia, a Copa Sul-Americana. Como tristemente nos lembramos, o sonho acabou em um terrível pesadelo quando o avião que levava a delegação para Medellín, na Colômbia, ficou sem combustível e caiu. O acidente deixou 71 mortos, a cidade de Santa Catarina em pedaços, e um buraco no futebol que jamais poderá ser preenchido. Dirigido por Luis Ara, o documentário Para Sempre Chape conta como ocorreu a ascensão do time catarinense, sua escalada desde a Série D até a Série A do Campeonato Brasileiro. Com uma delicadeza emocionante, traz depoimentos de sobreviventes e familiares de vítimas do acidente, além de torcedores, diretores do clube e jornalistas. A união e solidariedade ficam mais que explícitos nesse longa, mostrando o empenho da Chapecoense em se reerguer após o acidente e a ajuda de outros clubes nesse processo.
2 – Ser Campeão é Detalhe – Democracia Corinthiana (2011)
O nome do curta metragem já diz muito sobre o conteúdo abordado. O futebol é uma competição, e como em qualquer competição tem-se um ganhador e um perdedor, mas em 1980, com a Ditadura instaurada no país, o compromisso do Sport Club Corinthians com a torcida e com a sociedade em geral era mais que apenas em campo. Entrar em campo com uma faixa com os dizeres ‘’Ganhar ou perder, mas sempre com democracia”, em um esporte tão popular, não foi algo pequeno.
Dirigido por Gustavo Forti Leitão e Caetano Biasi, Ser Campeão é Detalhe conta com o depoimento de ex-jogadores, jornalistas, técnicos, torcedores e o principal líder do movimento, Doutor Sócrates, para contar como surgiu e se desenvolveu a chamada Democracia Corinthiana.
Além de uma maior liberdade e autonomia para os jogadores dentro do clube, a principal característica desse movimento foi ter sido um suporte para a democracia do país, e é o que o documentário deixa claro.
3 – Minas do Futebol – O filme (2018)
Vencer um campeonato de futebol contra grandes equipes da elite paulista é por si só um grande feito, e o fato toma ainda mais grandiosidade quando feito por um time de meninas.
É o que o longa-metragem Minas do Futebol, dirigido por Yugo Hattori aborda, a vivência de um grupo de garotas pré-adolescentes que atuam pelo time feminino do A.D Centro Olímpico, e que causaram burburinhos e incômodo em pais conservadores ao vencer um campeonato tão importante.
Com uma pegada descontraída, traz depoimentos das jogadoras que sonham em se profissionalizar e dos familiares dessas, contando sobre o processo de lidar com o sonho das filhas. Conta ainda com depoimentos de ex-jogadoras, tratando sobre as principais questões que envolvem o futebol feminino, como a luta contra o machismo, o descaso com a profissão e a insegurança da carreira. Certamente é um documentário para buscar com olhos mais cuidadosos as dificuldades vividas pelas mulheres, que sonham em jogar bola em um mundo tão machista e sexista, mesmo quando ainda são apenas crianças.
4 – Adeus, Geral (2016)
Nascido nas mãos de estudantes do Ensino Médio para um trabalho de Geografia sobre ‘’muros sociais’’, esse longa-metragem traz como questão central a elitização dos estádios de futebol no Brasil, com o surgimento das Arenas Padrão FIFA, sem arquibancada e a geral.
Um dos pontos que mais causa decepção aos torcedores com a modernização dos estádios, é o banimento das gerais, setor do estádio que costumava ser preenchido por pessoas com menor poder aquisitivo, tratando-se de uma área com ingresso mais barato onde obrigatoriamente o torcedor assistia toda a partida em pé. Essa e outras questões são abordadas e exemplificadas através da fala de jornalistas, torcedores, técnicos e presidente de uma torcida organizada. Através da produção, é possível observar com muita facilidade e entender a mudança de público dentro dos estádios, e como o futebol não está à parte, mas sim diretamente ligado com a sociedade.
5 – Alexis Viera – Uma História de Superação (2019)
Alexis Viera é um jogador atualmente aposentado, que começou a jogar futebol devido a um problema de asma, e que com o desenvolver de sua carreira se tornou ídolo do América de Cali e do Club Nacional de Football. Mais do que isso, sua história de vida e superação se tornou inspiração para milhares de pessoas.
Em 2015, na Colômbia, o goleiro sofreu um assalto ao lado da mulher e foi atingido com dois disparos. Tudo isso é contado com detalhes nesse longa metragem realizado também por Luis Ara, que apresenta a carreira do jogador desde a infância até sua difícil recuperação pelo movimento das pernas, após passar por um grave estado clínico que quase o levou a óbito.
Os momentos de desespero, medo e esperança são reforçados com os depoimentos de familiares e do próprio jogador. De forma emocionante é uma chance de ver como o esporte inspira a persistência, força e a fé.