Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

Fantástico: convergência entre TV e Web

Título: Fantástico: convergência entre TV e Web

Autor: Letícia Rodrigues Lessa

Período: 2014-2

Orientador: Henrique Moreira Mazetti

Resumo: Os veículos de comunicação sofreram muitas mudanças durante os últimos anos. Não apenas em questões estruturais, mas também em relação à forma e conteúdo dos mesmos. Buscando se integrar à nova realidade tecnológica que tange a comunicação de massa, os veículos chamados “tradicionais” vêm fazendo uso desses novos recursos. O Fantástico é um dos programas que buscam se integrar com as tecnologias oferecidas pela web, principalmente através de seu site. Entender o fenômeno da convergência em suas variadas formas, os conceitos de remediação e interatividade são essenciais para observar como o programa está se adequando ao meio. O presente trabalho pretende mostrar, a partir da análise dos objetos, como a convergência de mídias tem influenciado o telejornalismo no Brasil e quais e como esses recursos são utilizados no momento, principalmente no que se refere à web e a televisão.

Palavras-chave: Convergência de mídias; remediação; interatividade; web; televisão; Fantástico

Previous Post