Cultura digital e os processos educacionais no Brasil

Que a Educação é um tema bastante complexo e que sempre exige dos profissionais da área atualizações e revisões todo mundo já sabe, mas onde entram as tecnologias no processo de aprendizagem? Como desfrutar o máximo dessas ferramentas?

O avanço da cultura digital é um processo crescente, desde que a internet chegou e ocupou espaço nas relações sociais do Brasil várias experiências inovadoras foram propostas aos cidadãos, professores se depararam com a presença dos smartphones em sala de aula, aparelho tal que de início não foi muito bem-vindo nos ambientes escolares. Atualmente as discussões sobre usar ou não ferramentas tecnológicas tomou outra proporção, agora não mais sobre proibição, mas como garantir uma funcionalidade didática para o emprego da tecnologia no ambiente escolar, usando as ferramentas com propósito de melhorias no ensino.

Devida tamanha mobilização por parte das escolas o Ministério da Educação interviu nessa problemática, visto que também os contextos sociais e regionais dos alunos de cada região do Brasil deveriam ser considerados nessa conta, alguns não podem (ou pelo menos não deveriam) ser mais beneficiados em detrimento de outros. A série “Cadernos pedagógicos” do programa “Mais Educação” do MEC http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12330-culturadigital-pdf&Itemid=30192 produziu em uma das suas edições uma série de conhecimentos abarcando a cultura digital, no caderno vemos questões sobre os objetos de aprendizagem, acessibilidade digital, cultura e letramento digital e diversas pautas importantes, a leitura do caderno cria novas perspectivas sobre o futuro da educação brasileira.

Write a Comment