NASA se prepara para o retorno à Lua

Após dois adiamentos, as equipes realizam últimos testes no Space Launch System. A expectaiva é que o voo seja no próximo dia 27.

A agência espacial norte-americana realizou nesta quarta-feira, 21 de setembro, o teste de abastecimento criogênico de seu foguete SLS. O processo é uma importante etapa antes do lançamento, estimado para o dia 27 deste mês.

Após duas tentativas frustradas devido à falhas nos sistemas de terminação de vôo, a NASA agora corre contra o tempo para aproveitar a janela de lançamento do mês de setembro e dar início ao retorno de seres humanos á superfície lunar. Vale lembrar que nesta primeira missão não haverá tripulação, o que deve ocorrer somente a partir da Artemis II, em meados de 2024 com os astronautas dando uma volta em torno do objeto celeste e retornando para a terra apos uma jornada de aproximadamente 30 dias. Até que finalmente na Artemis III (não antes de 2026) os seres humanos voltarão a colocar os pés em solo lunar.

O programa Artemis tem por objetivo construir uma presença humana sustentável e permanente em nosso satélite natural, diferentemente das missões Apollo que tinham um cunho político devido ao contexto da Guerra Fria pelo qual o mundo atravessava no fim dos anos 60. O projeto traz consigo uma nova perspectiva e visa expandir os horizontes da espécie, além de testar novas tecnologias de comunicação e suporte a vida no espaço.

Crédito: NASA

Por meio das redes sociais a NASA busca engajar o grande público a participar dessa jornada, investindo principalmente em conteúdos educacionais e compartilhando todas as etapas da missão. Outro ponto que distingue a Artemis de outros programas financiados pela agência, é a intensa participação da iniciativa privada e a cooperação internacional nos esforços para mandar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à lua. Empresas como a Spacex, Lockheed Martin e Amazon estão entre as colaboradoras do projeto.

Recentemente, o Brasil assinou um acordo que o permite participar e ter acesso aos conhecimentos obtidos durante as missões Artemis, além de poder enviar experimentos e, futuramente, até astronautas brasileiros a superfície lunar.

A medida em que a NASA avança em seus objetivos da conquista lunar, a humanidade se desenvolve e se beneficia tanto tecnologicamente quanto cientificamente, tudo isto nos preparando para o grande objetivo de pisar no planeta vermelho.

Créditos: NASA

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *