Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

Título: A representação da mulher nos programas femininos: Análise comparativa dos programas Hoje em Dia e Mais Você

Autor: Flávea Zeidan Gomes

Período: 2013-1

Orientador: Mariana Ramalho Procópio Xavier

Resumo: Este estudo é sobre a representação da mulher nos programas televisivos femininos, Hoje em Dia, exibido pela Rede Record e Mais Você, transmitido pela TV Globo. Foi realizado um estudo sobre o histórico dos papéis da mulher e as suas principais representações na sociedade. Esse trabalho também contém uma pesquisa sobre a mídia e sua configuração para o público feminino, desde as primeiras revistas femininas brasileiras aos atuais programas analisados. Para verificar como os programas de televisão supracitados representam a mulher brasileira e qual a organização estrutural desses programas, realizou-se uma análise comparativa deles. Foi verificado que Mais Você representa uma mulher tradicional (dona de casa) enquanto Hoje em Dia representa uma mulher mais moderna. Entretanto, ambos os programas ainda tratam a mulher como um público ligado principalmente a assuntos sobre elas mesmas, casa, família e à margem de temas mais complexos como economia e política.

Palavras-chave: Representação; programa feminino; Hoje em Dia; Mais Você

Next Post