TimeLine JS: Como usar?

O TimeLine JS é uma ferramenta que permite a construção de linhas do tempo de forma dinâmica e ilustrada. O site permite a inclusão de fotos, vídeos, áudios e até mesmo localizações no Google Maps. Com ele, é possível mostrar evoluções cronológicas de eventos, acompanhar os feitos de uma pessoa, dentre várias outras formas de se contar uma história.

Apesar de ter suporte para redes como Twitter, Flickr, YouTube, Vimeo, Vine, Dailymotion, Google Maps, Wikipedia, SoundCloud, Document Cloud entre outros, o TimeLine também possui limitações e pode cair na mesmice. Dessa forma, vale se atentar a alguns detalhes na hora de criar o projeto, como não ultrapassar 20 slides para não cansar o leitor que busca algo rápido e dinâmico. Além disso, é interessante manter uma ordem cronológica coesa e sem grandes lacunas, para que o propósito da função não se perca. Bora conferir como usar o site?

Passo 1:

Crie uma planilha no Google Docs usando o modelo disponível no site Timeline. Você vai copiar o modelo para sua conta do Google Drive clicando no botão “Fazer uma cópia”.

Coloque a data, o texto e o link de mídia nas colunas apropriadas.

Captura de tela obtida no site Timeline.

Passo 2:

No menu arquivo, vá em “Compartilhar” e selecione publicar na web.

Em seguida, clique no botão verde “Publicar”. Quando for perguntado “Tem certeza …?”, Clique em OK. Ignore o URL que aparece no centro da janela. Basta usar o X no canto superior direito para fechar a janela.

Depois de fechar a janela, copie o URL na barra de endereço do seu navegador. Você usará isso no próximo passo.

Passo 3:

Copie e cole o URL da planilha na caixa abaixo para gerar sua linha do tempo.

Passo 4:

Incorpore a timeline usando o código ou o link disponível no site Timeline como na imagem a seguir.

E assim ficará sua Timeline:

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *