Uma lista daqueles filmes que têm uma pitada de terror com um gostinho de nostalgia
Sabemos que há alguns anos atrás a Sessão da Tarde tinha sempre a mesma lista de filmes que passavam com maior frequência. Na época do dia das bruxas, então, haviam várias maratonas de terror mais light. A TV a cabo também não era muito diferente, passando filmes que ficaram marcados no imaginário daqueles que eram crianças nos anos 2000. Foi pensando nisso (e, admito, me deixando levar por uma sensação nostálgica) que decidi fazer uma lista de alguns dos filmes que marcaram não só a minha infância, mas a de muitos outras pessoas também.
1 – Abracadabra (Kenny Ortega, 1993)
O foi lançado em 1993 pela Disney e é, sem dúvidas, um dos meus favoritos para assistir na época de Halloween (ou em qualquer época, para ser sincera). Sempre adorei a história e como é inevitável rir dela. Após se mudar para Salem, Massachusetts, o adolescente Max Dennison explora uma casa abandonada com sua irmã Dani e sua nova amiga Allison. Depois de não acreditar em uma história que Allison conta, Max acidentalmente liberta um grupo de bruxas más que morava na casa. Agora, com a ajuda de um gato mágico, as crianças devem roubar o livro de magia das bruxas para impedi-las de se tornarem imortais.
2 – A Casa Monstro (Gil Kenan, 2006)
Acho que um dos filmes que eu mais sentia medo na infância, mais ainda do que Coraline. Eu costumava ter pesadelos toda vez que o assistia, mas não conseguia resistir e estava sempre revendo. É um filme de animação com capturas de movimentos que teve na produção executiva Robert Zemeckis e Steven Spielberg. Três adolescentes descobrem que uma casa no bairro se transforma em um monstro, mas os adultos não acreditam neles. Com o Halloween se aproximando, esses adolescentes precisam descobrir um jeito de destruí-la.
3 – Coraline e o Mundo Secreto (Henry Selick, 2009)
Essa animação de stop motion é provavelmente a fonte dos pesadelos de muitas pessoas. Eu mesma só consegui assistir uma vez. Ele é baseado em um livro homônimo de Neil Gaiman e foi indicado ao prêmio de Melhor Filme de Animação no Oscar 2010 e no Globo de Ouro 2010. A história acompanha a menina Coraline que encontra em sua casa nova descobre uma portinha secreta que a leva a um mundo paralelo. É um mundo parecido com o seu, mas parece melhor em diversas maneiras. Coraline, porém, vai descobrindo os perigos desse lugar e precisa retornar à sua família no mundo real e tentar salvá-la.
4 – O Estranho Mundo de Jack (Henry Selick, 1993)
Mais um filme de stop motion, O Estranho Mundo de Jack é praticamente um clássico. Ele chegou a ser indicado ao Oscar de melhores efeitos especiais e Globo de Ouro de melhor trilha sonora, além de ser um sucesso crítico e financeiro. Jack Skellington é o Rei das Abóboras e vive na Cidade do Halloween. Cansado de organizar o Dia das Bruxas do mesmo jeito todo ano, ele acaba encontrando um portal para a Cidade do Natal e se encanta. Ele decide então convencer as pessoas da Cidade do Halloween a sequestrar o Papai Noel para fazerem seu próprio Natal.
5 – Os Fantasmas Se Divertem (Tim Burton, 1988)
Um clássico de Tim Burton que com certeza vai te divertir. Se você era criança quando descobriu esse filme, no entanto, talvez não tenha achado muita graça nele – ainda mais com Michael Keaton vestido no personagem de Beetlejuice. Depois de morrerem em um acidente de carro, Bárbara e Adam Maitland se encontram presos, assombrando sua antiga casa. Quando uma nova família e sua filha adolescente, Lydia, mudam para a residência, o casal de fantasmas tenta, sem sucesso, assustar os novos moradores. Suas tentativas de assombração atraem um espírito espalhafatoso, cuja ajuda se torna perigosa tanto para o par de almas, quanto para a inocente Lydia.
Bônus: A Família Addams (Barry Sonnenfeld, 1991)
Eu não podia deixar de colocar um bônus para citar A Família Addams. Ele foi um sucesso de bilheteria, rendendo uma sequência e uma animação em 2019. Teve indicações ao Oscar, Globo de Ouro e BAFTA e conquista espectadores até hoje com seu humor negro e personagens cativantes. O filme conta a história de uma família bizarra, macabra e aristocrática que se reconecta com quem eles acreditam ser um parente perdido há muito tempo, o irmão de patriarca Gomez, Fester Addams, que na verdade é o filho adotivo de uma agiota que pretende enganar a família Addams para roubar sua fortuna.