Quando os crédito subirem, ele ainda estará lá, na sua mente
Toda história precisa ter uma conclusão, que nem sempre será repleta de felicidade como contos de fada, o que também não torna ela ruim. Porque, um bom final não é necessariamente aquele que termina com os personagens vivendo felizes para sempre, mas aquele no qual é impossível pensar em um melhor para aquela história. Entretanto, é preciso esclarecer que esse Top 5 não tem o intuito de apresentar aqueles dramas que te deixam soluçando de tanto chorar. Também, não se trata daqueles longas com uma grande descoberta no final pela qual você não esperava, é mais do que isso. São filmes com desfechos que provocam um turbilhão de sentimentos tornando difícil descrever o que sentimos sobre eles, mas uma coisa é certa sabemos que são bons. Fique avisado que as produções a seguir irão tirar o seu sossego e levá-lo a passar alguns minutos a mais imersos em suas histórias.
1 – Em Chamas (Lee Chang-dong, 2018)
Na história, o entregador Lee Jong‑su (Yoo Ah‑In) reencontra uma antiga amiga do colégio por acidente e decide sair com ela para pôr a conversa em dia. O jovem fica feliz com o reencontro, porém a relação deles começa a mudar quando a garota volta de uma viagem para o continente africano ao lado do rico e misterioso Ben (Steven Yeun). A trama baseada em um conto do grande escritor Haruki Murakami decorre sem pressa, elevando cada vez mais a tensão até o seu grande final que se nutre das raivas do jovem de hoje.
2 – Onde Os Fracos Não Têm Vez (Irmãos Coen, 2007)
O longa dos irmãos Ethan e Coen inicia com um caçador do Texas encontrando uma mala cheia de dinheiro, no que parece ter sido o resultado uma venda de drogas mal sucedida. Decidido a ficar com a grana, o texano acaba sendo procurado por um assassino contratado para matá-lo e recuperar a maleta. Um fato curioso é que esse assassino foi eleito o psicopata mais realista do cinema por psiquiatras da Bélgica que analisaram ao todo 400 filmes e muito dessa conquista se deve a atuação ganhadora do Oscar de Javier Bardem. A ação do filme é construída de forma espaçada, porém sem deixar perder a sensação de perigo constante e o seu final é ainda um dos mais comentados do cinema.
3 – O Segredo dos seus olhos (Juan Campanella, 2009)
Esse clássico argentino ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro não podia ficar de fora dessa lista. A história oscila entre três momentos da vida de Benjamin (Ricardo Darín) um oficial de justiça aposentado que está escrevendo um livro inspirado em um caso de estupro e assassinato que ficou sem resolução. A maior parte do longa se passa narrando as duas tentativas de prender o culpado revelando os motivos que fizeram-no nunca ser pego. Seu final Além disso, a obra conta com um plano sequência (cena gravada sem cortes) que são quase seis minutos de tirar o fôlego e que entraram para a história do cinema uma das cenas mais famosas desse estilo de filmagem.
4 – Incêndios (Denis Villeneuve, 2010)
Baseada na peça de teatro “A Mulher Que Canta” do escritor Wajdi Mouawad o filme narra a história de dois irmãos que precisam cumprir as últimas vontades da mãe deixadas em testamento. A tarefa é enviar entregar duas cartas para dois destinatários, o que parece simples, porém eles ainda não sabem quem são essas pessoas. O desejo póstumo os leva a embarcarem em uma viagem pelo Oriente Médio e a medida em que eles tentam cumprir o pedido vão descobrindo mais sobre a história dessa mãe que esteve tão distante nos últimos anos de vida. A direção de Denis Villeneuve te permite entender os sentimentos conflitantes dos personagens durante essa jornada que muitas vezes parece ser dolorosa para continuar. O final ao mesmo tempo que surpreende, também nos faz refletir sobre a vida.
5 – Old Boy (Park Chan-wook, 2003)
Dae-Su é raptado no dia do aniversário de sua filha e levado para um quarto de hotel onde ele fica preso por 15 anos. Seu único contato com o mundo exterior é uma televisão por onde descobre que sua mulher morreu e ele foi considerado culpado. No seu confinamento, o protagonista passa a treinar diariamente para, no dia em que sair, poder buscar por vingança. Esse dia chega e Dae-Su é libertado de forma tão misteriosa quanto foi preso, dando assim o início a sua caçada para punir os responsáveis por todos os seus problemas. Com cenas de muita violência e um desfecho perturbador, Old Boy conquistou fãs no mundo todo. O longa foi o segundo filme da Trilogia da Vingança, porém não é necessário assistir os outros já que a ligação é apenas temática e não cronológica.