Timeline JS – Discografia Djonga

Time Line JS

Contar histórias é uma atividade que pode explorar a imaginação e resultar em diversas reinvenções. Na internet, é possível explorar diversos recursos multimídia. O Timeline.js, por exemplo, é um aplicativo da Escola de Engenharia McCormik, da Universidade Noroeste, dos Estados Unidos.

A ferramenta desenvolvida pelo KnightLab possibilita a criação de narrativas cronológicas que podem comportar áudios, fotos, vídeos ou outros links. É possível personalizar a sua narrativa seguindo alguns passos que o próprio site procura orientar. 

Como fazer uma Linha do Tempo

Primeiro passo:

No site do aplicativo, a linha do tempo pode ser personalizada por meio de um documento do Google Planilhas. No passo-a-passo do site, se oferece uma planilha pronta de exemplo que pode ser manipulada de acordo com o seu gosto. 

Como utilizar a planilha:

Nas primeiras colunas é possível definir as datas que vão montar a sua cronologia com precisão. Colocamos em sequência: ano (Year), mês (Month), dia (Day) e hora (Time) de início e término de um evento.

Mais adiante, é possível colocar os recursos audiovisuais. Nas primeiras duas colunas podemos inserir o título (Headline) e texto desejado (Text). Em media, adiciona-se as mídias que desejar: vídeos, imagens e áudios por meio de links como YouTube, Vimeo, SoundCloud, Drive, etc. 

É possível acrescentar os créditos da mídia escolhida bem como de onde ela foi retirada na coluna Media Credit. Podemos, também, inserir uma legenda na coluna Media Caption. Uma função interessante é escolher a cor de fundo da sua Linha do Tempo. Lembrando que deve-se usar o código hexadecimal da respectiva cor. No nosso caso usamos #333333, que é o código de um cinza mais escuro.

Segundo passo:

Depois que você definiu o que vai ser contado na sua linha do tempo, é preciso acessar as configurações da planilha, na opção “arquivo”(file), “publicar na web”(publish to the web).

Após isso, selecione a opção “od1” na aba “Link”. Depois de fechar a aba, selecione o URL que está na barra de endereços para realizar os próximos passos.

Terceiro passo:

Tendo o link copiado, basta colar na opção 3 do passo a passo que está no site do aplicativo para gerar uma prévia (que está no passo 4). Caso queira gerar personalizações mais específicas, como idioma e fonte, pode acessá-las em optional settings

Quarto passo:

Por fim, basta copiar o link que está na opção Share Link, para compartilhar ou colocar em seu blog ou site pessoal. Aqui, também, você pode criar uma prévia da sua linha do tempo para ver se está na forma desejada.

Por fim, segue aqui um exemplo de linha do tempo que fizemos sobre a Discografia do Rapper mineiro Djonga:

https://cdn.knightlab.com/libs/timeline3/latest/embed/index.html?source=1v0ZpHZhhhaCmbJmwEMtHShvuk5y4Lt8nJdsIKzeVPgc&font=Default&lang=pt-br&initial_zoom=2&height=650

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *