Você está visualizando atualmente TOP 5 – Filmes favoritos das escolas

TOP 5 – Filmes favoritos das escolas

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Top 5

Relembre alguns filmes que você pode ter assistido em sala de aula

Exibir filmes nas escolas é uma metodologia eficaz e muito aplicada, pois é uma maneira didática de buscar com que os alunos consigam visualizar o conteúdo com liberdade de analisar os fatos sob suas próprias perspectivas. Para além do gênero, o filme desperta curiosidades, motiva pesquisas, abre mundos e cria opiniões.

Como sabemos, existem várias formas de aprendizado, nesse sentido, alguns alunos assimilam o conteúdo de modo mais eficiente com o uso de imagens, distanciando-se das aulas monótonas do cotidiano.

Abarcando experiências, emoções, moral, linguagens, ética, culturas e ideologias, os conhecimentos que os filmes despertam vão para além de conceitos. Nesse sentido, no TOP 5 de hoje vamos citar 5 filmes que, frequentemente, são utilizados por professores em diversas instituições e marcaram a vida de inúmeros estudantes.

5- Central do Brasil (Walter Salles,1998)

A narrativa descreve a história de Dora (Fernanda Montenegro), uma mulher que frequenta a estação Central do Brasil. Isso porque a ex-professora lucra ao escrever cartas para pessoas analfabetas que transitam pelo lugar. Nesse contexto, ela escuta histórias, se apropria de fatos íntimos e importantes da vida destes indivíduos, mas nunca envia as cartas. 

Por conseguinte, é nesse local que Dora encontra Josué (Vinícius de Oliveira), o menino havia perdido a mãe em um acidente e estava distante do pai que morava no Nordeste. Abandonado na estação rodoviária em companhia de Dora ele é vendido por ela a um traficante de órgãos. Porém, a escritora se arrepende e percorre o interior do Brasil em companhia do menino. Essa viagem pelo país evidencia realidades diferentes, destacando, principalmente, a distinção da vida na cidade grande e no interior. 

A busca do lucro exacerbado na cidade grande, a pobreza no sertão, a religiosidade no interior, Central do Brasil é um filme que desperta grandes emoções e narra várias situações críticas pelas quais inúmeros brasileiros passam. Assim, os alunos ao assistirem essa trama podem comparar diversas realidades, reconhecer paisagens e se posicionarem perante grandes problemas sociais que estão presente no Brasil.

Reprodução: Central do Brasil.

4- O Auto da Compadecida (Guel Arraes, 2000)

João Grilo (Matheus Nachtergaele), sertanejo, esperto e trapaceiro, e seu amigo Chicó (Nelson Duarte), mentiroso e grande covarde, realizam golpes em um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba. Mas, um ataque de cangaceiros conturba suas vidas, assim, eles buscam a intervenção de Nossa Senhora.

Ao se tratar de uma trama que tem como cenário o Nordeste, O Auto da Compadecida apresenta a tradição do cordel, traços do barroco católico brasileiro e das tradições religiosas, exaltando características marcantes do costume local. Para isso, a ironia é utilizada como elemento chave que prende o espectador do começo ao fim, possibilitando que este conheça um pouco mais da cultura popular e das particularidades sertanejas.

Reprodução: O Auto da Compadecida.

3- Ilha das Flores (Jorge Furtado, 1989)

Ilha das Flores é um local na cidade de Porto Alegre destinado ao depósito de lixo e foi cenário para o curta-metragem que apresenta a trajetória de um tomate, desde a colheita até o descarte no lixão da ilha, onde inúmeras pessoas, inclusive crianças, disputam alimentos que sequer serviam de comida para os porcos. Desse modo, é demonstrado cidadãos em condições sub-humanas que não encontram amparo estatal.

Ao abordar temáticas como a fome, pobreza e desigualdade social, o curta desperta a atenção dos estudantes gerando reflexão e análise crítica acerca destas situações que são muito comuns no Brasil.

Reprodução: Internet.

2- O Menino do Pijama Listrado (Mark Herman, 2008)

O Menino do Pijama Listrado ilustra uma amizade improvável entre dois garotos durante a Segunda Guerra Mundial. Bruno (Asa Butterfield) é filho de um oficial nazista e Shmuel (Jack Scanlon) é um judeu preso em um campo de concentração. Porém, ambos são conectados por um fato em comum, nasceram no mesmo dia.

Uma cerca separa os dois mundos, um campo de concentração assustador e uma confortável residência. Contudo, um dia Bruno ultrapassa a cerca e é capturado junto do seu amigo e levado à câmara de gás com dezenas de outros homens, local onde morrem de mãos dadas.

Em suma, está narrativa descreve um dos períodos mais tristes da história mundial. Utilizando-se de um conto carregado de emoções, o contraste entre a pureza de personagens infanto-juvenis e o terror das torturas despertam no público o interesse de conhecer um pouco mais deste período.

Reprodução: O Menino do Pijama Listrado.

1- Tempos Modernos (Charlie Chaplin, 1936)

O filme Tempos Modernos é protagonizado por Carlitos (Charles Chaplin) e retrata os modos de produção industrial no ano de 1930.  Nesse ambiente, a divisão das tarefas, a especialização do trabalho na linha de montagem, a produção em massa e a alienação dos trabalhadores são temáticas que são abordadas de modo maestral. Utilizando a ironia, críticas ao sistema capitalista e ao modo de produção industrial ganham forma sem o uso de falas.

Nas escolas esse filme é usado para abordar o conteúdo referente ao Taylorismo e ao Fordismo, modelos de produção industrial, demonstrando a questão da alienação física e ideológica causada por eles. Objetivando, desse modo, despertar o senso crítico dos alunos ao visualizarem uma narração reducionista da condição humana nas camadas sociais mais pobres.

Condicionados a um trabalho mecanizado, os empregados se comportam como uma peça de uma grande máquina, possuindo uma única função. Nesse sentido, o filme ilustra os traços da pobreza, pois enquanto milhares de pessoas abarrotam as portas das fábricas em busca de uma vaga de emprego, do lado de dentro psicológicos e corpos são levados a exaustão.

Reprodução: Tempos Modernos.
Veja também:

Artigo de Opinião: Cinema e Educação

Artigo de Opinião: Mais que entreter, filmes e séries mudam vidas

Top 5 : Vestidos icônicos do cinema

Comentários

Autor