Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

Título: Identidade e representação no telejornalismo regional: a visão dos jovens sobre a Cataguases retratada no MGTV

Autor: Marcos Vinicius Meigre e Silva

Período: 2014-1

Orientador: Mariana Ramalho Procópio Xavier

Resumo: Este trabalho busca analisar qual a representação de Cataguases os jovens veem ser difundida pelo telejornal regional MGTV, exibido pela TV Integração de Juiz de Fora. Para tanto, valemo-nos de conceituações teóricas relativas a representações sociais, identidades e diferença. Em momento posterior, discutimos brevemente a história do telejornalismo nacional, atrelada diretamente à própria história da televisão brasileira, e ainda buscamos apontar definições para o conceito de telejornalismo regional. Trazemos também uma série de apontamentos sobre o conceito de juventude, com o intuito de justificar nossa escolha por estudantes de nível médio para participar da pesquisa. Por fim, apresentamos os resultados obtidos nas discussões realizadas nos grupos focais com jovens do segundo grau de Cataguases, em duas escolas localizadas em bairros diferentes e, portanto, circunscritas em realidades distintas (centro e periferia). As escolas selecionadas foram Colégio Soberano e Escola Estadual Professor Clóvis Salgado. Identificamos e analisamos as percepções que os estudantes nutrem sobre o conteúdo veiculado relativo à cidade e percebemos, dentre outros fatores, que não há unanimidade na representação local: os grupos divergem quanto à imagem de Cataguases que veem ser retratada na tela da TV regional.

Palavras-chave: Telejornalismo regional; identidade e representação; Cataguases; juventude

Next Post

Previous Post