“Não deviam ter feito o filme, só o trailer com a música tava bom”, Rennan do Choque de Cultura
A trilha sonora dos filmes é um elemento fundamental para a construção de narrativa e clássicos do cinema como Senhor dos Anéis, O Segredo de Brokeback Moutain e Titanic fizeram sucesso também nesse aspecto que é, inclusive, uma das categorias de premiações em cerimônias como Oscar, BAFTA, Golden Globe e até mesmo do Grammy.
Devemos dizer que as trilhas sonoras não são somente as músicas que aparecem nos filmes, mas também os efeitos sonoros e os diálogos presentes na história. Elas servem principalmente para sensibilizar quem assiste e sua importância dentro da narrativa é a mesma de elementos como arte, roteiro e direção.
Filmes considerados bons dificilmente pecam em qualquer um dos três elementos que compõem a trilha sonora, mas vez outra filmes que não são muito queridos pelo público ou pela crítica acabam acertando nas músicas que formam a sua trilha sonora. Geralmente isso não acontece por mérito próprio, mas por captarem grandes nomes da música para seus trabalhos.
Por tudo isso, esse TOP5 reúne alguns filmes que levantam discussões quanto a sua qualidade, mas que foram certeiros para na hora de montar as playlists.
5 – Crepúsculo – Catherine Hardwicke (2008)
Nós já falamos aqui sobre alguns dos motivos que pelos quais as pessoas não gostam de Crepúsculo, mas não há dúvidas que a série de filmes baseada nos livros de Stephenie Meyer dividiu opiniões ao longo dos anos. Mas o que ninguém pode negar é que as produções arrasaram na escolha das músicas.
Muse, Linkin Park, Bruno Mars e Paramore foram alguns dos nomes que foram reunidos ao longos dos cinco filmes da série e que ficaram marcados. Supermassive Black Hole da famosa cena do beisebol, Decode cujo clipe conta com a mesma estética do primeiro filme e Thousands Years que foi um sucesso absoluto em 2011 quando Amanhecer Parte 1 estreou são exemplos de como Crepúsculo foi um sucesso também na música.
4 – Sucker Punch: Mundo Surreal – Zack Snyder (2011)
A obra de Zack Snyder e que tinha como conceito ser “Alice no País das Maravilhas com metralhadoras” conta a história de Babydoll, uma garota de 20 anos que está internada num sanatório desde a morte da mãe em que a menina reagiu contra o assassino e acabou atirando na própria irmã. A história intercala entre a realidade que a menina vive no sanatório e suas alucinações em que a clínica de saúde mental na verdade é um bordel.
A crítica não ficou muito empolgada com a história e no Rotten Tomatoes a média do filme é 47% entre o público e de 22% com os especialistas que definiu o filme como “tecnicamente impressionante e cheio de imagens atraentes, mas sem personagens ou um enredo para apoiá-los, todas as emoções visuais de Sucker Punch são inúteis.”
Mas os 22% da crítica não fazem jus a diversão que as músicas trazem para obra. I Want It All / We Will Rock You mashup que une o rap de Armageddon e a batida clássica Queen por si só é um feito. Além disso, a versão de Sweet Dreams cantada pela própria Emily Browning, que interpreta Babydoll, fez muito sucesso na época e deu exatamente o tom meio soturno, misterioso e mágico que o filme carrega.
3 – Transformers – Michael Bay (2007)
Tranformers é outra franquia gigante de filmes que fizeram certo sucesso com o público, mas que dificilmente vai ser lembrada pela sua profundidade narrativa. A série conta a história de alienígenas que estão na terra e conseguem se camuflar na forma de carros, aviões e eletrodomésticos. Esses ETs estão divididos em dois grupos dicotômicos, os malvados Decepticons e os pacíficos Autobots que estão travando batalhas para conseguir a fonte de energia que está com Sam e Mikaela, dois humanos comuns interpretados por Shia LaBeouf e Megan Fox.
Os filmes estão entre as franquias de maiores sucessos da história divide opiniões, o marketing indireto, o humor ácido e a duração dos filmes não agrada muito, mas as cenas de ação, os efeitos especiais e as músicas são pontos chaves para fazer de Transformers o sucesso mundial.
As composições musicais são inesquecíveis. A música The Score – Arrival to Earth que embala o discurso de Optimus Prime é um ponto alto na trama e não há quem não se arrepie quando seu ápice chega e Optimus promete: “eu me levanto e você cai”. Além disso, outros sucessos fizeram parte da trilha sonora, Linkin Park colocou alguns de seus maiores sucessos nos filmes de Transformers, New Divide, Iridescent, além do clássico What I’ve Done que marca o final eletrizante do primeiro filme, são as composições que aparecem ao longo dos filmes.
2 – O Rei Leão – Jon Favreau (2019)
Na onda dos live actions, O Rei Leão apareceu como um dos que não agradou muito a crítica, mas deixou o coração dos fãs da animação de 1994 bem mais quentinho. Com nota no Rotten de 53% para a crítica e 88% para o público, o filme que reconta a história do jovem leão Simba que foge do Reino por se sentir culpado pela morte de seu pai, Mufasa, sem saber que na verdade o culpado é o seu tio Scar.
Para os especialistas faltou no filme a energia e a emoção que a animação original tinha, os efeitos especiais são impressionantes, mas o filme falha em passar os sentimentos. No entanto, quando se trata da trilha sonora, a adaptação de 2019 não perde em nada para o de 1994. Músicas como Can You Feel The Love Tonight na versão de Beyoncé mostram o motivo pelo qual mesmo com o desagrado por parte da crítica o filme recebeu tanto buzz em cima da sua trilha sonora.
1 – Esquadrão Suicida – David Ayer (2016)
Considerado por muitos como um dos maiores fiascos em filmes de heróis (nesse caso vilões), a premissa do filme deixou a todos ávidos, “e se o Superman resolvesse descer voando, arrancasse o telhado da casa branca e tirasse o presidente dos Estados Unidos de dentro do salão oval? Quem o impediria? O que acontece se o próximo Superman se tornar um terrorista?”. As palavras de Amanda Waller (interpretada por Viola Davis) logo no trailer previam uma história empolgante, mas não foi isso que o filme entregou. Com contagem de 27% no Rotten, o filme foi considerado confuso, com personagens mal escritos e direção instável.
Mas se em uma coisa o trailer eletrizante om Bohemian Rhapsody ditando o ritmo dos tiros conseguiu mostrar e entregar: a trilha sonora de Esquadrão Suicida é sensacional. Com composições originais empolgantes como Heathens do Twenty One Pilots, ou a Sucker for Pain que uniu Lil Wayne, Wiz Khalifa, Imagine Dragons w/ Logic, Ty Dolla $ign e X Ambassadors.