Descubra como o futebol influencia na política
Como presidentes do Brasil usaram o futebol em busca de popularidade
Descubra como o futebol influencia na política
Como é criada a identidade de um povo?
Você sabe o que a sociologia diz sobre os processos de identificação dos povos? Para ela, esses processos são atravessados por 2 critérios:
- Critérios de identificação: o ato de de reconhecer, se identificar com algo
- Critérios de pertencimento: é a sensação de pertencer a algo, uma comunidade, um grupo
Alt: Corintianos saem à rua pelo Dia da democracia na década de 80
Legenda: Acervo do Corinthians
O Futebol durante as eleições
O futebol é usado pelo campo político desde a década de 20 quando ele se transformou em um esporte nacional muito popular. Assim, ele passou a ser um atrativo nacional de orgulho e identidade da população. A partir disso, os governos, em especial os autoritários, viram nessa paixão nacional uma forma de tentar conquistar a simpatia da população. Alguns exemplos disso por governos são:
- Getúlio Vargas que durante seu governo se apropriou de temas que tendem a ganhar apoio popular como: o teatro, o cinema e ,principalmente, o futebol.
- Castello Branco cujo governo foi marcado pelo início da intervenção dos militares na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a antiga CBD
- Emílio Médice e suas tentativas de utilizar a paixão nacional pelo futebol para estabilizar o regime militar
- Jair Bolsonaro ao insistir que a Copa América 2021 fosse realizada no Brasil mesmo no meio da pandemia da covid-19 e com diversas autoridades brasileiras se dizendo contra a realização da copa em território brasileiro. (clique aqui e assista ao pronunciamento do ex-presidente)
Como a política e o futebol ajudam na formação da identidade dos brasileiros?
Mas e quanto a população? Será que ela aceita ser manipulada tão facilmente pelos políticos e seus interesses? Segundo Darcy Ribeiro, não. Em uma entrevista (assista a entrevista completa clicando aqui) para o programa Roda Viva, em 1995, quando ele é perguntado sobre o futebol, sua resposta é de que não, pois o brasileiro só torce.
Como vimos acima, a construção identitária brasileira passa pelo futebol e é atravessada por conflitos sociais e políticos que formam o Brasil. Os símbolos brasileiros como a bandeira e o futebol estarão sempre em disputa pelas diferentes visões de mundo. Dessa maneira, política e futebol se apresentam como campos que se relacionam desde sempre. Essa relação ocorre desde os aspectos mais simples aos mais complexos. Por isso, o campo do futebol é também um campo político.
Por: Alexia Bonifácio e Maria Fernanda Oliveira
Matéria original: https://issuu.com/revistaamplie/docs/ampliecopadomundo, páginas 22 e 23