Nostalgia, bom humor e muito drama adolescente é a combinação que alimenta as melhores séries da Nick
A Nickelodeon é uma empresa de entretenimento voltada para o público infanto-juvenil onde vários artistas de renome iniciaram suas carreiras. Nomes como Elizabeth Gillies, Ariana Grande e Kenan Thompson passaram por produções do canal.
Além disso, esteve em grande evidência neste mês de março graças à premiação anual Kids Choice Awards 2021, que ocorreu no dia 13, e ao recente anúncio da volta de um de seus seriados mais notáveis, ICarly.
Pensando nisso, selecionamos cinco outras produções que marcaram e seguem marcando adolescentes mundo afora.
1 – Julie e os fantasmas (Fabio Danesi, 2011-2012)
Julie e os fantasmas é uma série de comédia musical brasileira produzida pela Mixer, Rede Bandeirantes e a Nickelodeon Brasil. Acompanhamos Julie, uma adolescente normal, até o dia em que esta encontra três fantasmas que saíram de um disco de vinil e mudam a sua vida completamente. Eles a ajudam a perder o medo do palco e, juntos, eles formam uma banda homônima à série, enfrentam a polícia espectral e a conturbada adolescência.
Essa produção traz à tona aquele clima de nostalgia e, apesar de ser voltada para o público infanto-juvenil, agrada toda a família. As músicas contribuem bastante para o enredo e nos permitem conhecer mais os personagens.
Julie e os fantasmas fez tanto sucesso que recebeu um Troféu APCA como melhor programa infanto-juvenil, ademais, obteve indicações de artista brasileiro favorito no Kids’ Choice Awards e de programa de TV favorito em Meus Prêmios Nick, Kids Emmy Awards e Kids’ Choice Awards Argentina. A série foi exibida em toda a América Latina através das filiais da Nickelodeon e, também, na Itália.
Além disso, em 2020 Kenny Ortega produziu uma versão estadunidense pela Netflix intitulada Julie and the phantoms, você pode ler mais aqui.
2 – The Thundermans (Jed Spingarn, 2013-2018)
The Thundermans é uma sitcom idealizada por Jed Spingarn e trata de uma família suburbana com superpoderes, cujos pais estão aposentados e buscam viver uma vida normal em Hiddenville, Kansas. Contudo, com quatro filhos (cinco a partir do episódio 24 da segunda temporada), eles descobrem que manter a identidade secreta não será tão fácil. Embora retrate toda a família, a série foca nos gêmeos Phoebe e Max. Enquanto ela quer ser uma super heroína e treina para isso, ele acredita que nunca irá se comparar a ela e, então, se dedica a ser um supervilão.
Quem tem uma família grande como os Thundermans se identifica com as confusões e conflitos entre os irmãos. A série aborda os embates da adolescência, romance, família, a pressão sobre o futuro, tudo isso de forma leve e bem humorada.
3 – Brilhante Victória (Dan Schneider, 2010-2013)
Brilhante Victória ou Victorious é uma sitcom criada por Dan Schneider. A história se passa na escola Hollywood Arts. Depois que Trina sofre um acidente e não pode participar de uma apresentação, ela é substituída pela irmã, Tori Vega. Após elogios de professores e alunos, Tori passa a acreditar em seu talento e entra na escola. Ali, conhece André, Cat, Robbie, Beck e Jade e, juntos, eles vivem várias aventuras.
O enredo é cativante, traz personagens, apesar de exóticos, bem construídos, muita música, espetáculos e humor.
4 – Yo soy Franky (Marcela Citterio, 2015-2016)
Yo soy Franky é uma telenovela colombiana escrita por Marcela Citterio. Foi produzida pela Televideo para a Nickelodeon América Latina e conta com duas temporadas. Franky é uma robô desenvolvida por Sofia Andrade e criada como parte da família. Independente de ser uma andróide, Franky adquire sentimentos e, quando começa a frequentar a escola, passa por todos os problemas que nós também passamos, além de segredos que deve guardar.
A telenovela mescla ficção científica, drama adolescente e romance. Essa aposta deu tão certo que em 2017 a Nickelodeon Estados Unidos fez uma nova versão denominada I am Frankie.
5 – Drake e Josh (Dan Schneider, 2004-2007)
Drake e Josh também é uma sitcom criada por Dan Schneider e conta a história de dois adolescentes que vivem em San Diego. Apesar de estudarem na mesma escola eles nunca se falaram, entretanto, isso muda quando seus pais decidem se casar e eles se tornam meio-irmãos.
Os dois passam por inúmeros conflitos e adversidades ao longo da trama, aprendendo a lidar um com o outro enquanto encaram problemas da adolescência, como escola, namoro e a irmã, Megan, que se dedica a atormentá-los.
É extremamente fascinante observar a evolução dos personagens e como a relação entre eles se desenvolve, apesar de suas personalidades completamente diferentes. Trata-se de uma série leve, para assistir com a família e que prende o espectador.