Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

Título: Cobertura televisiva de situações de violência: reflexões sobre o atentado à creche de Blumenau

Autora: Isabela Barbosa da Mata

Período: 2023-1

Orientadora: Mariana Ramalho Procópio Xavier

Resumo: A relação entre mídia e casos de violência abrange diversos aspectos. A cobertura desenvolvida pela mídia sobre casos de violência pode agir de maneira negativa na medida em que algumas abordagens ferem princípios éticos e comportam-se como perpetuadoras de estereótipos e como peças-chave para que os casos noticiados tenham desfechos ou repercussões indesejados. No jornalismo nacional, alguns casos tiveram coberturas midiáticas que apresentaram condutas inapropriadas e são passíveis de problematizações. Neste trabalho, realizamos um estudo de caso exploratório do atentado à creche Cantinho do Bom Pastor em Blumenau (SC), de modo a evidenciar como tal evento foi transmitido por diferentes programas televisivos. A principal chave de leitura para esta reflexão foi o conceito de acontecimento, a partir da orientação de FRANÇA (2012) e também a observação de casos de violência anteriormente repercutidos e/ou afetados pela mídia televisiva.

Palavras-chave: Jornalismo, violência, mídia.

Next Post

Previous Post