Título: (In)visibilidade aos direitos humanos em marcas de moda têxtil: a construção de um modelo de análise
Autora: Renata Maria Bittencourt Gomes
Período: 2019-2
Orientador: Rennan Lanna Martins Mafra
Resumo: A presente monografia tem como objetivo a construção de um modelo de análise que se volta a se aplicar em situações de visibilidade e de invisibilidade dos direitos humanos, frente aos contextos de comunicação organizacional de marcas oriundas de organizações de moda têxtil na relação com seus públicos. Para isso, parte de uma discussão conceitual pautada nas noções de direitos humanos, comunicação organizacional e marcas. A partir de uma metodologia inspirada num gesto cartográfico, o trabalho se volta à elaboração de uma ferramenta analítica, capaz de compreender as intenções de comunicação tanto das marcas quanto dos públicos. A partir de então, como principais resultados, a análise busca descrever algumas possíveis situações de como marcas e públicos interagem a partir de certas intenções de comunicação no que se refere à visibilidade e à invisibilidade dos direitos humanos no espaço público.
Palavras-chave: Direitos Humanos, Moda Têxtil, Comunicação Organizacional, Modelo de Análise, (In) visibilidade.