Ou, melhor dizendo, idiot to lovers
O enredo de friends to lovers (do inglês amigos para amantes) não é nenhuma novidade, nem na literatura nem no cinema. É um subgênero do romance quase tão utilizado quanto o enemies to lovers e admito que é um que não consigo resistir. É o tipo de história que vemos que está lá desde o início, mas precisa de um empurrãozinho para ajudá-los a verem que há algo mais que amizade ali. Muitas vezes é necessário um terceiro elemento como outro interesse amoroso ou situações da vida para fazerem os dois amigos perceberem tal conexão.
E com tantas produções que se apoiam nessa narrativa, foi difícil escolher apenas 5 para nossa lista!
1 – Hermione Granger e Rony Weasley (Harry Potter)
Preciso iniciar essa lista com um dos casais friends to lovers que mais me deu raiva angústia. Falando exclusivamente dos filmes, ainda vemos a química entre os personagens desde o início. Aquela típica amizade em que ambos estão se provocando e se ajudando ao mesmo tempo – e que só percebem seus sentimentos quando o outro se envolve com outra pessoa. E durante os oito filmes da série vemos esse plot tanto para Hermione (Emma Watson) quanto para Rony (Rupert Grint). Esse casal se desenvolve em uma história que não tem o romance como motor central, mas eu não podia deixar de colocar.
2 – Nicoletta “Nikki” Angioli e Leo Campoli (Amor em Little Italy, 2018)
Acho que ninguém resiste a uma comédia romântica, ainda mais uma que tem a Emma Roberts como personagem principal. Nikki e Leo (Hayden Christensen) são amigos desde a infância e cresceram juntos no bairro de Toronto chamado Little Italy. As famílias dos dois dividiam uma pizzaria: enquanto a família de Nikki cuidava do molho, a de Leo fazia a massa, ambas receitas incríveis. Mas os patriarcas tiveram uma briga séria e viraram concorrentes. Nikki volta de Londres para regularizar seu visto e de Litte Italy ela tenta montar um cardápio ideal para ganhar uma vaga em um restaurante. Ela reencontra Leo e isso imediatamente reavive seus sentimentos por ele – e, claro, a competitividade. É o filme perfeito para quem quer um clichê romântico lançado mais recentemente.
3 – Mary Jean Watson e Peter Parker (Homem Aranha, 2002)
Mais um casal que acontece em um filme que não tem o romance como seu motor principal. Mas Mary Jean e Peter Parker não podiam faltar nessa lista – pelo menos o da trilogia original estrelado por Tobey Maguire e Kirsten Dunst. Peter é colocado na friend-zone desde o início da narrativa, tendo sido até confidente de Mary Jane quando ela disse que tinha uma queda pelo Homem Aranha. Felizmente, a amiga acaba se apaixonando pelo homem por trás da máscara, porém os dois só ficam de fato juntos no final do segundo filme lançado em 2004.
4 – Maggie Quinn e Jack Russo (Sintonizados no Amor, 2020)
Para os fãs de comédia romântica, trago aqui mais um casal que se encaixa na nossa lista. É o típico casal que está junto praticamente desde o nascimento e cresceram juntos. Maggie (Natalie Hall) e Jack (Evan Williams), agora adultos, têm um programa de rádio juntos em Chicago e dão conselhos sobre namoro. Eles recebem uma oferta para que o programa se torne nacional e é sugerido que eles apresentem os namorados à famílias no ano novo. O problema é que ambos estavam em relacionamentos que não tinham futuro e decidem fingir que estão juntos e dessa forma garantir a audiência. Um best friends to lovers com um toque de fake dating no clima de final de ano. Um clichê que não dá para perder.
5 – Rosemary Telesco e Gabriel “Gabe” Burton (ABC do Amor, 2005)
Divergindo um pouco dentro das comédias românticas, esse um friends to lovers que não resulta em um casal, mas faz nossos corações derreterem. É muito fofinho ver o nascimento de um amor pelo olhar de duas crianças. Gabe (Josh Hutcherson) é um menino de dez anos e tinha uma amizade mais próxima com Rosemary (Charlie Ray) quando eram mais novos, mas acabaram se distanciando. Ele percebe que gosta de Rosemary agora que estão se aproximando, mas não sabe lidar com a informação de que ela vai para um acampamento no verão e logo depois mudará de colégio. É uma narrativa inocente do surgimento do primeiro amor que todos deveriam assistir.
E aí, gente, qual seu casal favorito?
Veja também:
TOP 5 filmes sobre amizades que se tornaram romances
Bridgerton é o romance de época que a gente precisava
TOP 5 filmes com casais enemies to lovers