Por que não juntar um grande gênero e a maior plataforma de streaming do planeta em um TOP 5?
A ciência está em tudo a nossa volta, o site que você está lendo esse texto é graças a ela; o seu computador ou celular é fruto dela. Desde do começo da ciência as pessoas especulam sobre o que pode ser desenvolvido no futuro, no século passado muitos achavam que em 2020 teríamos carros voadores, hoje um gênero aborda essas especulações, a ficção cientifica, temática que se tornou referência no cinema com grandes produções (como: Star Wars, Star Trek, Jurassic Park, entre outros). Com o boom das séries que há nos dias atuais, essa temática não poderia estar de fora, então peguei cinco séries da Netflix para trazer a vocês.
Reprodução: Internet
1- Dark
Série da Netflix alemã com uma trama misteriosa girando em torno de uma cidade do interior, sede de uma industria nuclear. Onde ocorre o desaparecimento de duas crianças e envolta desse clima sombrio você mergulha em uma trama extremamente complexa que ao te dar respostas não te esclarece nada, e sim te deixa mais confuso ainda. Tendo elementos de fantasia, suspense e ficção cientifica, Dark é bastante aclamada pela crítica e pelo público, suas duas temporadas já estão disponíveis na Netflix com previsão de lançamento da terceira este ano (não oficial essa previsão). Em muitos momentos, você vai estar mais perdido que na aula de física com conceitos de tempo e espaço, mas não desista, vale muito a pena.
Reprodução: Internet
2- Stranger Things
A queridinha da lista, Stranger Things estreou em 2016 e foi sensação do momento, cativando uma margem abrangente do público por trazer uma ótima ambientação da década de 80 cheia de referências, causando nostalgia em muitos adultos e cativando os jovens com seus personagens (diga-se de passagem, com ótimas atuações). Aqui temos também uma cidade do interior com uma instalação governamental (dessa vez é um laboratório, não uma usina) onde uma criança desaparece, sendo esse o estopim dos acontecimentos. Também fazendo com que suspense e ficção científica andem lado a lado, te prendendo a trama. Os irmãos Duffer, criadores da série, dizem ter um mundo gigante para explorar, isso explica já estarmos indo para a quarta temporada e ainda haver muitas curiosidades a serem explicadas. Sugiro que vocês também explorem esse mundo, não vão se arrepender!
Reprodução: Internet
3- Rick and Morty
Eu não me perdoaria se mantivesse essa animação de fora, muitos podem achar que por se tratar de um “desenho”, Rick and Morty apresente uma história boba e descartável. Quando assisti estava a procura de uma animação de humor mais adulto que não precisasse de tanta atenção para ser entendida, mas logo fui surpreendido pelos diálogos desse desenho, carregados de humor, criticas ácidas, ironia, conceitos filosóficos e muita ciência. A dupla principal da animação é formada por um cientista que é ao mesmo tempo brilhante e lunático, extremamente tóxico para a sua família. E seu neto Morty, o qual ele tem sob muita influência e o carrega para aventuras pelo espaço. Os conceitos de ficção científica como a questão do universo multidimensional e os conceitos de realidade alternativa são pontos chaves para a série. Contribuindo para termos esse produto final de grande excelência que é Rick and Morty, quatro temporadas já estão disponíveis na Netflix, corre lá!
Reprodução: Internet
4- Black Mirror
Um dos carros chefes, se não O carro chefe do gênero na Netflix. Sua estréia foi em 2011 com uma primeira temporada formada por três episódios, cada um trazendo um sociedade diferente que tem como cerne a dependência da tecnologia. Seus episódios são carregados de drama e atravessam a linha do bizarro inúmeras vezes, mas cada enredo é construído visando levar a reflexão sobre nossa relação com esse mundo cheio de modernidades que é o século 21. Com tudo pautado numa visão sombria e pessimista de para onde estamos indo nessa relação com a tecnologia. Black Mirror já conta com cinco temporadas e um filme interativo, Bandersnatch.
5- Altered Carbon
Cyberpunk é um subgênero alternativo de ficção científica, conhecido por seu enfoque de “alta tecnologia e baixa qualidade de vida” e toma seu nome da combinação de cibernética e punk alternativo. Mescla ciência avançada, como as tecnologias de informação, e a cibernética junto com algum grau de desintegração ou mudança radical no sistema civil vigente – essa é a principal definição de cyberpunk na internet-. Tal temática não é muito comum no cinema por ter um histórico de “maldição” financeira como em Blade Runner (1982), mas a Netflix veio com tudo e investiu pesado nessa série, trazendo uma ambientação maravilhosa e nos apresentando um mundo muito complexo. Imagine viver em um mundo onde a imortalidade é possível, já que corpos são apenas recipientes para sua consciência que está digitalizada em um “Stack”. Se você está curioso para saber como essa sociedade profunda e complexa funciona já sabe onde dar procurar.
Esse é o TOP 5 de ficção cientifica que tenho a indicar a vocês, só entrar lá na Netflix e escolher um para dar play! Por que não especularmos até onde a ciência pode nos levar? E será que isso é bom ou ruim? Aí é com vocês! Aproveita indica pros amigos e vai debater com eles!