O mês do orgulho já está acabando, ainda bem que existe o resto da vida pra comemorar.
Desde o começo dos anos 2000, vemos cada vez mais filmes e séries com foco em personagens e romances LGBTQIA+ e com a grande quantidade de lançamentos, fica difícil filtrar e priorizar quais queremos assistir primeiro.
Neste texto, vou falar sobre alguns dos melhores filmes queers que já vi de diferentes gêneros e comentar um pouco sobre o que faz deles tão especiais e em alguns casos, muito tristes (desculpa!).
5. Com Amor, Simon (Greg Berlanti, 2018)
É claro que um romancezinho de aquecer o coração não podia ficar de fora, baseado em um livro de sucesso, esse filme incrível e fofíssimo conta a história de Simon, um adolescente gay que se mantém firme na decisão de não se assumir para a família ou para os amigos, até que se apaixona por um colega anônimo com quem corresponde e-mails. De repente, ele começa a repensar suas escolhas e talvez revelar esse segredo tão grande.
4. O Segredo de Brokeback Mountain (Ang Lee, 2005)
Um clássico do cinema, O Segredo de Brokeback Mountain conta a história de dois peões, Ennis e Jack, que se apaixonam após trabalharem em rancho de ovelhas por um verão. Depois desse período, eles são obrigados a continuarem suas vidas separadamente, assim, vemos seus futuros e como a presença fantasmagórica desse relacionamento os perseguem para sempre, em seus casamentos, trabalho e até na velhice.
3. Rua do Medo (Leigh Janiak, 2021)
Pensou que teríamos apenas lágrimas? Pode acreditar que não! Nessa trilogia de filmes de terror (sim, terror) uma cidade é aterrorizada por um assassino durante séculos. Mas, quando uma adolescente é perseguida por essas forças malignas, sua namorada, Deena, se frustra com a polícia e decide resolver o problema junto com seus amigos. Cada filme conta a história de um ano e como a maldição afetou a cidade e algumas pessoas, até que no final descobrimos como esses crimes começaram e como terminam.
No ano de 1994 acompanhamos Deena e seu grupo, em 1978 seguimos duas irmãs em um acampamento de verão e em 1666 uma comunidade peregrina e o surgimento de tudo. Ele vai te deixar na ponta da cadeira, torcendo pelos casais e te pegar de surpresa pela resolução dos mistérios.
2. Shiva Baby (Emma Seligman, 2020)
Para os fãs de comédia, essa obra é perfeita, estrelada pela magnífica Rachel Sennott, nesse filme seguimos a jovem Danielle durante um shivá, período de luto no judaísmo, ela precisa lidar com a ex-namorada, o homem para quem trabalha como sugar baby, suas imensas frustrações com a vida acadêmica, a decepção dos pais e seu relacionamento com si mesma, uma sessão perfeita para rir e chorar.
1. O Mau Exemplo de Cameron Post (Desiree Akhavan, 2018)
Lançado em 2019, esse drama brilhante conta a história de uma garota que é obrigada a ir para um acampamento de terapia de conversão após se apaixonar por sua melhor amiga.
Um filme de tirar o fôlego em todas de todas as formas possíveis, incrivelmente triste e real, com performances maravilhosas, discussões sobre sexualidade, identidade de gênero, fé e traumas religiosos. Uma obra necessária e inesquecível.
Bônus: Requiem (Emma J. Gilbertson, 2021)
Para quem gosta de um curta, Requiem conta a história de duas garotas que se apaixonam em 1605, durante o ápice do movimento de caça as bruxas, e a luta para poderem ficar juntas. Com só 25 minutinhos ele pode ser encontrado no youtube legendado e de graça. Se isso ainda não te convenceu, a estrela é o ator mais queride do momento, Bella Ramsey.
Veja também:
10 coisas que Taylor Swift me ensinou sobre o cinema
Top 5 | Filmes que marcaram a nossa infância